RESISTÊNCIA AO GLYPHOSATE CAUSA CUSTO ADAPTATIVO PARA PLANTAS DANINHAS DO GÊNERO Conyza?

A planta daninha popularmente conhecida como buva, pertencente ao gênero Conyza, o qual que inclui mais 100 espécies distribuídas praticamente em todo o mundo. Este gênero contém plantas herbáceas anuais e bianuais que habitam principalmente regiões tropicais e subtropicais, desenvolvendo-se durante o inverno e verão.

As principais espécies de Conyza ocorrentes em áreas agrícolas são C. bonariensis, C. canadensis e C. sumatrensis. Nativas da América do Sul, C. bonariensis e C. sumatrensis ocorrem principalmente na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Já C. canadensis é originaria da América do Norte. No Brasil essa espécie ocorre principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. De forma geral, a buva apresenta adaptabilidade ecológica em sistemas conservacionistas, como semeadura direta e cultivo mínimo do solo.

A buva foi a primeira planta magnoliopsida relatada com resistência ao glyphosate (C. canadensis, 2000, EUA). Desde então, mais 90 casos de resistência foram relatados envolvendo os herbicidas inibidores da enzima 5-enolpiruvilchiquimato-3-fosfato sintase (EPSPS), acetolactato sintase (ALS), fotosistemas I e II (PSI e PSII), além de casos de resistência múltipla e cruzada. Atualmente, a buva é considerada uma das  mais importantes espécies de plantas daninhas resistentes a herbicidas no mundo.

Professores e pesquisadores da UFPel e da Embrapa-Trigo observaram no inicio de 2018 que as plantas de buva resistentes ao glyphosate apresentavam sintomas de oídio (caracterizados por manchas brancas e pulverulentas nas folhas), enquanto que, as plantas suscetíveis ao herbicida não apresentavam nenhum sinal da doença. Um estudo foi conduzido pelos pesquisadores que identificaram o agente causal do oídio na buva como Podosphaera erigerontis-canadensis.  Este estudo será publicado em uma das mais importantes revistas científicas da área, denominada “Plant Disease”. Durante o trabalho os cientistas comprovaram que a buva resistente ao glyphosate é suscetível a Podosphaera erigerontis-canadensis, e que a buva sensível ao herbicida é resistente ao referido patógeno. A suscetibilidade ao fungo na buva resistente ao herbicida deve-se ao custo adaptativo em função de inúmeros processos moleculares relacionados. Os fatores responsáveis pelo custo adaptativo de suscetibilidade ao patógeno da buva ainda são desconhecidos. No entanto, novos estudos envolvendo transcriptômica e genômica funcional estão sendo realizados pelo grupo de pesquisa.

Os oídios são doenças causadas por patógenos biotróficos, que estabelecem relação intima com a planta hospedeira, obtendo o nutriente de células vivas. Caracterizam-se pela formação de áreas de coloração branco a acinzentado na superfície na superfície vegetal. A aparência de pó branco é devido ao grande numero de microscópicos conídios produzidos pelo fungo. Estes conídios são dispersos pelo vento para folhas mais novas da mesma planta e para plantas vizinhas aumentando o numero de folhas e plantas afetadas. Em casos de elevada intensidade (severidade) da doença pode ocorrer amarelecimento da folha e até sua morte.

Cristiano Piasecki (UFPel)

Leandro J. Dallagnol (UFPel)

Paulo C. Pazdiora (UFPel)

Keilor R. Dorneles (UFPel)

Leandro Vargas (EMBRAPA-Trigo)

Dirceu Agostinetto (UFPel)