Reunião no Gabinete do Vereador Jurandir Silva discutiu
Agricultura Urbana, Periurbana e outros temas
Na tarde de terça-feira (02/05) a coordenação do projeto Hortas Urbanas esteve na Câmara de Vereadores de Pelotas, à convite do vereador do PSOL, Jurandir Silva. Juntamente com o novo integrante do projeto, Marciano Ferreira (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais), os professores Sidney Gonçalves Vieira e Humberto Dias Vianna estiveram reunidos como o parlamentar e com os membros de sua equipe, Letícia e Rodrigo, em uma reunião para tratar das hortas urbanas.
O vereador expôs a trajetória da atuação de seu gabinete junto ao desenvolvimento de projetos de hortas urbanas em Pelotas. Também se manifestou sobre temas como Segurança Alimentar e Nutricional, destacando a importância das hortas para a conscientização da necessidade de uma agricultura urbana e periurbana agroecológica. Na ocasião, se mostrou entusiasmado com o projeto Hortas Urbanas da UFPel, com o qual já colaborou durante o evento realizado em 2022, além de ter participado de outras reuniões com a equipe do projeto.
Os coordenadores do Hortas apresentaram o projeto e discutiram a necessidade de institucionalização das hortas urbanas com envolvimento da comunidade, mas também do Poder Público. Informaram que têm interesse em pesquisar a atual condição de existência de hortas urbanas comunitárias, escolares e de outros tipos na cidade, a fim de produzir um mapeamento e um inventário da produção e da finalidade dessas iniciativas. O vereador colocou o seu gabinete à disposição para trabalhar em conjunto com o projeto, do mesmo modo que se dispôs a apresentar as hortas com as quais atua ou atuou dizendo do interesse em compartilhar também a discussão sobre hortas urbanas que seu gabinete desenvolve.
A importância da reunião está no fato de que a base do projeto Hortas Urbanas está assentada na sustentabilidade e no desenvolvimento de uma nova racionalidade ambiental, sendo que essas discussões precisam ser aprofundadas no nível acadêmico, mas também no político, a fim de que se efetivem como práticas sociais capazes de produzirem melhorias na qualidade de vida das pessoas.