Início do conteúdo
Boas Vindas

O Laboratório de Metrologia Química (LabMeQui) é um laboratório que faz parte do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Desenvolve pesquisas na área da Química Analítica com enfoque no desenvolvimento de métodos de preparo de amostras biológicas, ambientais, alimentos e fertilizantes para determinação da concentração total de elementos essenciais e com riscos de toxicidade, utilizando técnicas espectrométricas. Além disso, realiza estudos de bioacessibilidade em amostras de alimentos. Tem como professores, o Prof. Dr. Anderson Schwingel Ribeiro, a Profª. Drª. Mariana Antunes Vieira e a Profª. Drª. Adriane Medeiros Nunes, os quais desenvolvem projetos relacionados com a linha de Estudos em Química Analítica e Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ).

“O LabMeQui visa a formação e qualificação de recursos humanos para que a ciência do país seja cada vez mais impulsionada.”

12721643_797649497006097_1459185880_n (2)

    Notícias
  • Convite Defesa de Dissertação

    O LabMeQui e o PPGQ convida todos a assistirem a defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Charlie Guimarães Gomes, intitulada “Prospecção de Metais em Diferentes Etapas do Consumo de Café Comercial por Espectrometria de Emissão Óptica com Plasma Induzido por Micro-ondas”, cuja banca examinadora será formada pela orientadora Prof.ª Dr.ª Mariana Antunes Vieira (PPGQ […]

  • Professor do LabMeQui palestrará na XXVII SBQSUL 2021

    No dia 18/11/2021 às 08 horas, ocorrerá a palestra intitulada “Desenvolvimento de métodos analíticos para análise de alimentos por espectrometria atômica” que será ministrada pelo Professor Doutor Anderson Schwingel Ribeiro, no XXVII Encontro de Química da Região Sul. O Professor Anderson é o coordenador do grupo de pesquisa LabMeQui e professor na área de Química […]

  • Convite exame de qualificação

    O PPGQ convida todos a assistir o Exame de Qualificação de Doutorado da aluna Daisa Hakbart Bonemann, orientanda do Prof. Dr. Anderson Schwingel Ribeiro, intitulado “Desenvolvimento de Método Analítico para Avaliação da Composição Elementar e Frações Bioacessíveis em Carne Ovina”, que será realizado na próxima quinta-feira, dia 10 de junho de 2021, às 08h e 30min.