Ligações Químicas, Ácidos e Bases e Interações Intermoleculares

Olá pessoal! Me chamo Vitória Schiavon da Silva e sou formada em Química Licenciatura e mestre em Química pela Universidade Federal de Pelotas. Durante o período de mestrado pesquisei sobre a história e epistemologia do conceito de Ligações Químicas proposto por Gilbert Lewis, que é atualmente ensinado no Ensino Médio. A partir deste estudo comecei minhas pesquisas na área da história e filosofia da Química, compreendendo a importância de entender a natureza dos conceitos que ensinamos em sala de aula.

Com a defesa da dissertação e ainda construindo meus conhecimentos neste campo de estudo comecei, neste ano, as pesquisas referentes a minha tese de doutorado. Neste novo trabalho que ainda está se desenhando, tenho como objetivo evidenciar quais são as características necessárias para um conceito de Química ser ensinados na escola de Ensino Médio, para isso, estou investigando três conceitos químicos usualmente tratados no ensino escolar: Ligações Químicas, Ácidos e Bases e Interações Intermoleculares. O primeiro passo desta pesquisa é encontrar livros didáticos que foram publicados antes e depois da proposição desses conceitos, para compreender como se dá o processo de didatização, uma vez que entendo o papel central do livro didático no ensino da Química.

Neste sentido, concomitantemente, a pesquisa também busca um olhar para o futuro, depois de compreender essas características dos conceitos clássicos e históricos da Química, que passaram estar em sala de aula, em parceria com outros laboratórios da UFPel, buscarei em suas pesquisas inovadoras compreender o que está sendo produzido hoje e, deste modo, quais as possibilidades de os conceitos abordados a partir dessas pesquisas serem ensinados no Ensino Médio futuramente.

Ainda temos um longo trabalho! Assim, em breve aqui na página do LABEQ atualizações sobre os avanços desta pesquisa! Ainda, também serão divulgados aqui os trabalhos que outros integrantes do grupo vêm desenvolvendo. Não perca!

Autora: Vitória Schiavon da Silva –  Mestre em Química

Data: 09/02/2023

Publicado por em 09/02/2023, na categoria Notícias.
Translate »