Alfonso Daniel Victoria Arellano defende Tese de Doutorado desenvolvida no LIPP

No dia 29 de Maio de 2020 ocorreu a defesa da Tese intitulada “IDENTIFICATION, DIAGNOSIS, AND STRATEGIES FOR MANAGEMENT OF FUNGAL DISEASES CAUSING LEAF SPOTS ON Lolium multiflorum IN BRAZIL” de autoria do Engenheiro Agroflorestal e Mestre em Ciências (Fitopatologia) Alfonso Daniel Victoria Arellano junto ao Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade (PPGFs) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O Alfonso é natural do México, onde cursou a Graduação e Mestrado. Em 2016 iniciou o curso de Doutorado no PPGFs/UFPel desenvolvendo suas pesquisas no Laboratório de Interação Planta Patógeno.

As pesquisas desenvolvidas pelo Doutorando Alfonso identificaram os principais patógenos causadores de mancha foliares no azevém e dentre estes patógenos foram identificadas duas espécies de fungos até então desconhecidas pela ciência. Os estudos desenvolvidos pelo Alfonso, tanto em ambiente controlado (casas de vegetação e laboratório) e campo, indicaram medidas sustentáveis de manejo para as principais doenças do azevém com o uso do controle biológico, utilizando Trichoderma spp, e uso de fertilização silicatada, uma fonte de silício, e manejo cultural por meio da simulação de pastoreio pelo gado. Estudos in vitro e in vivo forneceram evidencias dos mecanismos de controle das medidas de manejo testadas as quais foram sustentadas por dados bioquímicos. A tese do doutorando Alfonso serve como base para novos estudos com patógenos fúngicos do azevém bem como para desenvolver novas estratégias de manejo sustentáveis das doenças.

A banca avaliadora da Tese foi composta por:

Prof. Dr. Leandro José Dallagnol (Universidade Federal de Pelotas),

Prof. Dr. Ely Oliveira Garcia (Louisiana State University – EUA),

Prof. Dr. Fabricio de Avila Rodrigues (Universidade Federal de Viçosa)

Prof. Dr. Henrique da Silva Silveira Duarte (Universidade Federal do Paraná)

Prof. Dr. Eduardo Guatimosim (Universidade Federal do Rio Grande).