LIPP

O Laboratório Interação Planta Patógeno (LIPP) foi fundado em 09 de Maio de 2013 pelo prof. Dr Leandro José Dallagnol. O LIPP foi idealizado e construído com o objetivo de atender a demanda de pesquisa na área de interação planta patógeno. As principais atividades desenvolvidas no laboratório visam entender os mecanismos de defesa da planta e de ataque do patógeno. No LIPP são realizados estudos como quantificação da atividade de enzimas antioxidantes e de defesa direta contra patógenos, analise qualitativa e quantitativa de compostos fenólicos e outros compostos do metabolismo secundário que estejam envolvidos com a defesa de plantas, localização e quantificação de espécies reativas de oxigênio, quantificação de micotoxinas em grãos e tecidos vegetais. Ademais, analises in situ em tecidos vegetais são realizadas para compreender os mecanismos de ataque dos patógenos e os danos celulares e em tecidos causados pela ação dos mesmos.

Pesquisas em áreas experimentais são realizadas para avaliar medidas de controle que possam ser incorporadas ao manejo integrado de doenças do arroz, soja, tomate e trigo. Dentre as medidas avaliadas estão à indução de resistência, fertilização com fontes de silício e controle químico. Para estas medidas são estudadas critérios e estratégias de adoção dentro de um sistema integrado de manejo focando sempre na redução do custo de produção e nos danos ambientais, mas mantendo o potencial produtivo das culturas e a qualidade dos produtos agrícolas.

O LIPP atende aos cursos de graduação e pós-graduação da UFPel e outras instituições parceiras tanto publicas quanto da iniciativa privada.