Projeto LEIAA visita o café com ideias: Estudantes discutem estratégias de aprendizagem e autorregulação
No dia 27 de março, o projeto LEIAA realizou uma visita ao café com ideias, como parte do projeto “A Matemática na perspectiva da Educação 5.0: acolher, construir conhecimento e transformar”, coordenado pela Professora Dra. Carla Denize Ott Felcher. Durante a visita, os acadêmicos Matheus Nogueira Lopes, Karen Klug Kruger, Nelitiane Soares dos Santos e Letícia Barros Dias Soares iniciaram uma conversa com os participantes, abordando o andamento do semestre e as estratégias e planos de aprendizagem adotados. Foram feitas as seguintes perguntas: “Como você avalia seu desempenho nos estudos?” e “Você já ouviu falar sobre autorregulação da aprendizagem?”. Após uma discussão entre os participantes, os acadêmicos propuseram uma atividade chamada “Meus Objetivos para a Disciplina”. A atividade consistia em quatro etapas: no primeiro passo, os participantes escreveram quais eram seus objetivos para a disciplina; no segundo passo, definiram o planejamento necessário para alcançar esses objetivos; no terceiro passo, identificaram as possíveis dificuldades encontradas na execução do planejamento; por fim, no quarto passo, discutiram as estratégias que poderiam adotar para superar essas dificuldades. Ao final da atividade, que visava refletir sobre como estabelecer um plano de metas, houve uma breve discussão em que alguns participantes destacaram o efeito positivo e reflexivo da atividade, auxiliando no planejamento dos estudos e na melhoria da aprendizagem. O projeto LEIAA se colocou à disposição para uma segunda visita, com o objetivo de aprofundar ainda mais o tema junto aos participantes.