Referência para as famílias locais durante a pandemia do COVID-19, a Horta comunitária do CDD será reativada em parceria com Projeto Hortas Urbanas
No dia 21 de outubro, o professor Theo Soares de Lima e a bolsista Maria Fernanda Ghisi se reuniram junto à gestão do Comitê de Desenvolvimento do Dunas, representado por Michel Knuth, a fim de fechar parceria para a retomada da horta comunitária que havia sido construída em 2021. Na ocasião, Michel relatou a trajetória do projeto, que mobilizou muitas pessoas durante a pandemia do COVID-19 e tornou-se referência em assistência social no bairro, distribuindo refeições e cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social com as colheitas da horta.
Hoje, a horta está desativada, mas o Comitê percebe a importância de sua retomada. Além da contribuição para a segurança alimentar da comunidade, reiterou-se a importância de promover a alimentação saudável e a produção orgânica e sustentável, além da demanda de restituir uma função social para a área da antiga horta, que acabou tornando-se ponto irregular de lixo.
As próximas etapas serão a medição do terreno, demarcação dos canteiros e a lavra da terra com o motocultivador, a fim de preparar o solo. Na sequência, será realizado um mutirão para cercar a área, construir os canteiros e fazer o plantio. O mutirão será aberto a toda a comunidade pelotense e as inscrições serão divulgadas aqui no blog e nas redes sociais do projeto (Instagram e Facebook).
Além da assistência social prestada à comunidade através de parcerias, como a oferta de Assessoria Jurídica gratuita, captação e distribuição de doações e a organização de Ações Solidárias, o CDD aglutina uma série de projetos sociais, artísticos e culturais, como aulas de teatro, dança, hip-hop e apresentações de espetáculos locais e itinerantes, além de sediar o coletivo Usina Feminista e o Estúdio Dunas Rap. É possível acompanhar as atividades do CDD pela página no Facebook (CDD – Comitê de Desenvolvimento do Dunas) ou clicando aqui.