Início do conteúdo
    Notícias
  • Conhecimento Profissional de Professores de Química

         Olá pessoal! Me chamo Charlene Barbosa de Paula e sou formada em Licenciatura em Química e Mestre em Química pela Universidade Federal de Pelotas.

          No mestrado pesquisei sobre o Conhecimento Didático do Conteúdo (CDC), haja vista a perspectiva de que os professores apresentam conhecimentos únicos e próprios da profissão docente em Química. A dissertação foi realizada utilizando como referencial base estudos de autores colombianos, devido a aproximação dos grupos de pesquisa: Laboratório de Ensino de Química (LABEQ), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), situado no Brasil e do grupo Alternaciencias da Universidad Pedagógica Nacional (UPN), situado na Colômbia.

           Como professora em constante formação, ressalto a importância em pensar
    nos espaços de formação e na qualificação docente, pois ser professor não é uma tarefa fácil, simples, inata ou meramente intuitiva. Sendo assim, atualmente como doutoranda no PPGQ-UFPel na linha de Estudos em Ensino de Química, a pesquisa para tese que está em desenvolvimento se pauta em um olhar sobre a formação docente, utilizando como referencial base o Conhecimento Profissional de Professores (CPP).

         O CPP é articulado com base em um sistema complexo e interativo de conhecimentos e experiências. Podemos entender que o CPP se trata de um campo amplo de estudo que engloba aspectos dos diversos conhecimentos advindos da formação docente de um professor de Química, para a escola básica da atualidade. O professor de Química pode ser visto como um sujeito com formação em sua área específica e que usa a ciência química e seus conhecimentos para fazer Educação. Dentre esses conhecimentos, merecem destaque: o Conhecimento Didático do Conteúdo (CDC) e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC), que relacionam aspectos do campo didático e pedagógico.

        Nosso trabalho está apenas começando! Assim, em breve na página do LABEQ atualizações sobre os avanços desta pesquisa! Ainda, também serão divulgados aqui os trabalhos que outros integrantes do grupo vêm desenvolvendo. Venha conferir!

     

     

    Autora: Charlene de Paula – Mestre em Química         

    Data: 14/02/2023

  • Ligações Químicas, Ácidos e Bases e Interações Intermoleculares

           

         Olá pessoal! Me chamo Vitória Schiavon da Silva e sou formada em Química Licenciatura e mestre em Química pela Universidade Federal de Pelotas. Durante o período de mestrado pesquisei sobre a história e epistemologia do conceito de Ligações Químicas proposto por Gilbert Lewis, que é atualmente ensinado no Ensino Médio. A partir deste estudo comecei minhas pesquisas na área da história e filosofia da Química, compreendendo a importância de entender a natureza dos conceitos que ensinamos em sala de aula. 

            Com a defesa da dissertação e ainda construindo meus conhecimentos neste campo de estudo comecei, neste ano, as pesquisas referentes a minha tese de doutorado. Neste novo trabalho que ainda está se desenhando, tenho como objetivo evidenciar quais são as características necessárias para um conceito de Química ser ensinados na escola de Ensino Médio, para isso, estou investigando três conceitos químicos usualmente tratados no ensino escolar: Ligações Químicas, Ácidos e Bases e Interações Intermoleculares. O primeiro passo desta pesquisa é encontrar livros didáticos que foram publicados antes e depois da proposição desses conceitos, para compreender como se dá o processo de didatização, uma vez que entendo o papel central do livro didático no ensino da Química.

     

             Neste sentido, concomitantemente, a pesquisa também busca um olhar para o futuro, depois de compreender essas características dos conceitos clássicos e históricos da Química, que passaram estar em sala de aula, em parceria com outros laboratórios da UFPel, buscarei em suas pesquisas inovadoras compreender o que está sendo produzido hoje e, deste modo, quais as possibilidades de os conceitos abordados a partir dessas pesquisas serem ensinados no Ensino Médio futuramente.

           Ainda temos um longo trabalho! Assim, em breve aqui na página do LABEQ atualizações sobre os avanços desta pesquisa! Ainda, também serão divulgados aqui os trabalhos que outros integrantes do grupo vêm desenvolvendo. Não perca!

    Autora: Vitória Schiavon da Silva –  Mestre em Química         

    Data: 09/02/2023

Translate »