FIVRS 2022

Convite  |  Folder


 

03/set _ 08/out/2022

O Museu de Arte Contemporânea RS - MACRS, a Associação de Amigos do MACRS e a Universidade Federal de Pelotas, através do Centro de Artes, apresentam a exposição “MATÉRIA DIFUSA – UM OLHAR SOBRE A COLEÇÃO MACRS - RECORTE IMARGEM”, a partir do dia 15 de julho, às 17h, no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. Sob curadoria de Gabriela Motta, a mostra faz parte das comemorações dos 30 anos do Museu.

Com base na noção de materialidade difusa, foram estabelecidas pela curadora três perspectivas interrelacionadas, acentuando temáticas e conceitos partilhados por diferentes artistas: Língua-viva, Imargem e Corporificações. Destas, será apresentado em Pelotas o recorte “Imargem”, reunindo trabalhos que dialogam com a ambiguidade das imagens a partir da fotografia, da pintura, do desenho, de notícias de jornal. Ao investigarem a visualidade apontando para o atravessamento de noções como abstração e materialidade, ficção e realismo, essas obras nos provocam a perceber nossas relações por vezes passivas com as imagens que nos invadem constantemente.

Pelotas é a terceira cidade do interior a receber a exposição ao longo deste ano. Ao término do percurso, já em 2023, Matéria Difusa será finalmente exibida em sua totalidade na tão aguardada sede definitiva do MACRS, em Porto Alegre.

curadoria _ Gabriela Motta