📢🎉 Olá, pessoal! Temos uma super novidade do PIBID para vocês! 🌟
Estamos muito animados em convidar todos vocês para uma conversa incrível com o professor VINICIUS FARIAS CAMPOS, superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel! 🎓💡
🗓️ Anotem na agenda: o evento acontecerá no dia 11/07, às 18:30h, no Colégio Pelotense. Será uma oportunidade única para discutirmos sobre a Inovação na Licenciatura em Química! 🔬💡
#UFPel #InovaçãoNaLicenciaturaEmQuímica #EventoImperdível #ColégioPelotense #Aprendizado #Química #Inovação
seleção de 1 vaga de IC remunerada e 1 de IC voluntária.
Inscrições devem ser enviadas via email bspastoriza@gmail.com, com assunto “inscrição para IC”.
Serão realizadas entrevistas e uma prova escrita.
A seleção será segunda, entre 11h e 13h.
No email deve haver nome completo, telefone e semestre atual.
O projeto de trabalho dos bolsistas será o que está disponível em: https://institucional.ufpel.edu.br/projetos/id/p9523
Período de inscrição é até sexta
Oi pessoal! E sou a Eduarda Vieira de Souza, sou formada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pelotas e atualmente faço parte do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ) através da minha pesquisa de Mestrado e do Projeto de Extensão Por uma Docência Inclusiva, ambos sob orientação do professor Bruno dos Santos Pastoriza e em parceria com a Escola Louis Braille.
Meus estudos enquanto mestranda do Programa de Pós-Graduação em Química iniciaram em março de 2022, que foi quando comecei minhas pesquisas na área de Inclusão no Ensino de Química. Meu interesse neste campo surgiu durante a graduação e especialmente no desenvolvimento do meu Trabalho de Conclusão de Curso e desde então venho trabalhando para conseguir contribuir pelo menos um pouquinho para que a inclusão escolar seja efetiva e de qualidade.
Atualmente minha pesquisa está voltada ao movimento de inclusão de alunos deficientes visuais e, portanto, tem como objetivo principal construir possíveis estratégias didáticas para o apoio de Química em uma escola especializada que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem desses sujeitos. Sendo assim, este trabalho se caracteriza como um estudo de caso e buscará identificar se as dificuldades comuns em determinados conteúdos de química também estão presentes no processo escolar de alunos deficientes visuais e como poderiam ser supridas a partir de estratégias didáticas inclusivas.
Desta forma, a pesquisa também visa contribuir para o processo de formação docente, para que nós enquanto mediadores do conhecimento sejamos capazes de atender as diferentes características e habilidades dos nossos alunos, de modo que todos possam ter acesso ao conhecimento sob as mesmas condições. Penso que a tarefa de ensinar não é um caminho fácil, tampouco a de incluir, mas se tivermos a sensibilidade de trabalhar com a diversidade para que ela não seja excludente, conseguiremos alcançar com êxito estes objetivos.
Seguimos trabalhando e aguardando novas atualizações aqui na página! Até mais!
🏫 A visita acadêmica realizada pelos alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nas dependências da Associação Escola Louis Braille foi um momento importante para o enriquecimento da formação acadêmica dos estudantes. Além disso, essa iniciativa contribui para a inclusão e a valorização da diversidade na educação. 🌟
Acompanhados pela professora Bruna Fary e pelo coordenador do curso, professor Bruno Pastoriza, os alunos puderam conhecer a rotina da escola, as atividades dos alunos, pacientes e profissionais da instituição e ainda participaram de uma apresentação da professora Ângela Soares, do Departamento de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Louis Braille. 👩🏫
A atividade contou também com a participação da mestranda Eduarda Vieira de Souza e da graduanda Fernanda Jardim, que fazem parte do projeto acadêmico “Por uma docência inclusiva”. O objetivo principal da visita foi a elaboração de um produto final com caráter inclusivo na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química. 💡
A importância desse tipo de ação está na valorização da diversidade e na promoção de uma educação inclusiva. É essencial que os futuros educadores tenham contato com diferentes realidades, para que possam desenvolver competências que os permitam atuar de forma adequada em situações que envolvam alunos com necessidades especiais. 🤝
Além disso, a visitação em escolas que atendem a alunos com deficiência visual, como é o caso da Associação Escola Louis Braille, possibilita aos futuros educadores a compreensão da importância de se pensar em soluções que levem em consideração as limitações desses alunos, visando sempre a promoção da inclusão e a garantia de uma educação de qualidade para todos. 🧑🦯
horario | Palestra | Palestrante | Local |
Dia 11 | Abertura Geral na FAEM | Campus Capão do Leão Auditorio FAEM | |
09:00 | |||
13:30 | Credenciamento (ocorrerá até 14h45min) |
Campus II UFPel R. Alm. Barroso, 1202 . Sala 309 |
|
14:00 | |||
15:00 | A Química no Contexto de uma Indústria da Área Médica – produtos, processos e manutenção | Gerente de Processos de Manufatura e Manutenção da LIFEMED. Felipe Bier de Mello | |
15:45 | Ignis animal science- Da Pesquisa à Inovação | Josiane Feijó | |
Horario | Palestra | Palestrante | |
dia 12 | |||
09:00 | EMBRAPI-INOVAAGRO – Importância inovação, das oportunidades e da proatividade para plena atuação no mercado de trabalho | Geri Eduardo Meneghello |
Campus II UFPel R. Alm. Barroso, 1202 . Sala 309 |
09:45 | Começa o coffee | ||
10:15 | Inclusão no Ensino de Química | Eduarda Vieira de Souza Fernanda Jardim Dias da Piedade | |
Almoço | RU Rua Santa Cruz, 1705 | ||
14:00 | Química Analítica e o Meio Ambiente: tendências e desafios | Wiliam Boschetti |
Campus II UFPel R. Alm. Barroso, 1202 . Sala 309 |
15:15 | coffee | ||
15:45 | Interação Intermolecular: uma visão sobre a construção do conceito | Vitória Schiavon da Silva, Fernanda Karolaine Dutra da Silva e Michael Costa da Rosa. | |
Horario | Palestra | Palestrante | |
Dia 13 | |||
8:30 | Refletindo sobre a aprendizagem matemática no Ensino Superior: a perspectiva da Aprendizagem Autorregulada no projeto GAMA |
GAMA Rejane Pergher e Cícero Nachtigall |
Campus II UFPel R. Alm. Barroso, 1202 . Sala 309 |
10:15 | Saberes femininos e o ensino de química – perspectivas e tensionamentos | Adriana Castro, Daniele Raupp, Andressa Bento. Intermediação: Bruna Fary | |
Laboratório de Ensino de Química (Labeq) tem a honra de convidar todos os interessados a participarem da defesa de dissertação de mestrado da Thaís Ruas Viegas. A dissertação, intitulada “Uma Análise dos Conceitos da Química nos Documentos Curriculares Oficiais”, promete ser uma contribuição significativa para o campo da educação em Química. A banca examinadora será formada pelo orientador Prof. Dr. Bruno dos Santos Pastoriza (PPGQ – UFPel) como presidente e pelos seguintes membros titulares: Prof. Dr. Alessandro Cury Soares (PPGQ – UFPel) e Prof.ª Dr.ª Jaqueline Ritter (FURG).O evento será realizado no dia 05 de abril de 2023, quarta-feira, às 14h, no Miniauditório do CCQFA. É uma ótima oportunidade para prestigiar a pesquisa acadêmica em Química e aprender mais sobre os conceitos presentes nos documentos curriculares oficiais.
Para aqueles que não puderem comparecer pessoalmente, a defesa também poderá ser acompanhada pelo link https://webconf.ufpel.edu.br/b/bru-rfk-wof-goc. Não perca a chance de se envolver em discussões importantes sobre o futuro da educação em Química e participar de um momento significativo na carreira acadêmica da Thaís Ruas Viegas. Contamos com a sua presença!
O Labeq convida todos a assistir o Exame de Qualificação de Doutorado da aluna Camila Litchina Brasil, orientanda do Prof. Dr. Bruno dos Santos Pastoriza, intitulado “Seleção de Conteúdos e Didatização em Aulas de Química: Uma Análise a partir do Conhecimento Didático do Conteúdo (CDC)”, que será realizado na próxima quarta-feira, dia 08 de março de 2023, às 15h, via web, através do link
https://webconf.ufpel.edu.br/b/bru-1og-rha-dhv
A banca examinadora será formada pelo orientador e pelos seguintes membros titulares: Prof. Dr. Alessandro Cury Soares, Prof.a Dr. Leidy Gabriela Ariza Ariza (Universidad de Cordoba Colombia) e Prof. – Dr. Marcelo Leandro Eichler (UFRGS).