DESCOBRINDO A GEOMORFOLOGIA E HIDROGEOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE PELOTAS/ RS: CONHECER, SENSIBILIZAR, PRESERVAR
Descrição: A Geomorfologia e a Hidrogeografia são áreas de conhecimentos sistematizados que, respectivamente, dedicam-se ao estudo do relevo, seus materiais constituintes, formas e processos e ao estudo das diferentes dinâmicas hídricas, assim como, do recurso hídrico, na constituição do espaço geográfico. Esses conhecimentos são objetos de estudos na educação básica formal, sobretudo, enquanto conteúdos programáticos na disciplina de Geografia, tanto no ensino fundamental como médio. Amparam-se os professores da rede de educação básica, enquanto uma ferramenta de trabalho, nos livros didáticos adotados pelas escolas, os quais trazem a abordagem do conteúdo da Geomorfologia e Hidrogeografia de modo bastante abrangente, sem problematizações locais e regionais. As problematizações locais e regionais são meios eficientes de compreensão dos conteúdos, uma vez que permitem estabelecer relações entre a teoria e a prática, o universo das vivências, o entorno, o cotidiano, aproximando o aluno das realidades que os cercam. Esse projeto têm a intenção de divulgação e popularização da Geomorfologia e Hidrogeografia no contexto da disciplina de Geografia, junto à comunidade escolar do município Pelotas, mediante atividades de reconhecimento e valorização das características e processos do relevo e da hidrogeografia do município. O projeto quer ser uma ferramenta de promoção do saber local e da educação ambiental nas escolas do município de Pelotas. Nesse sentido, viabilizar-se-á mediante duas amplas frentes de trabalho, as quais envolvem: 1) A construção de um atlas geomorfológico e de um website, enquanto materiais paradidáticos escolares, para área do município de Pelotas/ RS; a partir da sistematização de informações cientificas e acadêmicas, adequação de linguagens aos níveis de ensino, criação de tabelas, gráficos e mapas, reconhecimentos de campo e registros fotográficos. 2) O desenvolvimento de atividades de ensino (em classe e extra classe) com professores e alunos da rede de ensino básico; a partir da promoção de seminários temáticos, oficinas pedagógicas e trabalhos de campo, com vistas ao reconhecimento da geomorfologia e hidrogeografia do município de Pelotas/RS. Desse modo, quer-se através desse projeto oportunizar experiências de docentes e discentes da instituição com a sociedade; valorizando-se o intercâmbio de ideias e práticas, qualificando-se a formação acadêmica profissional e se aproximando a universidade da comunidade, reforçando-se sua função social.
Coordenação: Moisés Ortemar Rehbein