Hortas Urbanas se reúne com o Comitê de Desenvolvimento do Dunas para retomada da horta comunitária

Referência para as famílias locais durante a pandemia do COVID-19, a Horta comunitária do CDD será reativada em parceria com Projeto Hortas Urbanas

 

No dia 21 de outubro, o professor Theo Soares de Lima e a bolsista Maria Fernanda Ghisi se reuniram junto à gestão do Comitê de Desenvolvimento do Dunas, representado por Michel Knuth, a fim de fechar parceria para a retomada da horta comunitária que havia sido construída em 2021. Na ocasião, Michel relatou a trajetória do projeto, que mobilizou muitas pessoas durante a pandemia do COVID-19 e tornou-se referência em assistência social no bairro, distribuindo refeições e cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social com as colheitas da horta.

Foto: Carlos Queiroz – Diário Popular (2021)

Foto: Comitê de Desenvolvimento do Dunas (2022)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje, a horta está desativada, mas o Comitê percebe a importância de sua retomada. Além da contribuição para a segurança alimentar da comunidade, reiterou-se a importância de promover a alimentação saudável e a produção orgânica e sustentável, além da demanda de restituir uma função social para a área da antiga horta, que acabou tornando-se ponto irregular de lixo.

As próximas etapas serão a medição do terreno, demarcação dos canteiros e a lavra da terra com o motocultivador, a fim de preparar o solo. Na sequência, será realizado um mutirão para cercar a área, construir os canteiros e fazer o plantio. O mutirão será aberto a toda a comunidade pelotense e as inscrições serão divulgadas aqui no blog e nas redes sociais do projeto (Instagram e Facebook).

Além da assistência social prestada à comunidade através de parcerias, como a oferta de Assessoria Jurídica gratuita, captação e distribuição de doações e a organização de Ações Solidárias, o CDD aglutina uma série de projetos sociais, artísticos e culturais, como aulas de teatro, dança, hip-hop e apresentações de espetáculos locais e itinerantes, além de sediar o coletivo Usina Feminista e o Estúdio Dunas Rap. É possível acompanhar as atividades do CDD pela página no Facebook (CDD – Comitê de Desenvolvimento do Dunas) ou clicando aqui.

Hortas no Evento na Semana da Alimentação RS

Roda de Conversa e Exposição no Largo do Mercado Público de Pelotas

O projeto Hortas Urbanas se fez presente na Semana da Alimentação 2023 RS – Rumo à Consciência Alimentar, a realização deste evento foi por meio da AGAN – Núcleo Regional da AGAN na Zona Sul e apoio do Museu do Doce. Pela manhã ocorreu a Roda de Conversa, no Museu do Doce e com o seguinte título: “Frutas Nativas e Plantas Alimentícias Não Convencionais”. Os ministrantes foram A Dra. Marcia Vizzotto e o Sr. Felipe Sedrez Amaral, reuniram diversos cursos da Nutrição, Gastronomia, Agronomia e profissionais da área, assim  como várias instituições e alunos interessados pela temática. As bolsistas Kauana e Maria representaram o Hortas junto a Professora Elisa vinculada ao GT – Nutrição e sua aluna Eronita.

Pela tarde, houve a exposição no largo do Mercado Público, onde o projeto pode desenvolver trocas com as pessoas que passavam pelo local, apresentando o desenvolvimento do que realizamos no projeto, repassando a comunidade pelotense o retorno de nossas ações. Foram distribuídas mudas de Beterraba, Couve, Morango e Tomate Gaúcho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eventos como este são sempre gratificantes, pois aprendemos algo novo.

Fiquem ligados em nosso blog e em nossas redes sociais. 

Medição da horta no Anglo

Projeto não para nem no recesso

 

Os professores Humberto Vianna e Sidney Vieira juntamente com o bolsista Mikael Alves, estiveram na quinta-feira (05/10) no Campus Anglo, onde realizaram a medição do espaço onde estava instalada a horta de plantas medicinais do curso de Enfermagem. Foi feita uma análise acerca das medidas a serem adotadas para reativar o funcionamento da horta. Certamente as ações necessárias incluem limpeza pesada do local, poda de árvores, reconstrução da cerca e do arame de proteção, reinstalação dos canteiros e reorganização geral do espaço. Na avaliação dos coordenadores do projeto tais ações somente poderão ser realizadas com o apoio da Superintendência de Infraestrutura, pois exige mão de obra especializada e provável uso de maquinário e ferramentas que o projeto não dispõe.

Após a avaliação será feito um planejamento, juntamente com o pessoal envolvido com os projetos, a fim de definir a melhor linha de ação para retorno da horta. A proposta irá beneficiar projetos de extensão e também de ensino e pesquisa nas áreas da Enfermagem e Gastronomia principalmente, mas não só.

Oficina sobre PANCS ocorreu nesta Segunda-Feira (02/10)

Projeto Hortas Urbanas junto com o Projeto PANC POP (FURG)

realizou oficina na EMEF Frederico Ozanan

 

Dando continuidade ao Curso de Extensão – “Hortas Urbanas: da Teoria à Prática. Novos Atores, Nova Racionalidade Ambiental” – foi realizada a oficina, intitulada PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais sob orientação da Professora Jaqueline Durigon (FURG) e sua Equipe de alunos/integrantes do Projeto – PancPop – Carolina Possa, Gabriel Carlos Baeta Melo, Laura Becker Quaresma e Rafaela Pinheiro Olixewski. Participaram da oficina os integrantes do Projeto Hortas Urbanas, professor Sidney Gonçalves Vieira, as bolsistas Kauana Cardoso e Maria Fernanda Ghisi; representando a SMED a professora Erica Megiato, além, dos inscritos para a oficina, as turmas dos 7° anos e a equipe da EMEF Frederico Ozanan. A mesma foi realizada para alunos e professores que se interessaram pelo Projeto e pela oficina e assim, estabeleceram a parceria do curso com a SMED. 

Dada a introdução,  o professor Sidney realizou uma apresentação inicial, para na continuidade a professora Jacqueline e sua equipe poderem se apresentar.  Foi relatada pela mesma, qual era o Significado de PANC e Pop, o sentido do projeto em si para os alunos e a importância dessas plantas. Foi montada uma mesa com as Plantas, flores, frutos e a dinâmica realizada pela equipe foi para que todos procurassem descobrir quais eram as plantas na mesa e assim trazendo curiosidade e expectativa a todos. 

 


Os alunos e professores, tiveram bastante curiosidade, perguntaram, interagiram e foi uma manhã muito produtiva. Na parte prática houve a preparação e degustação de alimentos baseados nas plantas, onde as turmas puderam aprender receitas novas e saborosas com as PANCs. 

 

Agradecemos a ótima recepção da EMEF Frederico Ozanan, esperamos acompanhar esse processo de revitalização da horta da escola e que seja uma nova parceria para o projeto. Também agradecemos a professora Jaqueline e sua equipe por toda atenção e dedicação para realização desta oficina. 

 

Pedimos para todos ficarem ligados em nossas novidades pelas redes sociais e aqui pelo nosso blog!

 

Horta vertical na Casa do Carinho

Instalação de horta vertical e nova integrante da equipe Hortas Urbanas

 

A Casa do Carinho, parceira do Projeto Hortas Urbanas, recebeu mais uma ação do projeto. Na oportunidade ocorreu a instalação de uma horta vertical. Foram usadas as árvores existentes no local para a instalação de pets com hortaliças.

A ação foi desenvolvida sob a responsabilidade da profa, Adriane Marinho e da nova integrante do projeto Ireni Lettzke Carvalho, do Laboratório de Sementes da FAEM (Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel – UFPEL)., com a participação dos funcionários da casa. A iniciativa visa demonstrar técnicas diversas de cultivo em hortas, mesmo com pouco espaço, tornando possível a obtenção de alimento de qualidade em diversos tipos de ambientes. Além disso, a instalação vertical deu outra aparência à horta já existentes, despertando a atenção e o interesse das crianças pelo espaço. O projeto e as parcerias estão a cada dia crescendo, para melhoria na qualidade da equipe e das hortas urbanas espalhadas pela cidade.

Seguimos adiante.