O que é Patrimônio?

São lugares, saberes, fazeres e coisas

escolhidas porque são importantes para um grupo. Os patrimônios representam a história de vida de cidades, pessoas, lugares, são usados como símbolos e atrativos turísticos. O que normalmente não é questionado é: quem escolhe esses patrimônios? Quem eles representam?

Nós, do projeto Margens: Grupos em Processos de Exclusão e suas Formas de Habitar Pelotas, entendemos que muitos desses patrimônios oficiais, como os casarões e os doces, são importantes para várias comunidades, mas a partir de diferentes olhares, afetos e histórias que não são contadas por aí.

Também valorizamos outros grupos, não apenas aqueles que aparecem nos livros de história e nos folhetos turísticos. Para nós, os patrimônios das periferias, das comunidades negras, das mulheres, das comunidades LGBTQIA+, das religiões de matriz africana, das operárias e dos operários devem ser valorizados.

Nesta exposição, estão presentes muitos destes grupos, trazendo suas histórias, suas lutas, suas coisas!

O que é o “Dia do Patrimônio”?

Esta exposição organizada pelo Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR) em parceria com a Bibliotheca Pública Pelotense (BPP) se insere na rede de ações e sujeitos/as/es que fazem parte do ‘’Dia do Patrimônio’’, evento que surge em 2013 na cidade de Pelotas. O ‘’Dia do Patrimônio’’ tem como foco promover seu patrimônios enfatizando sua relevância para a comunidade fixando-a como uma política pública, sendo organizado pela Prefeitura Municipal de Pelotas através da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT). Em 2016, ano de sua 4ª edição, o ‘’Dia do Patrimônio’’ recebe o prêmio ‘’Rodrigo Melo de Franco de Andrade’’, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na categoria ‘’Iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural’’. Vale lembrar que o ‘’Dia do Patrimônio’’ foi a única ação a concorrer ao prêmio pela região Sul do Brasil.

Cartões-Postais do Dia do Patrimônio

Para as ações do Dia do Patrimônio são produzidos cartões-postais, com imagens que mostram compreensões sobre a cultura local. Os cartões seguem o tema escolhido  para cada ano. Já apareceram nos cartões: os casarões, doces, instituições e sujeitos importantes, deixando evidente uma compreensão histórica desses patrimônios. Mas também nos mostram uma outra Pelotas: das mulheres, de diferentes grupos étnicos, dos saberes e fazeres, das religiões de matriz africana, dos/as/es sujeitos/as/es e vivências esquecidas por muito tempo da cultura local. Como exemplo, temos:

Estes últimos mostram um novo olhar para as referências culturais locais.

E você, se sente representado/a/e pelas referências culturais aqui apresentadas? 

Deixamos aqui o convite para você criar o seu cartão-postal com aquilo que julga ser importante e que deve ser registrado. Não deixe de enviar este cartão-postal a alguém, fazendo os seus patrimônios circularem e serem conhecidos. Queremos ver, marque o @geeurbano_  nas redes!

< Você pode voltar clicando aqui

Vamos para a próxima página? >