Projeto LEIAA nas acolhidas dos cursos de Licenciatura em Matemática

O Projeto LEIAA participou das duas acolhidas do curso de licenciatura em matemática, tanto na acolhida do noturno quanto na do integral. A atividade na acolhida do curso noturno aconteceu na última semana antes do começo do semestre letivo(2022/1) no dia 28 de julho, já a do curso integral aconteceu na primeira semana de aulas, no dia 2 de agosto. O projeto teve o prazer de aceitar os convites das coordenações dos cursos para participar das acolhidas.
Nas acolhidas, a exposição foi dividida em duas etapas, na primeira, o professor Cícero Nachtigall, coordenador do projeto, trouxe para os ingressantes uma breve explicação sobre a aprendizagem autorregulada com exemplos baseados em suas vivências. Na acolhida do curso integral a professora Amanda Pranke, dr° em autorregulação pela UFPel também falou um pouco sobre a autorregulação e sobre o livro “Cartas de Gervásio ao seu Umbigo: Comprometer-se com o Estudar na Educação Superior”, que aborda o tema da autorregulação de forma descontraída com relatos de um personagem fictício que está ingressando na universidade.
Em ambas as atividades, após uma breve apresentação do grupo e da introdução à discussão sobre autorregulação da aprendizagem, o restante da equipe, composta por estudantes veteranos do curso de matemática, trouxe para eles uma interação no Mentímeter, com perguntas baseadas no tema da autorregulação para gerar uma reflexão nos alunos acerca da maneira como levam seus estudos até o momento, esta etapa abrangeu maior parte da atividade. Baseado nas respostas dos alunos, o grupo então comentou sobre os pontos que mais chamaram atenção, falando um pouco sobre a importância de certos pontos que tiveram uma nota baixa no Mentímeter e ressaltando a importância de pontos que tiveram uma nota alta, o grupo encerrou então com mensagens para os ingressantes sobre o início da vida acadêmica, desejando um bom início de curso a todos.
O projeto LEIAA agradece imensamente aos cursos de Licenciatura em Matemática – Integral e Licenciatura em Matemática – Noturno pelo espaço concedido e pela preocupação dos dois grupos de acolhida em relação às ações para a recepção dos ingressantes.

Publicado em 07/08/2022, na categoria Notícias.