PROJETOS PARCEIROS

Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais – LEUR

O Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEUR) é constituído por professores do Departamento de Geografia e conta também com a participação de professores, alunos, pesquisadores, bolsistas e monitores de cursos de graduação e pós-­graduação. Está voltado para pesquisa, extensão e ensino, com a realização de investigações científicas, seminários, cursos, grupos de leitura e estudos e outros trabalhos relacionados aos estudos urbanos e regionais. Visa coordenar, no âmbito do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), as ações voltadas para a organização e sistematização de acervo de trabalhos e bibliografia referidos à temática de investigação, dinamizando o estudo da problemática urbana e regional de cunho geográfico, com vistas a constituir uma referência nesta área de estudo e de pesquisa.

Equipamentos Agrícolas para Hortas Urbanas

As hortas urbanas, também denominadas fazendas urbanas, são iniciativas coletivas para a produção alimentos dentro ou próximo das cidades. Visam o aproveitamento do espaço urbano ocioso, e contribuem para a segurança alimentar de comunidades. As hortas urbanas fornecem alimentos nutritivos, colaboram para a sustentabilidade, proporcionam melhorias ambientais em bairros e criam espaços para a educação ambiental e ações sociais. O presente projeto tem por objetivo desenvolver equipamentos para o cultivo, manejo, colheita e armazenamento de alimentos e plantas produzidas nas hortas urbanas. Estes equipamentos serão construídos, com materiais alternativos e de baixo custo, pelas comunidades participantes do projeto Hortas Urbanas, do Instituto de Ciências Humanas da UFPel. Como resultado, espera-se a criação de equipamentos acessíveis e ergonômicos para o uso de pessoas com limitações físicas, atuantes em hortas urbanas.

Práticas Integrativas e Complementares na Rede de Atenção em Saúde – PIC-RAS

O projeto conta com professores, alunos da graduação e pós-graduação, e profissionais da saúde que atuam em ações ofertadas nos serviços de saúde e outros espaços comunitários da UFPel, com o objetivo principal de realizar práticas integrativas e complementares aos indivíduos na rede de atenção em saúde, abrangendo a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pelotas e a comunidade em geral. Participam desse projeto voluntários de diversos cursos como: enfermagem, medicina, veterinária, nutrição, terapia ocupacional, farmácia e odontologia, distribuídos por várias universidades do país, em conjunto com o projeto Hortas Urbanas.