UFPel avança nos objetivos de internacionalização

Através do estabelecimento de acordos internacionais, a UFPel avança em seus objetivos de internacionalização ao promover a cooperação da Universidade com instituições parceiras em áreas de interesse mútuo que estimulam as relações acadêmicas e o intercâmbio de informações e experiências, sobretudo, na mobilidade de seu corpo acadêmico. No ano de 2022, a CRInter trabalhou na formalização de 32 acordos de cooperação acadêmica internacional. Destes, 20 acordos foram finalizados e já foram publicados no site oficial da CRInter como acordos vigentes. Os outros 12 estão em tramitação e devem ser finalizados em breve.

São eles: Na Argentina, a Universidad Nacional de Rio Cuarto (UNRC). Na China, a Sichuan University of Science and Engineering (SUSE). Na Colômbia, a Fundación Universitaria Antonio de Arévalo (UNITECNAR), a Universidad de Antioquia (UdeA), a Universidad Autónoma Latinoamericana (UNAULA) e a Universidad Pedagógica Nacional (UPN). Na Espanha, o Florida Centre de Formació (Florida Universitària) e a Universidad de Sevilla. Nos Estados Unidos, o Texas A&M AgriLife Research e a Universidade da Califórnia San Diego (UC San Diego). Na Holanda, a Radboud University Nijmegen Medical Center (Radboudmc). No Japão, a Universidade de Chiba. No México, a Universidad Autónoma Metropolitana. No Paraguai, a Universidad de la Integración de las Américas (UNIDA) . Em Portugal, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT) e a Universidade do Porto, com a qual foram firmados dois acordos: um geral e um específico com o departamento de Nutrição. No Uruguai, o Comitê para Desenvolvimento da Bacia do Rio Uruguai (CCRU), o Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria (INIA) e a Universidad Tecnológica (UTEC).

De todas as oportunidades trazidas pelos acordos, destaca-se a nova parceria com a universidade chinesa SUSE, que prevê o intercâmbio de 12 alunos entre as universidades com o provimento de auxílio moradia e alimentação. A UFPel receberá os primeiros alunos chineses no primeiro semestre de 2023 e a terá a oportunidade de enviar estudantes assim que a China reabrir a fronteira e voltar a receber estrangeiros.

Matéria disponível no link: CRInter – UFPel

Publicado em Notícias.