Início do conteúdo
Projetos em Andamento

AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE FÍSICA E SOCIOECONÔMICA À INUNDAÇÃO DE SISTEMAS COSTEIROS ABRIGADOS: ESTUDO DE CASO DA ORLA DO MUNICÍPIO DE PELOTAS/RS

Descrição: O objetivo geral deste projeto de pesquisa é de avaliar a vulnerabilidade física e socioeconômica para as áreas adjacentes a orla do município de Pelotas/RS. Os objetivos específicos são: a) Mapear os tipos de cobertura das terras existentes ao longo da orla; b) Avaliar, a partir de dados do Censo Demográfico do IBGE, a vulnerabilidade socioeconômica das áreas adjacentes a orla, determinando o Índice de Vulnerabilidade Socioeconômico (IVSo); c) Avaliar, a partir do comportamento hidrodinâmico da Lagoa dos Patos, a susceptibilidade da orla quanto a processos de inundação, determinando assim a vulnerabilidade física; d) Criar um Índice de Vulnerabilidade Costeira que integre variáveis estruturais, de processo e parâmetros socioeconômicos.

Coordenação: Allan de Oliveira de Oliveira


MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE PELOTAS/RS/BRASIL

Descrição: O objetivo principal da pesquisa consiste na estruturação de um mapeamento geomorfológico para área do município de Pelotas/ RS. Para tanto, faz-se necessário o levantamento de dados morfogenéticos, morfocronológicos, morfológicos (morfométricos e morfográficos) e morfodinâmicos do relevo. Utilizar-se-ão das orientações metodológicas da International Geographical Union – Commission on Geomorphological Survay and Mapping (DEMEK et al, 1972); Ross (1992); IBGE (2009) e Rehbein (2011). Operacionalmente se desenvolverão atividades alternadas entre o gabinete e o campo: revisões bibliográficas, técnicas cartográficas (estruturação de um banco de dados de cartografia de base, mapeamento dos usos e coberturas da terra, cartografia de dados morfológicos do relevo), trabalhos de campo e o mapeamento geomorfológico. O mapeamento geomorfológico de Pelotas contemplará graficamente o 3° Táxon, dos padrões de formas semelhantes do relevo (ROSS, 1992). São inúmeras as aplicações do conhecimento que se intenciona gerar, podem servir de base para politicas, planejamento, gerenciamento e ou monitoramento ambiental, a fim de contribuir na qualificação da gestão ambiental do município de Pelotas.

Coordenação: Moisés Ortemar Rehbein