Início do conteúdo
Homenageados

PRIMEIRA EDIÇÃO – 2012

Primeiramente homenageamos o próprio professor Mário Rosa, um dos pioneiros da Geografia na UFPel, como reconhecimento por sua dedicação e entusiasmo em estabelecer o curso de Geografia entre nós.

Professor Mário Rosa recebendo o prêmio que leva o seu nome.

 

SEGUNDA EDIÇÃO – 2013

Na segunda edição, homenageamos, postumamente, a professora Rosa Elane Antória Lucas, como forma de reconhecer todo o trabalho e dedicação que aquela professora mostrou para com a Geografia e, especialmente com o ensino de Geografia, tendo sido um exemplo de comprometimento com a profissão.

Também naquela edição, homenageamos, postumamente, o mestrando, nosso ex-aluno, Victor Faria Schroeder, tirado de nós precocemente, vítima de câncer. Reconhecemos sua rápida trajetória e o enorme progresso que alcançava, sendo uma promessa que apontava para uma carreira brilhante.

Prof. Sidney e os pais de Victor.

Cláudio, marido da Profa. Rosa, observa a foto homenagem.

 

TERCEIRA EDIÇÃO -2014

Na terceira edição, o homenageado foi o professor Paulo Roberto Quintana Rodrigues. Reconhecemos, assim, a dedicação de um profissional extremamente humano e amigo, que se dedicou à formação de professores e teve grande mérito no programa de formação de professores em serviço (leigos), além de reconhecido trabalho na orientação de alunos dedicados ao ensino da geografia.

Prof. Paulo recebe o prêmio das mãos dos professores Mário Rosa e Alcir Bach.

 

QUARTA EDIÇÃO -2015

Na terceira edição, nossa homenagem coube ao professor Alcir Nei Bach, hoje nosso colega aposentado do Departamento de Geografia, conhecido da maioria dos presentes. Foi um prêmio que reconheceu o incansável trabalho do professor Alcir, desde os tempos de Geografia na Universidade Católica de Pelotas, em formar professores comprometidos com o conhecimento do lugar em que vivem, através de seus memoráveis trabalhos de campo na zona colonial e cidade. Um professor versátil, que atuou em quase todas as áreas da geografia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

QUINTA EDIÇÃO -2016

Na quinta edição, fomos buscar na Universidade Federal do Rio Grande, a FURG, nosso homenageado, o professor Solismar Fraga Martins. Buscou-se aqui reconhecer o imenso trabalho do professor Solismar em prol da pós-graduação em Geografia na Zona Sul do estado. Várias vezes coordenador do PPGeo na FURG, o professor Solismar se tornou um parceiro importante do LEUR e da Geografia de Pelotas, atuando diversas vezes em nosso trabalhos de campo na cidade do Rio Grande e participando ativamente de bancas e trabalhos na UFPEL.

Prof.Solismar Martins recebe o prêmio das mãos do Prof. Alcir Bach e Prof. Sidney Vieira

 

SEXTA EDIÇÃO – 2017

Na sexta edição, a sexta, homenageamos o professor Paulo Roberto Rodrigues Soares, da UFRGS. Também um reconhecimento ao importante trabalho, sobretudo na área dos estudos urbanos, aos quais este laboratório se dedica, pela parceria sempre mantida com o LEUR, desde as primeiras edições de nossos eventos, quando o professor Paulo ainda pertencia ao quadro da FURG. Um justa homenagem para alguém que tem representado a geografia de forma tão importante e dedicada.

Prof. Paulo com o prêmio.

 

SÉTIMA EDIÇÃO – 2018

Na sétima edição do Prêmio Professor Mário Rosa de Mérito Acadêmico em Geografia, nossa homenagem não é menos importante e significativa. Na verdade, podemos dizer que esta é uma daquelas ocasiões em que é o homenageado quem confere importância ao prêmio. Isso, pela envergadura da profissional e da pessoa que estamos homenageando: a professora Helena Copetti Callai.

Prof. Helena ao receber a homenagem.

 

OITAVA EDIÇÃO – 2019

Na oitava edição do Prêmio Professor Mário Rosa de Mérito Acadêmico em Geografia, a homenageada foi a licenciada em Geografia Mara Lúcia Vasconcelos da Costa. Foi um reconhecimento à carreira da servidora que, desde 2009 atuou junto ao LEUR e provocou enorme alegria entre todos os membros do laboratório, que reconhecem na servidora méritos para a premiação. Em suas atividades, para além das funções técnicas e administrativas, Mara Lúcia sempre atuou de forma envolvida nos projetos de pesquisa, ensino e extensão. Com formação em Geografia, coordenava as atividades dos bolsistas do laboratório, envolvendo-se, dessa forma, em todos os projetos dos professores que atuam no LEUR.

Mara Lúcia e o esposo Álbio, na cerimônia de entrega da homenagem.

 

NONA EDIÇÃO – 2020

Em 2020, na nona edição do Prêmio Professor Mário Rosa de Mérito Acadêmico em Geografia, a homenagem foi atribuída à professora Solange de Oliveira. Trata-se de uma homenagem que reconhece o mérito e a carreira de dedicação ao ensino da Geografia levado por Sol. Formada em Licenciatura em Geografia pela UFPEL, mestra em Geografia pela FURG, integra o Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais, tendo participado da organização de dois SEUR e está presente sempre nos eventos da Geografia. Além disso, em 2015, a professora Solange de Oliveira recebeu o Prêmio Professor Mário Rosa na categoria melhor dissertação. A Homenagem Especial reconhece a importância da professora, mulher,  negra e militante que, para leurianos e leurianas, nunca será invisível.

Professora Solange de Oliveira, no momento em que recebeu o Prêmio das mãos do Professor Tiarajú Salini Duarte, um dos coordenadores do LEUR