Evento foi em São Lourenço do Sul
O professor Sidney Gonçalves Vieira esteve presente em São Lourenço do Sul, no 7º Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais, realizado nos dias 23, 24 e 25 de abril. O evento, que teve a coordenação geral à cargo da professora Jaqueline Durigon, da FURG, parceira de muitas ações no Hortas Urbanas, contou com mais de 400 inscritos entre pesquisadores/as, agricultores/as e uma série de outras pessoas ligadas à produção, comércio e divulgação das PANC.
Na ocasião o professor Sidney apresentou dois trabalhos, na forma de pôster, que foram divulgados durante os dias do evento. Um dos trabalhos foi uma produção em co-autoria dos professores Sidney Gonçalves Vieira, Adriane Marinho de Assis (FAEM), da STA Ireni Leitzke Carvalho (FAEM) e das bolsistas do projeto Kauana Silveira Cardoso e Maria Fernanda Ghisi. O trabalho intitulado “PANC em Hortas Tradicionais: alimentação ou curiosidade? Estudo de caso no Projeto Hortas Urbanas em Pelotas, RS” foi o relato de um levantamento realizado nas hortas do projeto a fim de avaliar o uso das PANC, O outro trabalho, “PALETAS PANCS. Popularização ou fetiche do consumo de plantas alimentícias não convencionais”, foi realizado em co-autoria entre Sidney Gonçalves Vieira, Andrea Maio Ortigara (PosDoc PPGEO) e Fernanda Tomiello (doutoranda PPGMSPC), analisando o caso da comercialização de paletas contendo PANC no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, PR.
Os resumos dos trabalhos podem ser vistos em: PANC EM HORTAS TRADICIONAIS e PALETAS PANC
A programação completa do evento pode ser acessada no link 7HortPanc
Um dos destaques do evento foi a grande participação feminina, representada por agricultoras, quilombolas, pesquisadoras e estudantes de diversas regiões do país.
O evento também deu espaço para a Feira de Alimentos Não Tradicionais, onde foram comercializados diversos produtos.
No terceiro dia a programação foi destacada pelo trabalho de campo, com visita ao Sítio Espinilho, no interior do município de São Lourenço do Sul.
O Projeto Hortas Urbanas incentiva o uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais em suas horta por acreditar ser esta uma forma alternativa da produção agroecológica de alimentos.
A participação no evento contou com o apoio do CNPq e foi devidamente autorizada pelo Comitê de Ética do Comando Local de Greve.