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Projetos de Ensino 2019

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS: CAPTURA, ARMAZENAMENTO, CONSULTA, MANIPULAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS E NÃO ESPACIAIS

Descrição: O Projeto de ensino “Sistema de Informações Geográficas: captura, armazenamento, consulta, manipulação e análise de dados espaciais e não espaciais”, busca realizar aperfeiçoamento dos alunos de Geografia da UFPel e áreas afins na manipulação de dados espaciais e não espaciais em Sistema de Informações Geográficas. Esta temática faz parte das atividades realizadas no Laboratório de Geotecnologias Aplicadas à Geografia, em que são ministradas disciplinas de Introdução ao Sistema de Informações Geográficas (SIG), Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Topografia.

Coordenação: Allan de Oliveira de Oliveira


DESCOBRINDO A GEOMORFOLOGIA E HIDROGEOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE PELOTAS/ RS: CONHECIMENTOS PARA SENSIBILIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL – PROJETO DE ENSINO

Descrição: Esse projeto de ensino têm a intenção de qualificar o processo de ensino?aprendizagem nas disciplinas de Geomorfologia, Hidrogeografia, Hidrogeografia B e o Sensoriamento Remoto dos cursos de Geografia (Licenciatura e Bacharelado), com prioridade ao combate à retenção e à evasão discente. Também, a intenção de viabilizar atividades de monitoria e, pela inserção de discente monitor em atividades de ensino das disciplinas mencionadas, contribuir para sua formação acadêmico-profissional. A Geomorfologia é uma área de conhecimentos sistematizados que se dedica ao estudo do relevo, seus materiais constituintes, formas e processos. A Hidrogeografia estuda as diferentes dinâmicas hídricas, assim como, o recurso hídrico, na constituição do espaço geográfico. O Sensoriamento Remoto permite a seleção de materiais e técnicas que, entre outras possibilidades, corroboram as análises sobre a evolução nos usos e coberturas da terra, trazendo importantes contribuições ao entendimento da evolução do modelado terrestre, do relevo, e das inferências antrópicas na hidrologia de uma determinada área. Tratam-se todas de disciplinas básicas e obrigatórias nos currículos dos cursos de Geografia, às quais, estabelecem importantes e complementares diálogos que corroboram para qualificação de reflexões da ciência geográfica.

Coordenador: Moisés Ortemar Rehbein