Conhecimento Profissional de Professores de Química

Olá pessoal! Me chamo Charlene Barbosa de Paula e sou formada em Licenciatura em Química e Mestre em Química pela Universidade Federal de Pelotas.

No mestrado pesquisei sobre o Conhecimento Didático do Conteúdo (CDC), haja vista a perspectiva de que os professores apresentam conhecimentos únicos e próprios da profissão docente em Química. A dissertação foi realizada utilizando como referencial base estudos de autores colombianos, devido a aproximação dos grupos de pesquisa: Laboratório de Ensino de Química (LABEQ), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), situado no Brasil e do grupo Alternaciencias da Universidad Pedagógica Nacional (UPN), situado na Colômbia.

Como professora em constante formação, ressalto a importância em pensar
nos espaços de formação e na qualificação docente, pois ser professor não é uma tarefa fácil, simples, inata ou meramente intuitiva. Sendo assim, atualmente como doutoranda no PPGQ-UFPel na linha de Estudos em Ensino de Química, a pesquisa para tese que está em desenvolvimento se pauta em um olhar sobre a formação docente, utilizando como referencial base o Conhecimento Profissional de Professores (CPP).

O CPP é articulado com base em um sistema complexo e interativo de conhecimentos e experiências. Podemos entender que o CPP se trata de um campo amplo de estudo que engloba aspectos dos diversos conhecimentos advindos da formação docente de um professor de Química, para a escola básica da atualidade. O professor de Química pode ser visto como um sujeito com formação em sua área específica e que usa a ciência química e seus conhecimentos para fazer Educação. Dentre esses conhecimentos, merecem destaque: o Conhecimento Didático do Conteúdo (CDC) e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC), que relacionam aspectos do campo didático e pedagógico.

Nosso trabalho está apenas começando! Assim, em breve na página do LABEQ atualizações sobre os avanços desta pesquisa! Ainda, também serão divulgados aqui os trabalhos que outros integrantes do grupo vêm desenvolvendo. Venha conferir!

Autora: Charlene de Paula – Mestre em Química

Data: 14/02/2023

Publicado por em 14/02/2023, na categoria Notícias.
Translate »