XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA VEGETAL

on

Entre os dias 9 à 12 de junho (2019) aconteceu o XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA VEGETAL em Cuiabá-MT,  com o tema ” Desafios para a Fisiologia vegetal: Produção de alimentos e sustentabilidade”.

Foram dias de muita conversa e debate enriquecedores para os fisiologistas e entusiastas que lá estavam. O congresso teve início com a palestra de abertura ministrada pelo Dr, Armando Urenha e o segundo dia a primeira plenária foi do Dr. Alexandre Lima Nepomuceno e logo após o Prof. Gustavo Maia Souza, líder do grupo LACEV, deu início a uma discussão na mesa redonda sob o tema: “ Fisiologista Vegetal no Brasil: uma espécie em extinção? Os caminhos da Fisiologia Vegetal: passado, presente e futuro”. Nesta mesa redonda participaram como debatedores o Prof. Joaquim Albenísio Gomes da Silveira – Universidade Federal do Ceará/ Depto. de Bioquímica e Biologia Molecular,  Prof. Arnoldo Rocha Façanha – Universidade Estadual do Norte Fluminense/ Centro de Biociência e Biotecnologia e Prof. Danilo de Menezes Daloso – Universidade Federal do Ceará/ Depto. de Bioquímica e Biologia Molecular.

O Grupo LACEV ainda esteve presente com duas apresentações orais com os alunos de Doutorado Francine Zaiosc Simmi e Gabriel Ricardo Aguilera de Toledo, além de ter o aluno de mestrado André Geremia Parise agraciado como o melhor pôster de sua área.

O CBFV2019 trouxe muita conversa e discussão sobre os desafios que a fisiologia passa neste momento em preparo para o futuro. O grupo LACEV agradece a organização e a sociedade brasileira de fisiologia  por proporcionar este maravilhoso encontro e esperamos reencontrar todos no CBFV2021, aqui na nossa região, Porto Alegre.