Início do conteúdo

Professor Sidney Gonçalves Vieira lança o livro A Cidade e seu Centro

LANÇAMENTO VIRTUAL

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas promove na terça feira (29/09/20), durante o PPGeo Ao Vivo, o lançamento do livro do professor Sidney Gonçalves Vieira: A Cidade e seu Centro.

O lançamento será feito de maneira virtual pelo canal Mestrado Geografia UFPel no You Tube PPGeo ao Vivo, que pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=wliYpgOz2Lw

O professor Sidney se encontra afastado da UFPEL, na condição de professor visitante, realizando estágio de pós-doutorado no Instituto de Geografía da Facultad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires, na Argentina.

ACERCA DO LIVRO

O livro A cidade e seu centro analisa o centro da cidade. Parte de um pressuposto metodológico dialético e descreve o resultado de pesquisa que teve como foco a cidade de São Paulo. A partir daí, estabelece os pressupostos para que se possa compreender o centro de uma cidade no contexto da reprodução do espaço urbano no modo de produção capitalista. Considera que o capitalismo sobrevive à passagem do tempo por intermédio de uma série de metamorfoses que tratam de adaptar as relações sociais de produção em cada momento histórico para que não pareçam como são. Assim, o autor analisa como parcelas da sociedade buscam incorporar valor objetivo ao centro a partir da espetacularização histórica do patrimônio e identifica as maneiras pelas quais promovem a requalificação do espaço com vistas a manter os ganhos dos investimentos realizados. Demonstra como a paisagem contém a história de todo esse processo, descrevendo o presente, datando o passado e apontando para o futuro.

De acordo com o professor Sidney “o livro é resultado de um longo trabalho de pesquisa sobre a cidade de São Paulo, mas não é apenas sobre São Paulo. Ao me dedicar ao tema do centro da cidade, São Paulo tornou-se um exemplo eloquente do método proposto: uma análise dialética da realidade, capaz de utilizar de maneira crítica referenciais da Geografia para o conhecimento da reprodução do espaço urbano”.

Sobre a base de dados contida no livro “preferi não fazer atualizações, pois isso significaria refazer um levantamento meticuloso cuja base de dados talvez seja muito difícil de reencontrar. Por isso, mantive as informações tais quais foram obtidas, com pequenas correções estritamente necessárias. Os dados são importantes para a compreensão de uma dada realidade em um momento específico, mas não para o entendimento do método e da lógica analisada”, disse o professor.

ONDE COMPRAR O LIVRO

O livro pode ser adquirido de maneira on line no site da Editora Appris: https://www.editoraappris.com.br  ou da Amazon: https://www.amazon.com.br . O preço de capa é de R$62,00. Durante o lançamento o professor disponibilizará a inscrição para compra direta pelo preço de R$20,00 aos primeiros cinquenta interessados, que deverão informar o nome e e-mail para contato pelo chat do canal durante a transmissão. Nesse caso, o livro deverá ser retirado presencialmente no Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais, no Campus II do ICH/UFPEL, na Rua Almirante Barroso, 1202, Complexo de Salas 212, no Centro de Pelotas, em horário a ser agendado.

OUTRAS PUBLICAÇÕES DO AUTOR

Este é o quarto livro de autoria exclusiva do professor Sidney, que já publicou pela Editora da UFPel: Pressupostos da Ciência Geográfica: teoria e história do pensamento geográfico até o Século XIX, de 1997; A Cidade Fragmentada: o planejamento e a segregação social do espaço urbano em Pelotas, de 1999; Espacialidades da tecnologia: organização e estruturação do trabalho na cidade, de 2007. Juntamente com o professor Paulo Roberto Quintana Rodrigues organizou o livro: Geografia. Textos, práticas e reflexões, de 2011, contendo textos de diversos profissionais e estudantes sobre o ensino de Geografia. O professor também organizou o livro: Construindo Cidades: o Plano Diretor como experiência de planejamento urbano, de 2012, com capítulos de Sinval Cantarelli Xavier, Rosiéle Melgarejo da Silva e Maria Rheigantz Abuchain. E também organizou o Cadernos de estudos urbanos e regionais: comércio e consumo urbano, de 2009. Em sua produção bibliográfica o professor Sidney conta ainda com capítulos de livros e inúmeros artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

CURRICULUM VITAE

O Resumo do Curriculum Vitae do professor Sidney, na plataforma Lattes, apresenta a seguinte descrição.

Professor Visitante na Facultad de Filosofia y Letras, Instituto de Geografía de la Universidad de Buenos Aires, Argentina. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pós-Doutor pelo Departamento de Geografia da Universidade de Barcelona, Espanha (CAPES/FUNDACIÓN CAROLINA), 2011. Pesquisador visitante no Departamento de Geografia da Universidade de Barcelona, Espanha, 2010/2011. Diretor do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas, 1993-1997, 2010-2014 e 2014-2018. Doutor em Geografia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Rio Claro, SP, com estágio no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2003). Mestre em Planejamento Urbano e Regional, PROPUR, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Especialista em Ciências Sociais – Sociologia, Universidade Federal de Pelotas (1988). Licenciado em Geografia, Universidade Federal de Pelotas (1986). Bacharel em Direito, Universidade Federal de Pelotas (1986). Licenciado em Estudos Sociais (1984). Professor Titular do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas. Professor Permanente do Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Pelotas. Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (Mestrado e Doutorado), ICH. Professor Colaborador no Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Coordenador do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Leur/ICH/UFPel). Pesquisador das linhas de pesquisa em Geografia Urbana (com ênfase para estudos em requalificação urbana, urbanismo comercial e geografia histórica urbana), Teoria e História da Geografia, Paisagem, Memória Social e Patrimônio Cultural. Membro da Rede Brasileira de Estudos Geográficos Sobre Comércio e Consumo, ReBECCa.

Publicado em 26/09/2020, na categoria Notícias.