Exposição virtual HISALES: 15 ANOS EM 15 TEMAS

HISALES: 15 ANOS EM 15 TEMAS

Já que estamos comemorando 15 anos, por que não nos desafiarmos a contar a história do Hisales em 15 temas através de imagens que representem um pouco disso tudo?
Pois então, começaremos amanhã a publicar algumas fotografias que simbolizam esses temas, que serão apresentados no decorrer da semana.
Fiquem de olho aí, acompanhem e venham fazer parte dessa história conosco!

 

HISALES: 15 ANOS EM 15 TEMAS
TEMA 1 – INTEGRANTES DO HISALES
Esta é apenas uma das várias fotografias com os integrantes do Hisales. Só para lembrar, já passaram 83 pessoas por aqui! É muita gente fazendo parte da história do Hisales!
Esta fotografia é de um dos encontros realizados pelo grupo, no final de 2011, ano em que o grupo completou 5 anos de atividades. No decorrer dos próximos meses, outras imagens com os hisalenses irão aparecer por aqui!
E você, hisalense? Tem alguma foto com os integrantes do Hisales por aí? Gostaríamos muito de ter ela também!
Compartilhe conosco e colabore com a história do Hisales em imagens!

 

HISALES: 15 ANOS EM 15 TEMAS
TEMA 2 – EXPOSIÇÃO PERMANENTE DO HISALES
Você conhece a nossa sala? Já viu a exposição permanente? Caso ainda não, quando tudo isso passar, venha ver de pertinho, ao vivo e a cores! Será um prazer para nós recebermos a sua visita!
A foto ilustra uma parte do espaço, com uma sala de aula “antiga”, mobiliários e alguns materiais didático-pedagógicos.
Há ainda alguns expositores com materiais que ficam expostos continuamente, durante todo ano.
No decorrer dos próximos meses, outras imagens da sala do Hisales e da exposição permanente irão aparecer por aqui!
Compartilhem conosco aquelas fotos que vocês fizeram nos ambientes do Hisales também! Estamos curiosos para ver!

 

HISALES: 15 ANOS EM 15 TEMAS
TEMA 3 – EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS DO HISALES
Além da exposição permanente, o Hisales também possui um espaço no qual são realizadas exposições temporárias e temáticas.
Algumas são propostas e criadas pelo próprio grupo no intuito de dar visibilidade aos acervos do centro sob variadas abordagens, outras são realizadas por demandas que surgem pela parceria com eventos e ações específicas de parceiros da UFPel, e também há aquelas preparadas para pedidos externos, de outros profissionais, que levam seus grupos para prestigiar, conhecer e aprender mais sobre determinado tema.
Esta é uma foto de um detalhe de um dos expositores em uma dessas diversas exposições já realizadas, com o foco na educação do campo.
Você já visitou alguma dessas exposições temáticas? Ainda não? Não tem problema! Esperamos vocês no retorno às atividades presenciais, quando a pandemia de Covid-19 passar e estivermos preparados para receber as pessoas novamente!
No decorrer dos próximos meses, outras imagens de exposições temporárias e temáticas irão aparecer por aqui!
Conte para nós sobre as suas experiências no Hisales e compartilhe conosco aquelas fotografias que você também registrou por lá!

 

HISALES: 15 ANOS EM 15 TEMAS
TEMA 4 – DEFESAS DE MESTRADO E DOUTORADO DO HISALES
O Hisales integra a formação acadêmica de vários mestrandos e doutorandos, que pesquisam temas afins aos três principais eixos de pesquisa do grupo:
1. História da alfabetização e da escolarização;
2. Práticas escolares e não-escolares de leitura e escrita;
3. Conteúdo, visualidade e materialidade em livros didáticos, impressos pedagógicos e materiais escolares.
Esta fotografia é da primeira defesa de Doutorado realizada junto ao Hisales, pela colega Renata Gonçalves, sob orientação da profa. Dra. Eliane Peres, em 2010. No decorrer dos próximos meses, outras imagens relativas às defesas irão aparecer por aqui!
Dê uma espiada no site do Hisales (https://wp.ufpel.edu.br/hisales/?page_id=16) para conferir as dissertações e teses já produzidas e orientadas pelas profas. Dras. Eliane Peres e Vania Grim Thies.
E você, tem alguma fotografia de defesa de Mestrado ou Doutorado, sua ou de colegas ou como banca ou como convidado, que aconteceu junto ao Hisales? Compartilhe conosco também!

 

HISALES: 15 ANOS EM 15 TEMAS
TEMA 5 – DOAÇÕES AO HISALES
O Hisales possui vários acervos constituídos com o objetivo de fazer a salvaguarda da história da educação. Eles existem e crescem, paulatinamente, principalmente pelas consideráveis doações atenciosas das pessoas, de todos os cantos do Brasil e também de outros países, que reconhecem a importância desse ato e confiam ao Hisales a responsabilidade de conservar, preservar e disponibilizar os materiais, para visitação e pesquisas. Cada doação significa muito para o Hisales e ao integrar esses itens aos acervos, sabemos que temos ali uma missão importante, com o cuidado dos materiais que simbolizam e representam a vida de muitas pessoas, reunidas no mesmo espaço.
Esta foto exemplifica um desses casos, registrando o caderno de alfabetização, de 1974, e alguns materiais utilizados pela profa. Dra. Nóris Leal e doados por ela ao nosso centro.
E você? Gostaria de doar algo para o Hisales? Pensa com carinho e vai organizando e separando por aí o material para fazer parte de nossos acervos. No retorno às atividades presenciais, poderemos receber as doações na sala, novamente.
No decorrer dos próximos meses, outras imagens de doações irão aparecer por aqui!
E você? Tem alguma foto das doações ao Hisales para compartilhar conosco?

 

HISALES: 15 ANOS EM 15 TEMAS
TEMA 6 – ACERVOS DO HISALES
Esta fotografia apresenta uma parte das estantes que armazenam um dos 6 principais acervos do Hisales. São mais de 2.000 cadernos escolares de alunos já catalogados, da década de 1920 aos dias atuais. Atualmente, é considerado o maior acervo do tipo no Brasil, com reconhecimento inclusive internacionalmente. Por isso, devemos valorizar e dar visibilidade aos acervos constituídos pelo Hisales.
Entre os 6 principais acervos do Hisales, além dos cadernos escolares de alunos, estão os cadernos de planejamento de professoras, os livros para o ensino da leitura e da escrita nacionais e estrangeiros, os livros didáticos produzidos no Rio Grande do Sul entre 1900 e 1980, os materiais didático-pedagógicos e as escritas pessoais e familiares. Há também diversos acervos complementares.
Se você quiser saber mais sobre os acervos do Hisales, dá uma conferida no site: https://wp.ufpel.edu.br/hisales/
No decorrer dos próximos meses, outras imagens dos acervos do Hisales irão aparecer por aqui!
Você tem fotos dos acervos do Hisales? Adoraríamos ver elas nas redes sociais!

 

HISALES: 15 ANOS EM 15 TEMAS
TEMA 7 – TRABALHO DOS INTEGRANTES DO HISALES
O Hisales não existe sem a dedicação de seus integrantes. São bolsistas e voluntários que deixam um pouco de si em cada detalhe de nosso centro de memória e pesquisa, nesses 15 anos.
Para organização dos acervos, por exemplo, há um trabalho cuidadoso de triagem, limpeza, confecção de embalagens, catalogação, fichamento, armazenamento, manutenção e controle do material doado.
Aqui também vale lembrar das muitas horas de pesquisa dos doutorandos, mestrandos e graduandos nos materiais que compõem os acervos. Além disso, há várias outras atividades desempenhadas pelos integrantes para a plena efetivação das ações de extensão, pesquisa e ensino do Hisales.
Gratidão a todos vocês, por fazerem parte dessa história!
Esta foto exemplifica apenas uma das inúmeras atividades desenvolvidas, com as bolsistas graduandas Fabiane Weber e Janaína Alves confeccionando as “caixinhas” dos cadernos de alunos. No decorrer dos próximos meses, outras imagens do dia-a-dia dos integrantes na sala do Hisales irão aparecer por aqui!
Hisalenses, postem as suas fotos mostrando a rotina de trabalho no Hisales! Façam parte dessa história do Hisales por imagens também!

 

HISALES: 15 ANOS EM 15 TEMAS
TEMA 8 – TRABALHO DE PESQUISADORES EXTERNOS NO HISALES
Você sabia que o Hisales recebe pesquisadores externos que desejam investigar os acervos, em busca de objetos e fontes para suas pesquisas? Os acervos são ricos em referência e merecem ser explorados, não apenas pelos integrantes do Hisales. Esses materiais podem ser consultados localmente por qualquer interessado que solicite atendimento e terá auxílio permanente dos integrantes.
Esta foto exemplifica uma dessas visitas, do colega Eduardo Hass da Silva, na época doutorando em Educação da Unisinos (São Leopoldo/RS) e orientando da profa. Luciane Grazziotin, que pesquisou alguns materiais dos acervos do Hisales para sua tese.
No decorrer dos próximos meses, outras imagens de pesquisadores externos irão aparecer por aqui!
E você? Lembrou daquela sua foto pesquisando e trabalhando lá também? Compartilha conosco!

 

HISALES: 15 ANOS EM 15 TEMAS
TEMA 9 – EVENTOS DO HISALES
São inúmeros os eventos já realizados pelo Hisales nesses 15 anos, para distintos públicos, com variados focos e abordagens e em formatos diversos, abertos a todos os interessados nas temáticas propostas.
Esta fotografia registra uma dessas ocasiões, que integrava uma série de palestras sobre letramento literário, sendo neste caso com a apresentação da profa. Dra. Eliane Peres, falando sobre esse tema vinculado aos anos iniciais da escola, em um auditório lotado, em 2015.
No decorrer dos próximos meses, outras imagens de eventos do Hisales irão aparecer por aqui!
Mande suas fotos de participação nos eventos do Hisales para nós!

 

HISALES: 15 ANOS EM 15 TEMAS
TEMA 10 – PARTICIPAÇÃO DO HISALES EM EVENTOS E PUBLICAÇÕES
O Hisales divulga as suas produções, através da participação em eventos e das publicações em periódicos, livros, e-books, entre outros. Estas práticas são consideradas essenciais para difundir as pesquisas, fomentar parcerias e ampliar o conhecimento do Hisales entre os pares, em todos os contextos possíveis, incentivando-se também a interdisciplinaridade entre várias áreas de conhecimento.
Os integrantes representam o centro em vários eventos, locais, regionais, nacionais e internacionais. Além disso, o Hisales também tem vários artigos em periódicos e já publicou alguns livros, que podem ser conferidos no site (https://wp.ufpel.edu.br/hisales/?page_id=41), bem como tem integrado obras coletivas, em parceria com pesquisadores de outras instituições.
Esta foto ilustra o grupo no último encontro da Associação sul-rio-grandense de pesquisadores em História da Educação – Asphe, realizado em 2019 na Unipampa (Bagé/RS). Esse é um evento bastante significativo na trajetória do Hisales, visto que o grupo participa desses encontros anualmente, há 13 anos.
No decorrer dos próximos meses, outras imagens em eventos e de publicações do Hisales irão aparecer por aqui!
Você tem alguma foto para nos enviar, daquele evento que foi com o Hisales ou de algum lançamento de publicação do grupo?
Compartilhe conosco!

 

HISALES: 15 ANOS EM 15 TEMAS
TEMA 11 – PARCERIA DO HISALES COM PROJETOS VARIADOS
Parcerias com projetos variados da UFPel e com ações externas à universidade também são realizadas pelo Hisales. São variados os temas, focos e públicos envolvidos nessas ocasiões e o grupo procura se engajar e corresponder às demandas, dada a importância da atuação do Hisales na formação dos integrantes e para contribuir no incentivo ao desenvolvimento de projetos, como aqueles vinculados a causas sociais, comunitárias, solidárias, em Pelotas.
Esta foto exemplifica uma das ações externas, na qual os integrantes do Hisales desenvolveram uma tarde de leitura literária em uma ONG (Organização não-governamental) dos moradores da região da Balsa, com as crianças e adolescentes da comunidade. Nessa imagem, está a bolsista e graduanda Indiara da Silva, lendo um livro de literatura infantil para uma menina.
Se você tiver alguma foto do Hisales em projetos variados, que tal postar também e fazer parte dessa história?

 

HISALES: 15 ANOS EM 15 TEMAS
TEMA 12 – PARTICIPAÇÃO DO HISALES NA REDE DE MUSEUS DA UFPel
O Hisales integra a Rede de Museus da UFPel desde 2017. Desde então tem sido parceiro junto aos demais integrantes do órgão nas ações realizadas, participando em oficinas, exposições, eventos, formações, divulgação de acervos, entre outros, representando, assim, a UFPel local e nacionalmente, valorizando o patrimônio dos museus, acervos e coleções da instituição e fomentando a aproximação com a comunidade.
Esta fotografia mostra a participação do Hisales na Semana de Museus da UFPel 2018, em uma exposição coletiva organizada pela Rede de Museus e realizada no Largo do Mercado Público, no centro da cidade, que contou com a participação atenta e curiosa da comunidade em geral.
A imagem registra o momento em que um senhor sentou em uma das classes escolares antigas, que integram o mobiliário dos acervos do Hisales e praticou a escrita à pena, revivendo saudosamente os seus tempos de escola.
Vocês têm alguma foto com o Hisales junto às ações da Rede de Museus? Compartilhem conosco!

 

HISALES: 15 ANOS EM 15 TEMAS
TEMA 13 – VISITAS AGENDADAS DE GRUPOS NO HISALES
Você sabia que o Hisales recebe visitas agendadas de grupos na sala? Muitos já estiveram por lá, vindos de escolas, cursos de graduação e pós-graduação da UFPel, cursos de outras universidades locais e dos demais estados, órgãos do governo municipal e estadual, participantes de eventos diversos, grupos de pesquisadores nacionais e estrangeiros, equipes com fins variados, entre outros. Desde crianças à idosos, o Hisales está sempre disponível a receber os interessados em conhecer o espaço e os acervos, incluindo apresentação e monitoria dos integrantes.
Algumas visitas também são realizadas por demandas de temáticas específicas e o Hisales prepara atentamente o material adequado para esses encontros. São públicos, temáticas e propósitos diferentes.
Cada visita se transforma em um aprendizado, uma descoberta e uma experiência expressiva para todos os envolvidos, tanto os visitantes como os integrantes do Hisales que os recebem.
Nesta foto, estão algumas das crianças de uma escola olhando atentas e curiosas aos instrumentos que exemplificam a evolução da escrita em um expositor na sala do Hisales.
Momentos como estes simbolizam o quão significativo é para o Hisales continuar investindo nessas ações de extensão, potentes para a formação e conhecimento de cada visitante que por lá passa.
Se você já visitou a sala do Hisales com o seu grupo, que tal postar nas redes sociais as fotos que registrou por lá e marcar o Hisales na mensagem? Faça parte dessa história também!

 

HISALES: 15 ANOS EM 15 TEMAS
TEMA 14 – VISITAS DA COMUNIDADE NO HISALES
O Hisales está sempre de portas abertas e recebe todas as pessoas interessadas em conhecer o espaço, no turno da manhã e da tarde, sem a necessidade de agendamento prévio.
Esta fotografia é um desses casos e ilustra uma senhora, do interior da cidade de São Lourenço/RS, que visitou o Hisales acompanhada de sua neta e posou para a clássica fotografia de recordação escolar, sentada junto à mesa da professora, que integra a exposição permanente do Hisales.
São muitas as histórias e lembranças que temos das visitas da comunidade em geral. São pessoas de todas as idades, origens e interesses, que nos encantam com os relatos, memórias, curiosidades, reações, afetos e nos surpreendem a cada doação que trazem ao Hisales.
Infelizmente, desde o início da pandemia de Covid-19, isso não tem sido possível, mas tão logo esse período conturbado passe, com todos os cuidados necessários e seguindo os protocolos da UFPel, voltaremos a abrir para o público.
Você visitou o Hisales e fez fotografias na sala? Compartilhe conosco! Faça parte dessa história em imagens também!

 

HISALES: 15 ANOS EM 15 TEMAS
TEMA 15 – HISALES NA PANDEMIA
Não tem sido fácil, mas seguimos reunindo forças e somando nossas energias pelo Hisales, pois ele não é nosso, é de todos e para todos! É patrimônio da UFPel!
Enquanto a sala e os acervos nos esperam e a cada dia nossa saudade de voltar à rotina aumenta, há mais de 1 ano, estamos nos reinventando, criando várias ações de forma remota e virtual e trabalhando via internet, pois precisamos continuar!
Mesmo à distância, temos proposto atividades pelas redes sociais e pelas plataformas de webconferência. Buscamos manter a aproximação com a comunidade através de campanhas e desafios, fomentamos a formação dos integrantes nos encontros semanais, participamos de projetos coletivos e interinstitucionais, organizamos e investimos em eventos com a participação de convidados e interessados, e muito mais.
Esta imagem ilustra um print de um dos encontros semanais, realizados de forma online em 2020, com os integrantes do Hisales em suas casas e respeitando o isolamento social necessário, em uma segunda-feira pela manhã.
Enfim, apesar do contexto e das limitações, o Hisales segue ativo e a pandemia de Covid-19 também tem feito parte dessa história!
Muitas histórias ainda farão parte da história do Hisales! Por isso, a gente tem dito que, apesar de tudo, o Hisales está on!
Vida longa ao Hisales – patrimônio da UFPel!

 

HISALES: 15 ANOS EM 15 TEMAS
E aí? Curtiram a pequena amostra, rememorando os 15 anos do Hisales em 15 temas?
Aqui vai mais uma curiosidade, que merece ser aqui registrada também! Vocês sabem quantas salas o Hisales já ocupou, desde a sua criação? Pois então, essa foto ilustra a atual e quarta sala, inaugurada em 2017 e está situada no Campus 2 – UFPel.
Nesses 15 anos, foram várias as mudanças, realizadas com muito apoio de integrantes no transporte e na reorganização de todos os acervos em cada ocasião. Quem participou disso sabe bem a tamanha responsabilidade e o trabalho empenhado nesses momentos!
O Hisales, na sua origem, ocupava uma sala bem pequena, com apenas um armário de acervos. Conforme os acervos foram sendo ampliados, ocorreram mudanças de espaços. Foram 2 salas na FaE (em andares diferentes, no prédio do ICH), uma sala no Campus Canguru e, enfim, a atual sala, no pátio do Campus 2 da UFPel. Esta é mais ampla e, com melhores condições, nela podemos organizar os acervos, trabalhar, receber as pessoas e fomentar efetivamente todas as ações de extensão, pesquisa e ensino, que tanto desejávamos e que temos desenvolvido desde então.
Por isso, agradecemos aos colegas gestores, docentes e técnicos-administrativos e equipes terceirizadas da Reitoria da UFPel, do ICH e da FaE por acreditarem no nosso trabalho, apoiarem nossas realizações e pelo suporte recebido, nesses 15 anos de trajetória do Hisales – o centro de memória “História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares”.
Continuem conosco nessas comemorações! Estejam atentos às novidades nas nossas redes sociais!
Enquanto isso, postem nas suas redes sociais sobre o aniversário do Hisales e escrevam #hisalesufpel no texto dos seus posts! Pode ser um relato, uma fotografia, uma mensagem… tudo vale a pena para celebrar essa data tão especial, que merece ser registrada por todos, com carinho, alegria e satisfação! Vocês também fazem parte dessa história!
O Hisales está on!

____________________
Se você tem uma foto no Hisales, poste nas suas redes sociais e escreva #hisalesufpel na publicação! Assim, você ajuda a compor nosso mural de fotos, com boas lembranças!
Quer ver as fotos que já estão por lá? Clique aqui #hisalesufpel

Translate »