Um estudo de caso acerca das estratégias didáticas usadas com alunos deficientes visuais

Oi pessoal! E sou a Eduarda Vieira de Souza, sou formada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pelotas e atualmente faço parte do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ) através da minha pesquisa de Mestrado e do Projeto de Extensão Por uma Docência Inclusiva, ambos sob orientação do professor Bruno dos Santos Pastoriza e em parceria com a Escola Louis Braille.

Meus estudos enquanto mestranda do Programa de Pós-Graduação em Química iniciaram em março de 2022, que foi quando comecei minhas pesquisas na área de Inclusão no Ensino de Química. Meu interesse neste campo surgiu durante a graduação e especialmente no desenvolvimento do meu Trabalho de Conclusão de Curso e desde então venho trabalhando para conseguir contribuir pelo menos um pouquinho para que a inclusão escolar seja efetiva e de qualidade.

Atualmente minha pesquisa está voltada ao movimento de inclusão de alunos deficientes visuais e, portanto, tem como objetivo principal construir possíveis estratégias didáticas para o apoio de Química em uma escola especializada que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem desses sujeitos. Sendo assim, este trabalho se caracteriza como um estudo de caso e buscará identificar se as dificuldades comuns em determinados conteúdos de química também estão presentes no processo escolar de alunos deficientes visuais e como poderiam ser supridas a partir de estratégias didáticas inclusivas.

Desta forma, a pesquisa também visa contribuir para o processo de formação docente, para que nós enquanto mediadores do conhecimento sejamos capazes de atender as diferentes características e habilidades dos nossos alunos, de modo que todos possam ter acesso ao conhecimento sob as mesmas condições. Penso que a tarefa de ensinar não é um caminho fácil, tampouco a de incluir, mas se tivermos a sensibilidade de trabalhar com a diversidade para que ela não seja excludente, conseguiremos alcançar com êxito estes objetivos.
Seguimos trabalhando e aguardando novas atualizações aqui na página! Até mais!

comments

Publicado por em 26/04/2023, na categoria Notícias.
Translate »