Início do conteúdo
Sobre LabMeQui

O LabMeQui foi fundado no início de 2009 no Departamento de Química Analítica e Inorgânica da Universidade Federal de Pelotas. Na época, somente o Prof. Dr. Anderson S. Ribeiro, uma bolsista de pós-doutorado e mais três alunos (um de mestrado e dois de iniciação científica) faziam parte do grupo de pesquisa.

Como objetivo de pesquisa, o LabMeQui, busca o desenvolvimento e/ou aprimoramento dos métodos analíticos para a determinação de elementos essenciais e com riscos de toxicidade em concentrações, ppb e ppm, por técnicas de espectrometria atômica com chama, forno de grafite, geração química ou fotoquímica de vapor, espectrometria de emissão óptica com plasma induzido por micro-ondas. Para isso, são desenvolvidos métodos de preparo de amostras, aperfeiçoamento de métodos já relatados na literatura, métodos de separação e pré-concentração. Como metas do grupo, pode-se destacar a educação e a produção de recursos voltados para a defesa e proteção do meio ambiente.

Atualmente o LabMeQui conta com três professores pesquisadores, uma aluna de pós doutorado, alunos de doutorado, mestrado, iniciação científica e de apoio técnico.  Com isso, o LabMeQui está de portas abertas para atender a sociedade acadêmica e científica, a fim de sanar dúvidas ou desafios da pesquisa em Química Analítica.

Grupo LabMeQui