Cuerpo Decolonial //

A cidade é apenas um território criado, para homens.

Os nomes das ruas carregam a história da estrutura patriarcal e machista. As ruas abrigam os homens. Um território constantemente negado para as mulheres. Há aquelas que desafiam e continuam vivendo e ocupando seu espaço nas ruas, como deveria ser de direito.

Mulheres são presas vivas numa selva de pedras com animais raivosos e ignorantes. A cidade não quer olhar para as mulheres, porque não foi criada para tal. As mulheres não olham mais para cidade, porque não há esse retorno de olhar. Ainda sim, lutamos por território, pelo nosso. Pelo nosso espaço na cidade e pelo nosso primeiro território. Nosso abrigo, ás vezes o único. E ás vezes, nem isso.

Quantas vezes a cidade e seus donos tentaram e tentarão tomar nossos corpos-territórios para si? Numa tentativa de colonizá-los, como se pudessem. Tentam nos calar e nos apagar. Mas aos poucos vão perceber que nós, mulheres, somos as ruas, somos as casas, os prédios, o som, a paisagem, somos corpo, território de si, somos caminho. E todos aqueles que não respeitarem nossa presença e nosso direito, caminharão, em vão, porque lembraremos de todos, e esses não passarão.

Cuerpo Decolonial

Dhara Carrara, graduada do curso de Artes Visuais modalidade Licenciatura (CA/UFPel) e Mestranda em Artes Visuais, na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, na Universidade Federal de Pelotas (PPGAV/UFPel). Pesquisadora do grupo de pesquisa PhotoGraphein (Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação – UFPel/CNPq). Foi Bolsista PBA – Iniciação à Extensão/UFPel do projeto de extensão “Ação Educativa MALG – Museu, Escola, Comunidade” no ano de 2016, realizando atividades educativas no Museu; Bolsista PBA – Iniciação à Extensão/UFPel do projeto de extensão “PhotoGraphein vai à Escola” no ano de 2017, atuando em escolas públicas da região de Pelotas – RS e; Bolsista PBA – Iniciação à Extensão/UFPel do projeto de extensão “Arteiros do Cotidiano”, auxiliando e acompanhando oficinas realizadas nas escolas do município de Pelotas – RS.

Desenvolve pesquisas e produções artísticas como: Performance, Vídeo-Performance, Fotografia, Arte sequencial, Arte digital, Audiovisual e Ensino das Artes Visuais. Como artista visual, já participou de diversas exposições e intervenções individuais e coletivas.