Estudante Colombiano, Juan Felipe Rivera Hernández, defende Tese de Doutorado no LIPP

No dia 24 de Maio de 2019 ocorreu a defesa da Tese intitulada “Silício no manejo de doenças do arroz e elaboração e validação de uma escala diagramática para mancha ocular” de autoria do Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fitopatologia, Juan Felipe Rivera Hernández junto ao Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Os estudos desenvolvidos pelo acadêmico evidenciaram o efeito da fertilização silicatada, fonte de silício para as plantas, na redução da severidade da mancha ocular do arroz, causada pelo fungo Drechslera gigantea, por alterar os componentes monocíclicos da doença.  Os estudos também avaliaram a resposta das plantas de arroz à fertilização silicatada em condições de campo (irrigação por inundação) quanto a resistência a doenças, produtividade e qualidade industrial dos grãos. Como a mancha ocular do arroz é uma doença de ocorrência recente no Brasil, o acadêmico desenvolveu uma escala diagramática para quantificação da severidade em folhas de arroz. Com esta escala as quantificações da doença serão mais precisas e acuradas sendo, portanto, uma ferramenta útil para fitopatologistas e melhoristas engajados no controle da doença.

A banca avaliadora da Tese foi composta por: Prof. Dr. Leandro José Dallagnol (DFS-UFPel), Prof. Dr. Henrique da Silva Silveira Duarte (UFPR), Prof. Dr. Cesar Bauer Gomes (Embrapa Clima Temperado), Dr. Cley Donizeti Martins Nunes (Embrapa Terras Baixas) e Prof. Dr. Jerônimo Vieira de Araujo Filho (DFS-UFPel).