Mutirão na Casa do Carinho será na sexta-feira, 04/08

Venha participar da ação de instalação da horta na Casa do Carinho

 

O Projeto Hortas Urbanas retornará à Casa do Carinho para mais uma etapa de implantação da horta no local. Todos os participantes do projeto estão sendo convidados para participarem dessa ação que terá início na sexta-feira (04/08/23) às 9h e deverá continuar até às 12h. Não é preciso nenhuma habilidade especial, apenas disposição e boa vontade para seguir as instruções de construção dos canteiros, plantio de mudas e organização da horta

A Casa do Carinho é um lar assistencial mantido pela Prefeitura Municipal de Pelotas que abriga crianças e adolescentes. A iniciativa da horta no local foi uma demanda da cozinheira D. Joserma, que deseja melhorar a oferta de alimentação para os usuários da casa e conta com o apoio da diretora Solange a da orientadora educacional Jussara, bem como com a participação de todos na casa.

Venha participar desta ação e, se possível, traga uma doação para a casa, serão bem vindos alimentos simples (bolachas, doces e salgados) que não fazem parte dos alimentos fornecidos regularmente na casa, mas que toda criança e adolescente aprecia.

Apenas para nosso controle, FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI NO FORMULÁRIO.

A Casa do Carinho está localizada em Pelotas, no bairro Areal, com endereço na Rua Gago Coutinho, 272.

 

Visitas para planejamento

Nos dias 20 e 21 de julho, foram feitas visitas técnicas em dois pontos de ações do projeto, na UBS Bom Jesus e no Centro Educacional São Luiz Gonzaga, afim de planejar e encaminhar novas demandas.

No dia 20 o projeto foi solicitado para um reunião inicial para planejar a construção de uma horta. segundo o relato da enfermeira Cristiana, a unidade já contava com um espaço de produção de plantas medicinais manejados antes da pandemia, mas que acabou se desarticulando em função do contexto sanitário e do afastamento das pessoas responsáveis. O professor Humberto Vianna juntamente com bolsistas do projeto fizeram a medição do terreno e trouxeram as demandas que serão implementadas em seguida. 

UBS Bom Jesus (Areal)

 

Já no dia 21 novamente o Professor Humberto Vianna, juntamente com a Professora Adriane Marinho responsável pelo GT 2, fizeram uma visita ao Centro Educacional São Luiz Gonzaga para novos encaminhamentos.

Como já relatado anteriormente o desejo do centro era produzir uma horta para fins educacionais e recreativos porém o espaço não possui horas de sol o suficiente para essa demanda, sendo assim, o projeto recomendou o trabalho com plantas ornamentais e árvores, a ideia foi muito bem recebida, logo, iniciaremos os trabalhos práticos por lá também.

Aulão com a Gastronomia

Na manhã do dia 25/07 o projeto foi convidado pelo professor Felipe Herrmann para ministrar uma apresentação no curso de gastronomia.

O professor Sidney Viera juntamente com  as bolsistas do Projeto, Luiza Correa e Kauana Cardoso, ministraram uma oficina de introdução sobre o projeto Hortas Urbanas. A recepção foi calorosa e muitos se mostraram interessados em fazer parte do projeto.

O professor Herrmann, nosso parceiro desde o inicio do projeto, já se prontificou a produzir uma oficina em parceria com a sua disciplina visto o sucesso que foi esse aulão em conjunto. O professor Hermann ministra disciplina que trata da sustentabilidade e vincula esse tema ocm o aproveitamento de resíduos alimentares nos restaurantes.

 

Reunião Fórum Social

Na noite de terça-feira (05/07) ocorreu a reunião do Fórum Social no prédio de odontologia, a noite contou com a presença de discentes da UFPEL, integrantes da PREC – Pro Reitoria de Extensão e Cultura e do professor Dr. Jerri T. Zunusso atual docente da faculdade de Agronomia Eliseu Maciel.

A noite foi contemplada com a apresentação do projeto “Do canteiro ao prato – Pelotas/RS” pelo professor Jerri, que inicialmente compartilhou sua trajetória no projeto Hortas Urbanas e o impacto do projeto na comunidade.
O projeto é a replicação de um projeto já realizado no CCMar – Centro de convívio dos Meninos do Mar | FURG que tem como fundamento a implementação de hortas em espaços urbanos para produção de alimentos, entre outros objetivos sociais.
Após a apresentação do projeto, a noite contou com uma roda de conversa onde foi debatido a importância do projeto para a comunidade entre outras demandas sociais.

O projeto foi representado pelo bolsista Mikael Alves Schneider.

Reunião com SMED programa agenda de ações

Hortas Urbanas coordena novas ações com a SMED

A coordenação do Projeto Hortas Urbanas esteve reunida com representantes da Secretaria Municipal de Educação de Pelotas para tratar da ação “Hortas Urbanas: da teoria à prática. Novos Atores, nova racionalidade ambiental”. Trata-se de uma atividade de extensão na modalidade curso, ofertada para os professores do município e aberta para participação da comunidade em geral. Na ocasião, estiveram presentes Sidney Gonçalves Vieira, Roberta Manke de Lima Vella e Luíza Helena Correa Tybusch pela coordenação do projeto e Érica Insaurriaga Megiato e Flávia de Nobre Campelo pela SMED;

 

Ficou definida  a data de 10 de agosto de 2023 para o início da ação. que será realizada com a oferta das oficinas sobre “Sustentabilidade, Racionalidade Ambiental e Hortas Urbanas: uma introdução necessária” e a oficina “Nutrição e Hortas Urbanas”, no Auditório da SMED. As demais atividades seguem cronograma em ajuste a ser divulgado proximamente para que os interessados façam suas inscrições. O curso terá um total de 40 horas, com a expedição de certificados via Cobalto.