Material permitirá maior agilidade nas ações
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) adquiriu um conjunto de dez ferramentas (cinco enxadas e cinco pás) que foi destinado ao Projeto Hortas Urbanas. Tratava-se de uma antiga reivindicação da coordenação do projeto, reiterada na última reunião da PREC com a coordenação dos projetos estratégicos da UFPEL. Na ocasião o pró-reitor, professor Eraldo Pinheiro, assumiu o compromisso de atender a solicitação.
As ferramentas tornarão mais ágeis as ações do projeto, tendo em vista que sempre havia a dependência do empréstimo por parte da Superintendência de Infraestrutura (SUINFRA). Os materiais adquiridos são fundamentais, haja vista que na maior parte das vezes não existem ferramentas disponíveis nos locais onde se dá a implantação inicial de uma horta. Ainda que a Suinfra sempre tenha atendido de forma eficiente as demandas com relação ao fornecimento das ferramentas, agora as ações ganham mais autonomia, inclusive para manutenção dos projetos existentes.
Segundo o coordenador atual do projeto, professor Sidney Gonçalves Vieira (LEUR/ICH/UFPEL) “apesar da reconhecida importância das ações desenvolvidas pelo projeto, existe a dificuldade na obtenção de financiamento, nesse sentido, o apoio prestado pela PREC tem sido importante para garantir a execução de nossas ações”.
O Projeto Hortas Urbanas tem atuado na divulgação da sustentabilidade urbana e na cultura de uma nova racionalidade ambiental, com ações que se desenvolvem junto à escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e grupos comunitários, incentivando a produção de alimentos saudáveis, com a realização de diversas oficinas tratando de ações sustentáveis e com a implantação de hortas em diversos locais.