Morre professor Gilmar Mascarenhas de Jesus da UERJ

Noticiamos com pesar o falecimento do professor Gilmar Mascarenhas de Jesus, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, ocorrida no dia de hoje, 10/06/2019, após o mesmo ter sido vítima de acidente de trânsito, quando andava de bicicleta e foi atropelado por um ônibus, no Rio de Janeiro, onde residia.

O professor se tornou um amigo do LEUR, tendo participado do SEUR de 2014 e inspirado alunos para trabalharem com o tema da Geografia e do Futebol.

Em 2014, em Pelotas, visitando os clubes de futebol de nossa cidade.

GILMAR MASCARENHAS DE JESUS

Professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e membro do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO-UERJ), onde atuou desde 1992 até 2014, em geografia urbana. Professor visitante na Université Michel de Montaigne Bordeaux III. Possui doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (USP, 2001), com estadia para estudos doutorais na Universidad de Barcelona, e pós-doutorado na Université Paris I Panthéon-Sorbonne (2012-2013). Desenvolvia pesquisas que envolvem território, cidade, cultura, cotidiano, espaços públicos e planejamento urbano, inserindo neste campo de reflexões os esportes e o turismo. Enquanto bolsista do Programa Prociência FAPERJ/UERJ, concentrou-se no projeto sobre os megaeventos esportivos: política urbana, legado, cidadania e impactos na cidade. Enquanto bolsista de produtividade CNPq, desenvolvia pesquisa sobre a copa do Mundo 2014: território e cultura nos estádios de futebol. Realizou em 2014 Licença Sabática na Universidade Federal da Bahia.

Da esquerda para a direita, Gilmar, Sidney e Lucas, durante o X SEUR. em 2014.

Em Pelotas, durante o X Seminário de Estudos Urbanos e Regionais, na noite do dia 14/11/2014 o professor Gilmar fez uma palestra sobre “Redes culturais no Prata: advento e difusão do futebol no Rio Grande do Sul”, em uma mesa da qual também participou o professor Lucas Manassi Panitz.

Publicado em 10/06/2019, na categoria Notícias.