Projetos

2015 – Atual

Busca por padrões em séries temporais de sinais bioelétricos de plantas em resposta a estímulos ambientais.

Descrição: As plantas são organismos complexos e dinâmicos, exibindo propriedades cognitivas. A capacidade de percepção dos sinais ambientais é imprescindível para as plantas pois, sendo um organismos séssil e modular, a tornam aptas a sobreviver e competir por recursos em seu ambiente natural. Estudos recentes têm demonstrado e caracterizado funções da sinalização elétrica em plantas associadas a diferentes estados fisiológicos em resposta a estímulos ambientais. Apesar de haver um conhecimento já bem estabelecido sobre os tipos de sinais elétricos (PA ou VP) em plantas e suas relações na sinalização de curta e longa distância de algumas respostas fisiológicas, nada ainda foi estudado sobre a dinâmica temporal (complexidade) dos sinais elétricos e possíveis relações com o estado fisiológico das plantas. Os estudos atuais estão restritos às análises da amplitude e velocidade das respostas elétricas, sem considerar a complexidade da dinâmica temporal do sinal em si durante eventos de sinalização pós-estimulação, como tem sido desenvolvido em estudos de fisiologia humana, os quais vêm mostrando fortes correlações entre a dinâmica temporal dos sinais elétricos e o estado de saúde de indivíduos. O objetivo principal desse projeto é caracterizar e encontrar possíveis padrões na dinâmica temporal da sinalização elétrica em plantas de soja, em resposta a estímulos ambientais específicos, utilizando-se para isto um sistema de captação de sinais elétricos (tipo EEG/ECG) com eletrodos de agulha. As plantas serão submetidas a diferentes estímulos ambientais (variação de temperatura, luz e disponibilidade hídrica), e os sinais elétricos captados serão analisados para a busca de eventuais padrões de estímulo-resposta específicos.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . 

Integrantes: Gustavo Maia Souza – Coordenador / Gabriel Ricardo Aguilera de Toledo, Adrya Vanessa Lira Costa, Francine Zaiosc Simmi – Integrantes.

 

2011 – Atual

Sistemica, Auto organização e Informação

Descrição: O problema central a ser investigado neste Projeto Temático diz respeito ao estatuto epistemológico dos processos de auto-organização no domínio dos sistemas complexos, e será metodologicamente subdividido nos seguintes subproblemas: Qual o estatuto epistemológico dos processos auto-organizados supostamente presentes em certas classes de sistemas complexos, em especial nos sistemas informacionais e cognitivos? Qual o papel dos processos auto-organizados na dinâmica constitutiva dos hábitos presentes na ação cotidiana e no conhecimento comum? Quais as dificuldades para a modelagem de processos auto-organizados, face à incompletude dos formalismos empregados para descrever a espontaneidade observada na dinâmica de certas classes de sistemas complexos? Hipótese: uma definição geral do conceito de auto-organização e o esboço de uma teoria da auto-organização podem contribuir para a análise epistemológica da dinâmica de certas classes de sistemas complexos, fundamentada na teoria de sistemas e teoria da informação. Sub-Projeto 1 ? Auto-Organização, Ciência dos Sistemas e Processos Criativos O objetivo central deste Sub-Projeto consiste em propor uma definição geral do conceito de auto-organização e contribuir para o desenvolvimento de uma teoria da auto-organização, usando recursos da teoria dos sistemas e da teoria da informação, mais especificamente buscando a identificação de características comuns dos processos de auto-organização, em particular dos processos criativos. Sub-Projeto 2 – Auto-Organização, Informação e Processos Cognitivos Este Sub-Projeto visa aprofundar o exame dos conceitos de conhecimento comum, informação, hábito e crença na filosofia da mente e da teoria da informação, ambas englobadas pela perspectiva da teoria dos sistemas. A pesquisa, de caráter epistemológico, interdisciplinar, se propõe a investigar o papel da informação e dos processos auto-organizados na emergência do conhecimento comum. Sub-Projeto 3 ? Conceitos Fundamentais para a Modelagem de Processos de Auto-Organização O objetivo central deste Sub-Projeto consiste em investigar os subsídios teóricos para a elaboração de modelos (modelagem descritiva, gráfica e matemática) para processos com auto-organização, que possam ilustrar a aplicação dos conceitos e da teoria da auto-organização para certos tipos de sistemas dinâmicos e sistemas complexos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Gustavo Maia Souza – Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.