Além da Materialidade

Nos patrimônios da cidade, os Orixás contam suas histórias

Muitos lugares de Pelotas são considerados Patrimônios. Porém, para cada grupo que habita a cidade, esses patrimônios são diferentes. Para as Casas de religiões de matrizes africanas (Terreiros/Terreiras/Ilês/Templos/Centros), muitos dos patrimônios oficiais são considerados sagrados, importantes, mas por outros motivos que a história oficial não conta. Por exemplo: as praias, os cemitérios, o Mercado Central, as matas, as feiras e as praças.

O Mercado Central

tem um significado importante, pois representa a troca, o comércio, a passagem, tudo isso relacionado ao Orixá Bará, responsável pelo movimento. A praia, como o Mercado, também possui grande importância para estas religiões, porque a água liga os dois continentes, Américas (Brasil) e África, sendo a água um dos elementos relacionados a três Orixás: Oxum, Iemanjá e Oxalá.

Em pleno século XXl, ainda existe muito preconceito com as religiões de matrizes africanas, racismo religioso. Essas religiões lutam diariamente para conquistar seu direito de existir e habitar, de sua maneira, a cidade

< Você pode voltar clicando aqui

Vamos para a próxima página? >