Início do conteúdo
Produções

Trabalhos Publicados em Periódicos

 

  1. Frozza, E. ; PASTORIZA, B. S. . ‘A Química é uma área experimental!?: discursos sobre a experimentação em um curso de formação de professores de Química. CIÊNCIA E NATURA, v. 43, p. 1-26, 2021.

https://doi.org/10.5902/2179460X43465

 

  1. PORCIUNCULA, L. A. B. ; PINHEIRO, A. C. ; ALVES, L. L. ; SOUZA, S. R. ; SOUZA, E. V. ; SABALLA, J. A. ; VIEIRA, B. G. E. ; PIEDADE, F. J. D. ; PASTORIZA, B. S. . A produção de materiais didáticos adaptados a alunos com deficiência visual. Educação Química en Punto de Vista, v. 3, p. 1-17, 2020.

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i2.1783

 

  1. VIANA, BRUNA PERES ; PASTORIZA, BRUNO . Diversidade sexual e de gênero na escola: revisando discussões no Ensino de Ciências. Revista Educar Mais, v. 4, p. 394-409, 2020.

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.394-409.1826

 

  1. Frozza, E. ; PASTORIZA, B. S. . Avaliação de software educacionais para o ensino da Química em nível superior. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 18, p. 251-273, 2019.

http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen18/REEC_18_1_12_ex1457.pdf

 

  1. RADMANN, T. ; PASTORIZA, B. S. . Um olhar sobre as produções acerca da divulgação da ciência. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA), v. 45, p. 89-106, 2019.

http://www.scielo.org.co/pdf/ted/n45/0121-3814-ted-45-00089.pdf

 

  1. PASTORIZA, B. S.; Del PINO, José Cláudio . Breve ensaio sobre o tempo, o sujeito e os modos de olhar para a história: Foucault e Cortázar. Perspectiva (UFSC), v. 35, p. 803-816, 2018.

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p803

 

  1. PASTORIZA, B. S.; SANGIOGO, F. A. ; AZEVEDO, A. V. S. ; DUARTE, S. V. ; GARRIDO, A. ; MOTA, T. B. ; TERRA, K. ; RODRIGUES, T. ; LEAL, L. M. ; NUNES, J. ; SILVA, V. S. ; PAULA, C. ; GUIMARAES, V. . A produção da coletividade: olhares imbricados na produção da cotutela no PIBID-Química da UFPEL. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE, v. 7, p. 73-87, 2018.

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8061

 

  1. Frozza, E. ; PASTORIZA, B. S. . A universidade como espaço central na formação de professores de Química. Educação Química en Punto de Vista, v. 2, p. 1-23, 2018.

https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i2.1413

 

  1. PASTORIZA, B. S.; Del PINO, José Cláudio . A Educação Química em discurso: uma análise a partir da revista Química Nova na Escola (1995-2014). QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO), v. 39, p. 204-219, 2017.

http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160077

 

  1. PASTORIZA, B. S.; Del PINO, José Cláudio . Para falar de disciplina, corpos e conhecimentos entre os muros da escola. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 9, p. 301-317, 2015.

http://dx.doi.org/10.14244/198271991178

 

  1. VAZ, Sabrina B. ; SANGIOGO, Fábio André . O Educar pela Pesquisa na Constituição de Licenciandos em Química em Estágio de Regência. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 22469-22485, 2020.

https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/9398/7927

 

  1. GARRIDO, Alex Sandro de Castro ; SANGIOGO, Fábio André . Etapas e Momentos da Investigação Temática Freireana no Contexto da Escola da Colônia de Pescadores Z-3. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 7, p. 76-89, 2020.

https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2652

 

  1. PIEPER, Quédina ; SANGIOGO, Fábio André . Percepções sobre Implicações da História e Filosofia da Ciência em Aulas de um Curso de Licenciatura em Química. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 15, p. 520-539, 2020.

https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID707/v15_n1_a2020.pdf

 

  1. GARRIDO, Alex Sandro de Castro ; SANGIOGO, Fábio André . A Colônia de Pescadores Z-3 sob olhar de uma das etapas da investigação temática freireana. EXPRESSA EXTENSÃO, v. 24, p. 148-160, 2019.

https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/16261

 

  1. SANTOS, A. J. R. W. A. ; LAMPE, Leandro ; SANGIOGO, Fábio André . O aprimoramento de conhecimentos populares por meio de oficina temática envolvendo a química do cotidiano. EXPRESSA EXTENSÃO, v. 24, p. 141-152, 2018.

https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/14297

 

  1. PIEPER, Quédina ; SANGIOGO, Fábio André . Contribuições à Formação Docente da Atividade da Dinâmica das Caixas Desenvolvida em um Curso de Licenciatura em Química. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA, v. 3, p. 50-67, 2017.

http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1611/1479

 

  1. WALLAU, WILHELM MARTIN ; SANGIOGO, FABIO A. . Anotações à Experimentação e Literatura: Contribuições para a Formação de Professores de Química. Química Nova na Escola (Impresso), v. 38, p. 121-126, 2016.

http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20160016

  1. OLIVEIRA, Carla A. I. ; FERREIRA, Maira ; SANGIOGO, Fábio André . Biotecnologia como proposta de ensino para aulas de Ciências do 9º ano do ensino fundamental. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 1889-1900, 2016.

https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-420

 

  1. ZAPP, Eduardo. ; NARDINI, Giuliana S. ; COELHO, Juliana C. ; SANGIOGO, Fábio André . Estudo de Ácidos e Bases e o Desenvolvimento de um Experimento sobre a -Força- dos Ácidos. Química Nova na Escola (Impresso), v. 37, p. 278/4-284, 2015.

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_4/07-RSA-181-12.pdf

 

  1. SANGIOGO, Fábio André; MARQUES, C. A. . A NÃO TRANSPARÊNCIA DE IMAGENS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: AS ESPECIFICIDADES NOS MODOS DE VER, PENSAR E AGIR. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 20, p. 57-75, 2015.

http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p57

21. PUGLIERI, THIAGO SEVILHANO ; RIBEIRO, DIEGO LEMOS ; SOUZA, DANIEL MAURICIO VIANA DE ; GASTAUD, CARLA ; Yamasaki, Alzira ; SCHNEID, PATRÍCIA SANTOS . Ensino em ciências e educação para o patrimônio: uma fusão metodológica para o ensino de Química, a preservação patrimonial e a alfabetização científica. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 25, p. 449-466, 2019.

https://doi.org/10.1590/1516-731320190020011

 

 22. ROCHA, Paula. P. ; FERREIRA, Maira . O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 25, p. 1-14, 2020.

https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5583

 

Livros Publicados

1. PASTORIZA, B. S.; SANGIOGO, F. A. (Org.) ; BOSENBECKER, V. K. (Org.) . Reflexões e Debates em Educação Química: ações, inovações e políticas. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 1.

2. LEITE, Vanessa C. (Org.) ; SANGIOGO, Fábio André (Org.) ; FRISON, Lourdes M. B. (Org.) ; FERREIRA, André L. A. (Org.) . Pibid-UFPel: Iniciação à Docência sob o Olhar de Sujeitos de Diferentes Áreas do Conhecimento (e-book). 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2018. v. único. 220p .

3. LEITE, Vanessa C. (Org.) ; FRISON, Lourdes M. B. (Org.) ; SANGIOGO, Fábio André (Org.) ; FERREIRA, André L. A. (Org.) . Contribuições Pibid-UFPel: Inovações, Desafios e Realidades das Diferentes Áreas do Conhecimento (e-book). 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2018. v. único. 166p .

4. SCHNEID, P. S. ; Yamasaki, A. . Ensino pela Pesquisa em Ciências e a Atividade Experimental – Análise das atividades experimentais de uma coleção de livros didáticos de Ciências utilizados em Escolas Públicas. 1. ed. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas, 2018. 276p .

5. Yamasaki, A.; FERREIRA, M. (Org.) ; SCHRODER, A. H. (Org.) ; J UNIOR, J. (Org.) . Práticas para o ensino de química no ensino médio : ações do Pibid/UFPel. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2015. v. 1. 144p.

Capítulos de Livros Publicados

  1. PASTORIZA, B. S.; VIEIRA, B. G. E. ; MENDONCA, R. B. . A química vai à escola e à comunidade: um projeto voltado à divulgação científica na UFPel. In: Francisca Ferreira Michelon; Ana da Rosa Bandeira.. (Org.). A extensão universitária nos 50 anos da Universidade Federal de Pelotas. 1ed.Pelotas: Editora da UFPel, 2020, v. 1, p. 390-399.

http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5671

  1. NUNES, J. ; SILVA, V. S. ; TERRA, K. ; PASTORIZA, B. S. ; SANGIOGO, F. A. . Subprojeto Química do Pibid-UFPel: ações e relato sobre o tabuleiro periódico. In: Vanessa Caldeira Leite; Fábio André Sangiogo; Lourdes Maria Bragagnolo Frison; André Luis Andrejew Ferreira. (Org.). Pibid-UFPel: a iniciação à docência sob o olhar de sujeitos de diferentes áreas do conhecimento. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2018, v. , p. 43-57.

http://oikoseditora.com.br/files/Pibid-UFPel%20-%20A%20iniciação%20a%20docência%20-%20E-book.pdf

  1. LEITE, Vanessa C. ; SANGIOGO, Fábio André ; FRISON, Lourdes M. B. ; FERREIRA, André L. A. . O Pibid da UFPel no Cenário de Impactos e Contribuições às Licenciaturas e à Formação Docente. In: Vanessa Caldeira Leite; Lourdes Maria B. Frison; Fábio André Sangiogo; André Luis A. Ferreira (Orgs.). (Org.). Contribuições Pibid-UFPel: Inovações, Desafios e Realidades das Diferentes Áreas do Conhecimento. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2018, v. único, p. 16-38.

http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6709

Trabalhos publicados em Anais de Congresso

  1. VIANA, B. P.; PASTORIZA, B. S.. DISCUTINDO A RELAÇÃO ENTRE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: IX ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 2019, Santa Maria. IX ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 2019.

https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/62703

2. VIEIRA, B. G. E. ; PASTORIZA, B. S. . A Química e a Literatura nas Redes Sociais. In: 39 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2019, Lageado. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2019.

3. BRAHM, G. ; BARDINI, L. ; PASTORIZA, B. S. . MAPEANDO OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA. In: 39 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2019, Lageado. 39 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2019.

4. MENDONCA, R. B. ; SILVA, F. K. D. ; RUFINO, M. ; SANTOS, A. J. R. W. A. ; PASTORIZA, B. S. . O uso das TICs para o ensino da Tabela Periódica. In: 39 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2019, Lageado. 39 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2019.

5. PASTORIZA, B. S.; RODRIGUES, T. ; SILVA, F. K. D. . Uma busca de discussões sobre conceitos Químicos. In: 39 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2019, Lageado. 39 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2019.

6. VIEIRA, B. G. E. ; SOUZA, E. V. ; PIEDADE, F. J. D. ; SABALLA, J. A. ; PASTORIZA, B. S. . Modelo de Bohr, uma proposta de aprendizagem inclusiva. In: 39 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2019, Lageado. 39 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2019.

7. AVILA, I. D. ; HENN, C. ; RODRIGUES, T. ; PASTORIZA, B. S. . JOGO DA MEMÓRIA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS: UM JOGO DIDÁTICO E INCLUSIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICA. In: 39 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2019, Lageado. 39 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2019.

(Os trabalhos “2” ao “7” se encontram no link abaixo!)

https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/321/pdf_321.pdf

8.RODRIGUES, T. ; PASTORIZA, B. S. . OS DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA. In: 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018, Canoas. 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018.

9. SIMOES, N. T. ; PIEPPER, Q. ; COSSIO, R. R. ; PASTORIZA, B. S. . UTILIZANDO O ESPAÇO ESCOLAR PARA INSERIR UMA PRÁTICA SUSTENTÁVEL. In: 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018, Canoas. 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018.

10.SOUZA, E. V. ; VIEIRA, B. G. E. ; PIEDADE, F. J. D. ; SABALLA, J. A. ; STORCH, L. E. ; PINHEIRO, A. C. ; PASTORIZA, B. S. . MATERIAIS RELACIONADOS ÀS PROPRIEDADES PERIÓDICAS ADAPTADOS PARA DISCENTES CEGOS’. In: 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018, Canoas. 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018.

11.FROZZA, E. ; PASTORIZA, B. S. . A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA NAS AULAS EXPERIMENTAIS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: OS EFEITOS DE UM DISCURSO. In: 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018, Canoas. 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018.

12.ALVES, L. L. ; SOUZA, S. R. ; PASTORIZA, B. S. . MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. In: 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018, Canoas. 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018.

13.PIEDADE, F. J. D. ; VIEIRA, B. G. E. ; SOUZA, E. V. ; SABALLA, J. ; PASTORIZA, B. S. . ?CAMINHÁTOMO?: UM JOGO INCLUSIVO NO ENSINO DE QUÍMICA. In: 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018, Canoas. 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018.

(Os trabalhos “8” ao “13” se encontram no link abaixo!)

http://edeq.com.br/submissao/index.php/EDEQ/38edeq/schedConf/presentations?fbclid=IwAR0L-hYVHUvRzOi80toPmUvDd6G6OB4Jip2Dnp-OVsANXb8gF9jxAS8hf3c

  1. GARRIDO, A. ; SANGIOGO, F. A. ; AZEVEDO, A. V. S. ; PASTORIZA, B. S. . UM OLHAR PARA A PERSPECTIVA CTS PARA FORMAÇÃO CIDADÃ EM AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI ENPEC, 2017.

https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300013

  1. Frozza, E. ; PASTORIZA, B. S. . Tecnologias de Informação e Comunicação ? Os softwares educacionais como uma proposta didática no Ensino Superior em Química. In: 37º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2017, Rio Grande. Anais do 37º EDEQ, 2017.

 

  1. RADMANN, T. ; PASTORIZA, B. S. . UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACERCA DA DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA.. In: 37º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2017, Rio Grande. Anais do 37º EDEQ, 2017.

 

  1. TERRA, K. ; MOTA, T. B. ; AZEVEDO, A. V. S. ; PASTORIZA, B. S. . Filme ‘Perfume, a história de um assassino’ na Educação Química. In: 37º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2017, Rio Grande. Anais do 37º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2017.

 

  1. GARRIDO, A. ; BENTO, A. S. ; PAULA, C. ; NUNES, J. ; SABALLA, J. ; TERRA, K. ; LEAL, L. M. ; DUARTE, R. ; DUARTE, S. V. ; RODRIGUES, T. ; MOTA, T. B. ; GUIMARAES, V. ; SILVA, V. S. ; AZEVEDO, A. V. S. ; PASTORIZA, B. S. ; SANGIOGO, F. A. . Relato de uma oficina: o estudo dos alimentos para um consumo consciente. In: 37º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2017, Rio Grande. Anais do 37º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2017.

 

  1. PAULA, C. ; SABALLA, J. ; GUIMARAES, V. ; AZEVEDO, A. V. S. ; SANGIOGO, F. A. ; PASTORIZA, B. S. . QUÍMICA E OS CONCEITOS DE EXPERIMENTAÇÃO PARA O ENSINO. In: 37º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2017, Rio Grande. Anais do 37º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2017.

(Os trabalhos “15” ao “19” se encontram no link abaixo!)

https://edeq.furg.br/publicacao

  1. FROZZA, E. ; FANTINELLI, M. ; CACCIAMANI, J. L. M. ; PASTORIZA, B. S. . A educação inclusiva nas investigações dos grupos de pesquisa em Educação Química no Brasil. In: XVIII ENEQ – Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais do XVIII ENEQ – Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016.

http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/listaresumos.htm

  1. GEHRKE, B. ; PASTORIZA, B. S. . Investigação de rotas para recuperação e reaproveitamento de resíduos de cobre (Cu) para os laboratórios de química da UFPel. In: 36 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2016, Pelotas. Anais do 36 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2016.

http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/listaresumos.htm

  1. RADMANN, T. ; PASTORIZA, B. S. . Educação Inclusiva no ensino de Química. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ), 2016.

http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/listaresumos.htm

  1. NUNES, Jhonatas ; ABIB, Paola B. ; SANGIOGO, Fábio André . A Atividade da Torre de Líquidos sob o Olhar de Professores em Formação Inicial. In: XII ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019, Natal/RN. XII ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Natal: UFRN, 2019. p. 1-7.

http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_01_1.htm

  1. LAMPE, Leandro ; SILVA, Vitoria S. ; SANTOS, A. J. R. W. A. ; SANGIOGO, Fábio André . Oficina ?A Química dos detergentes? e possibilidade de ensino a partir dos Três Momentos Pedagógicos. In: XII ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019, Natal. XII ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Natal: UFRN, 2019. p. 1-6.

http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_01_1.htm

  1. DUARTE, Sandriane ; SANGIOGO, Fábio André . A Inclusão de Estudantes Cegos no Ensino de Química em uma Turma de uma Escola Pública de Pelotas. In: 39º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (Edeq), 2019, Lajeado. Anais do 39º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (Edeq). Lajeado: UNIVATES, 2019. p. 723-728.

 

  1. LAMPE, Leandro ; SILVA, Vitoria S. ; PAULA, Charlene B. ; MOREIRA, Letícia L. ; SANGIOGO, Fábio André ; SANTOS, A. J. R. W. A. . Relação Universidade-Escola através da colaboração de estudantes de nível médio em projetos acadêmicos. In: 39º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (Edeq), 2019, Lajeado. Anais do 39º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (Edeq). Lajeado: Univates, 2019. p. 154-159.

 

  1. PIEPER, Quédina ; SANGIOGO, Fábio André . Percepções iniciais de licenciandos sobre o papel da linguagem na formação de professores de Química. In: 39º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (Edeq), 2019, Lajeado. Anais do 39º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (Edeq). Lajeado: Univates, 2019. p. 577-583.

 

  1. NUNES, Jhonatas ; ABIB, Paola B. ; SANGIOGO, Fábio André . Quiz sobre Curiosidades e História da Ciência em Aulas de Ciências ou Química. In: 39º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (Edeq), 2019, Lajeado. Anais do 39º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (Edeq), 2019. p. 291-297.

 

  1. FARIAS, Nívea M. R. ; SOUZA, Eduarda V. ; PIEDADE, Fernanda J. D. ; MOREIRA, Letícia L. ; PEREIRA, Eduardo V. ; PINHEIRO, Aline C. A. ; YAMASAKI, Alzira ; SANGIOGO, Fábio André . O ensino de química na Oficina ‘Ácido ou Básico? Experimente aqui!’. In: 39º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (Edeq), 2019, Lajeado. Anais do 39º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (Edeq). Lajeado: Univates, 2019. p. 983-988.

 

  1. ALVES, Litielli L. ; SOUZA, Suzana R. ; VIEIRA, Bruna G. E. ; AVILA, Ingrid D. ; NUNES, Jhone ; RUFINO, Matheus L. ; SANGIOGO, Fábio André . Tabuleiro Periódico: Uma atividade lúdica no Ensino de Química (no prelo). In: 39º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (Edeq), 2019, Lajeado. Anais do 39º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (Edeq). Lajeado: Univates, 2019. p. 1-8.

 

  1. ALVES, Litielli L. ; SOUZA, Suzana R. ; PIEDADE, Fernanda J. D. ; PINHEIRO, Aline C. A. ; YAMASAKI, Alzira ; SANGIOGO, Fábio André . A oficina Procura soluções Temos aqui em aulas de Química de uma escola pública de Pelotas. In: 39º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (Edeq), 2019, Lajeado. Anais do 39º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (Edeq). Lajeado: Univates, 2019. p. 1-7.

(Os trabalhos “25” a “31” se encontram no link abaixo!)

https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/321/pdf_321.pdf

  1. REINKE, Ana Rutz D. ; SANGIOGO, FABIO A. . A linguagem Química no ensino de Ciências de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. In: XIX ENEQ – Encontro Nacional de Ensino de Química, 2018, Rio Branco. XIX ENEQ – Encontro Nacional de Ensino de Química. Rio Branco: UFAC, 2018. p. 1490-1502.

 

  1. SANGIOGO, FABIO A.; PIEPER, Quédina ; FONSECA, Julean S. C. . Visão de Ciência em livros didáticos segundo percepções de graduandos de um curso de Licenciatura em Química. In: XIX ENEQ – Encontro Nacional de Ensino de Química, 2018, Rio Branco. XIX ENEQ – Encontro Nacional de Ensino de Química. Rio Branco: UFAC, 2018. p. 1479-1489.

 

  1. PIEPER, Quédina ; SANGIOGO, Fábio André . O uso da linguagem química em uma turma de ensino médio de uma escola pública de Pelotas (no prelo). In: 38º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018, Canoas. Anais do 38º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Canoas: ULBRA, 2018. p. 1-9.

http://edeq.com.br/submissao/index.php/EDEQ/38edeq/schedConf/presentations?fbclid=IwAR0L-hYVHUvRzOi80toPmUvDd6G6OB4Jip2Dnp-OVsANXb8gF9jxAS8hf3c

 

  1. LAMPE, Leandro ; SANTOS, A. J. R. W. A. ; SANGIOGO, F. A. ; SILVA, Vitoria S. . ?A Química dos detergentes? ? uma possibilidade de ensino com base nos Três Momentos Pedagógicos (no prelo). In: 38º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018, Canoas. Anais do 38º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Canoas: ULBRA, 2018.

http://edeq.com.br/submissao/index.php/EDEQ/38edeq/schedConf/presentations?fbclid=IwAR0L-hYVHUvRzOi80toPmUvDd6G6OB4Jip2Dnp-OVsANXb8gF9jxAS8hf3c

 

  1. OLIVEIRA, Carla A. I. ; FERREIRA, Maira ; SANGIOGO, Fábio André . A análise sobre indícios da aprendizagem sobre Biotecnologia em um projeto de trabalho em aulas de Ciências. In: XI ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. p. 1-10.

http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0429-1.pdf

 

  1. PIEPER, Quédina ; SANGIOGO, Fábio André . A formação docente na atividade de extração do DNA do morango e da banana em um componente curricular do curso de licenciatura em Química. In: XI ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. p. 1-9.

http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/listaresumos.htm

 

  1. PIEPER, Quédina ; SANGIOGO, Fábio André . Inserção de alunos do ensino médio em uma atividade de microscopia na Universidade. In: 37º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2017, Rio Grande. 37º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Rio Grande: FURG, 2017. v. 37. p. 1-8.

 

  1. REINKE, Ana Rutz D. ; SANGIOGO, Fábio André . A Ciência e o cientista na visão de estudantes do nono ano do ensino fundamental. In: 37º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2017, Rio Grande. 37º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Rio Grande: FURG, 2017. v. 37. p. 1-8.

 

  1. GARRIDO, Alex Sandro de Castro ; PIMENTE, Vanderlei ; SANGIOGO, Fábio André . Investigação temática e emersão dos temas geradores: concepções freireanas acerta das suas etapas. In: 37º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2017, Rio Grande. 37º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Rio Grande: FURG, 2017. v. 37. p. 1-8.

 

  1. VAZ, Sabrina B. ; SANGIOGO, Fábio André . A proposta do educar pela pesquisa na formação de professores de Química. In: 37º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2017, Rio Grande. 37º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Rio Grande: FURG, 2017. p. 1-7.

 

  1. GARRIDO, Alex Sandro de Castro ; BENTO, Andressa. S. ; PAULA, Charlene B. ; NUNES, Jhonatas ; SABALLA, Juliana A. ; TERRA, Karla S. ; MOREIRA, Letícia L. ; DUARTE, Rochelle F. ; DUARTE, Sandriane ; RODRIGUES, Tavane da Silva ; MOTA, Thaíne B. ; GUIMARÃES, Vanessa Lemos ; SILVA, Vitoria S. ; AZEVEDO, Aurélia V. S. ; PASTORIZA, Bruno S. ; SANGIOGO, Fábio André . Relato de uma oficina: o estudo dos alimentos para um consumo consciente. In: 37º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2017, Rio Grande. 37º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Rio Grande: FURG, 2017. v. 37. p. 1-8.

 

  1. LAMPE, Leandro ; SANTOS, A. J. R. W. A. ; SANGIOGO, Fábio André . Elementos Químicos nos Medicamentos ? uma contribuição no processo de ensino e de aprendizagem. In: 37º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2017, Rio Grande. 37º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Rio Grande: FURG, 2017. v. 37. p. 1-8.

 

  1. PAULA, Charlene B. ; SABALLA, Juliana A. ; GUIMARÃES, Vanessa L. ; AZEVEDO, Aurélia V. S. ; PASTORIZA, Bruno S. ; SANGIOGO, Fábio André . QUÍMICA E OS CONCEITOS DE EXPERIMENTAÇÃO PARA O​ ​ENSINO. In: 37º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2017, Rio Grande. 37º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Rio Grande: FURG, 2017. p. 1-10.

 

(Os trabalhos “38” a “44” se encontram no link abaixo!)

https://edeq.furg.br/publicacao

45. PEREIRA, M. ; FERREIRA, M. ; Yamasaki, A. . A EXPERIMENTAÇÃO COMO COMPLEMENTO EDUCACIONAL PARA A QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO.. In: EDEQ – Encontro de Debates sobre Ensino de Química, 2018, Canoas-RS. 38EDEQ – Encontro de Debates sobre Ensino de Química – Saberes Docentes na Contemporaneidade, 2018.

http://edeq.com.br/submissao/index.php/EDEQ/38edeq/schedConf/presentations?fbclid=IwAR0L-hYVHUvRzOi80toPmUvDd6G6OB4Jip2Dnp-OVsANXb8gF9jxAS8hf3c

 

46. CARRASCO, T. ; RIBEIRO, D. L. ; SOUZA, D. M. V. ; GASTAUD, C. R. ; Yamasaki, A. ; PUGLIERI, T. S. . História, Arte e Química: Uma reação inesperada. In: 3a Semana Integrada- V Congresso de Extensão e Cultura, 2018. V Congresso de Extensão e Cultura. Pelotas: UFPel, 2018.

https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2019/11/08/anais-e-certificados-da-siiepe-estao-disponiveis/

Translate »