19º Encontro da ASPHE

cartaz 19ASPHE final internet

Cartaz do 19º Encontro da ASPHE

Esta semana começa o 19º Encontro da ASPHE em Pelotas, organizado pelos grupos de pesquisa HISALES e CEIHE, vinculados à FaE/PPGE/UFPel.

O foco temático do encontro será as pesquisas regionais em História da Educação, com ênfase nas culturas do pampa, trazendo o seguinte título: “História da Educação e Culturas do Pampa: diálogos entre Brasil e Uruguai”. O evento, que conta com mais de 120 inscritos e com mais de 100 trabalhos aprovados para comunicação, contará com participantes e palestrantes oriundos de outras cidades do RS e demais estados do país, além de pesquisadores vindos do Uruguai.
O encontro acontecerá na Faculdade de Educação (FaE), localizada na Rua Alberto Rosa, 154, de 6 a 8 de novembro de 2013.
Ainda dentro da programação do evento, encontra-se a exposição de curta duração “Recuerdos: registros da cultura material escolar em Pelotas e região” organizada pelos grupos de pesquisa CEIHE e HISALES juntamente com a equipe técnica do Museu da Baronesa. A exposição será inaugurada no dia 6 de novembro, às 18h, durante a Abertura Solene do evento. Ela estará aberta a visitação a partir do dia 7 de novembro, das 14h às 18h. O Museu da Baronesa está localizado na Av. Domingos de Almeida, 1490 – Bairro Areal, Pelotas/RS.

Um breve histórico da ASPHE-RS: Desde a sua criação em 1995, a ASPHE tem contribuído de maneira relevante com pesquisas, estudos, e encontros sobre a história da educação no geral, e sempre que possível a história da educação do sul do Brasil. Com uma caminhada que perfaz quase 20 anos, consolidou-se no cenário nacional e internacional, como uma associação séria, competente e dinâmica, propiciando em seus diversos encontros, assim como pela revista que publica, como um espaço privilegiado de socialização de estudos, de divulgação da produção historiográfica dessa área do saber. Desse modo, a ASPHE, com seus encontros e com a sua revista História da Educação, tem sido foros privilegiados. Não é qualquer associação que pode comemorar 19 encontros, e manter um periódico avaliado pela CAPES, como periódico nacional Qualis A. Congregando diversos pesquisadores do Brasil, e de outros países, tem procurado ao longo de sua trajetória, uma abertura sempre maior, espraiando suas atenções, desejos e buscas, por novos horizontes e novas perspectivas. Assim, dentro desse espírito, este 19º Encontro abre e amplia um novo espaço com os países do pampa.

 

Convite da Exposição do 19º Encontro da ASPHE

Convite da Exposição do 19º Encontro da ASPHE

Translate »