Hisales 15 anos

HISALES 15 ANOS

São 15 anos de Hisales! Criado pela profa. Dra. Eliane Peres, o grupo de pesquisa foi cadastrado em junho de 2006 junto ao CNPQ. De lá para cá, cresceu e se transformou em um centro de memória e pesquisa, sendo hoje um órgão complementar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. As inúmeras ações de pesquisa, ensino e extensão se desdobram em muitas histórias, vivências, lembranças, experiências, parcerias, conhecimentos e aprendizados.

Já passaram pelo Hisales 83 integrantes e alguns deles ainda seguem conosco. São 47 graduandos (voluntários, bolsistas de Extensão e Cultura, bolsistas de Ensino e bolsistas de Iniciação Científica), 27 mestrandos, 16 doutorandos e 01 pós-doutoranda que fazem parte dessa trajetória acadêmica. Várias teses, dissertações e incontáveis artigos, capítulos e resumos marcam a presença do Hisales nas produções nacionais e estrangeiras em eventos, periódicos, livros, entre outros, além das apresentações diversas.

São muitas exposições realizadas, eventos promovidos e ações em parcerias com eventos e outros grupos. São centenas de visitantes que o Hisales já recebeu e que deixam um pouco de si conosco. De crianças a idosos, cada presença no nosso espaço é ímpar. São escolas, cursos de graduação da UFPel, grupos de outras universidades da cidade e de outros estados, professores, grupos de instituições e órgãos variados, pesquisadores externos, pesquisadores estrangeiros, e a comunidade em geral, pessoas curiosas e interessadas que chegam à nossa sala, por agendamento ou à vontade, por indicação ou por acaso, e que se encantam com o que ali encontram.

Hoje, em 2021, são 6 os principais acervos que contribuem com a salvaguarda da história da educação, através de 2116 cadernos de alunos, 281 cadernos de planejamento de professoras, 1255 livros para o ensino da leitura e da escrita nacionais, 49 livros para o ensino da leitura e da escrita nacionais “artesanais”, 126 livros para o ensino da leitura e da escrita estrangeiros, 392 livros didáticos produzidos no Rio Grande do Sul entre 1900 e 1980, 686 escritas pessoais e familiares, incontáveis materiais didático-pedagógicos, e outros vários itens distribuídos em acervos complementares. Esses são apenas os já catalogados e ainda tem muito mais…! Tudo isso graças principalmente às doações que o Hisales recebe da comunidade!

Apesar do contexto pandêmico e do período de exceção em que estamos vivendo desde 2020, queremos muito celebrar com vocês essa data especial, nos reinventando pela internet, em respeito aos protocolos de saúde necessários nesse momento. Para isso, as profas. Dras. Vania Thies e Chris Ramil (coordenadoras do Hisales), com a colaboração da profa. Dra. Eliane Peres e juntamente aos integrantes do grupo (graduandos, mestrandos e doutorandos), estão preparando algumas ações online!

Então, juntem-se a essa aglomeração virtual conosco! Acompanhem nossas redes sociais, curtam, comentem, compartilhem e estejam conosco em nossas ações alusivas aos 15 anos do Hisales, pois vocês também são parte dessa história!

Este selo comemorativo dos 15 anos do Hisales, que está sendo lançado hoje, irá nos acompanhar nos próximos meses, marcando as programações comemorativas deste ano especial!

A partir de amanhã, várias fotografias mostrando um pouco do muito que se fez em todos esses anos serão compartilhadas nas redes sociais do Hisales (@hisales.ufpel). Aproveitem!
Vida longa ao Hisales – patrimônio da UFPel!
____________________
Se você tem uma foto no Hisales, poste nas suas redes sociais e escreva #hisalesufpel na publicação! Assim, você ajuda a compor nosso mural de fotos, com boas lembranças!
Quer ver as fotos que já estão por lá? Clique aqui #hisalesufpel

Translate »