Início do conteúdo
    Notícias
  • Geos Divulga: Curso online “Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico”

    O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançou o curso online de “Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico” que visa à capacitação e o aperfeiçoamento no desempenho dos profissionais de Defesa Civil, a partir do esclarecimento dos principais conceitos e métodos aplicados durante o mapeamento de áreas de risco geológico.

    O curso é 100% online, gratuito e com certificado de 40 horas.

    Link para inscrição: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/715

  • Palestra “Destaques de TCCs nas Geociências” com a professora Andrea Sander

    O GEOS convida a todos para participar da palestra “Destaques de TCCs nas Geociências” com a professora Andrea Sander. A palestra será dia 22/11/2021 (segunda-feira) às 18 horas, no seguinte link https://www.youtube.com/watch?v=LdNOoT9tHz8

    A professora Andrea Sander é a 1ª Geóloga contratada na Superintendência Regional de Porto Alegre (SUREG/PA), possui mais de 30 anos de experiência com Petrologia e Mapeamento no Serviço Geológico do Brasil – CPRM e também é professora da UNISINOS!

    A palestra é totalmente gratuita e com com certificado!! 

  • GEOS na 7ª SIIEPE

    A 7ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel ocorrerá entre os dias 18 e 22 de outubro de 2021 e o GEOS estará presente com 3 trabalhos aprovados no Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e 1 trabalho no Congresso de Ensino de Graduação (CEG).

    A programação do GEOS na 7ª  SIIEPE está imperdível

    -Segunda- Feira (18/10/2021)

    Sessão 09- CEC- Horário 10h- 10h50min

    Título do trabalho: Extensão e quarentena: EXTENSÃO E QUARENTENA: VÍDEO SOBRE AS CAMADAS DA TERRA EM PLATAFORMA VIRTUAL

    Apresentador: Johny Barreto Alves

    Vídeo enviado para o congresso:

    -Terça-Feira (19/10/2021)

    Sessão 23-CEC- Horário 11h- 11h50min

    Título do trabalho: Extensão e quarentena: EXTENSÃO E QUARENTENA: VÍDEO SOBRE O ÁRTICO E A ANTÁRTICA EM PLATAFORMA VIRTUAL

    Apresentadora: Emanuélle Soares Cardozo

    Vídeo enviado para o congresso:

    -Quarta-Feira (20/10/2021)

    Sessão 37-CEC- Horário 08h- 08h50min

    Título do trabalho: Extensão e quarentena: EXTENSÃO E QUARENTENA: VÍDEO SOBRE OS FÓSSEIS EM PLATAFORMA VIRTUAL

    Apresentadora: Alana Santos Pires

    Vídeo enviado para o congresso:

     

    Sessão 49-CEG- Horário 14h- 14h50min

    Título do trabalho: Extensão e quarentena: PRÁTICAS ONLINE PARA O GRUPO DE ESTUDOS EM GEOCIÊNCIAS – GEOS

    Apresentadora: Suyane Gonçalves de Campos

    Vídeo enviado para o congresso:

  • Muito Obrigado e até o 2º CPGEOS!

    O GEOS manifesta seus sinceros agradecimentos aos envolvidos na execução do 1º Ciclo de Palestras do GEOS – UFPEL.

    — Agradecemos à Isabela Fernandes Andrade, reitora da Universidade Federal de Pelotas, por prestar apoio institucional e realizar a cerimônia de abertura do evento.

    — Agradecemos à Camile Urban, coordenadora do curso de Engenharia Geológica, e a Valmir Risso, coordenador do curso de Engenharia de Petróleo, por apoiarem e divulgarem institucionalmente o 1º CPGEOS.

    — Agradecemos à Karen Adami, Andrea Sander, Dario Peixoto, Daniel Vieira, David Debruyne, Brenda Fragoso, Kel Xavier, Yasmin Oshiro e Wesllen Völz, por enriquecerem o 1ºCPGEOS com suas experiências e suas vivências que tangenciam os âmbitos de Ensino, Pesquisa e Extensão.

    — Agradecemos à Revista Galileu, a Sociedade Brasileira de Geologia e ao Serviço Geológico do Brasil, por fomentarem as geociências e a execução do 1º CPGEOS através de seus patrocínios.

    — Agradecemos a todos os ouvintes, que contribuíram para o sucesso e caminhar do evento, por meio de suas perguntas, comentários e interações em redes sociais.

    — Agradecemos à comissão organizadora, composta pelo Prof. Viter Magalhães Pinto, e os alunos do Curso de Graduação em Engenharia Geológica: Alana Rosalini Pires, Emanuélle Soares Cardozo, Geysi Custódio, Johny Barreto Alves, Raíssa de Araujo Silva Ferraz, Suyane Gonçalves de Campos e Vitor Mateus Lopes Vargas.

    Muito obrigado por participarem e fomentarem os trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão!

    Até o 2º CPGEOS!

  • Assista o lançamento do Landsat 9, da NASA, ocorrido nesta segunda-feira (27)

    Depois de ter sido adiado em 11 dias, aconteceu nesta segunda-feira (27) o lançamento do satélite Landsat 9, da Nasa. O satélite Landsat 9, um projeto conjunto da Nasa e do Serviço Geológico dos EUA (USGS), decolou do Complexo de Lançamento Espacial 3 na Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, a bordo do foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA).

    Conforme informa o site Space, o Landsat 9, o satélite é um esforço conjunto da agência espacial americana e do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

     

    Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/09/27/ciencia-e-espaco/lancamento-landsat-9/

  • 1º CICLO DE PALESTRAS GEOS — NOSSAS VIVÊNCIAS, NOSSAS EXPERIÊNCIAS!

    Convidados a todos para participar do 1º CICLO DE PALESTRAS GEOS — NOSSAS VIVÊNCIAS, NOSSAS EXPERIÊNCIAS!  

    O evento ocorrerá nos dias 21, 23, 28 e 30 de Setembro de 2021, às 19 horas, no canal do GEOS (YouTube) e será totalmente virtual, gratuito e com certificado de participação!

    Inscrições pelo link: https://forms.gle/pdBusdfEUk6SAAG77

    Este evento tem o intuito de difundir conhecimentos atrelados às experiências científicas pessoais de palestrantes, através de uma série de palestras e roda de conversa. As atividades serão voltadas à pesquisa, ensino e extensão, em diferentes áreas do conhecimento, como a Geologia, Engenharias, a Biologia, a Educação e afins.

    Em breve mais informações!!

  • E-Book “Contribuições à Geologia do Rio Grande Do Sul e de Santa Catarina” está disponível

    Informamos que o E-Book “Contribuições à Geologia do Rio Grande Do Sul e de Santa Catarina”, organizado por: Andréa Ritter Jelinek e Carlos Augusto Sommer, já está disponível para consulta e download por meio do link https://lume.ufrgs.br/handle/10183/221967

    “Esta publicação especial do Núcleo RS/SC da Sociedade Brasileira de Geologia integra uma coletânea de capítulos de revisão da Geologia dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, contendo os resultados dos principais grupos de pesquisa que atuam nestes dois estados. Esta obra tem como objetivo fornecer uma visão geral da produção geocientífica recente e vem estender o conhecimento gerado na academia para toda a comunidade geológica. A abordagem integrada dos resultados aqui apresentados constitui uma contribuição inédita em termos de SBG‑RS/SC, e que será de grande utilidade para a comunidade geocientífica brasileira, incluindo pesquisadores, professores e profissionais do mercado, além de estudantes de graduação e de pós‑graduação em geociências.” 

    Andréa Ritter Jelinek e Carlos Augusto Sommer

    Parabenizamos todos os autores pelo excelente trabalho, em especial aos membros do Geos, professor Viter Magalhães Pinto (autor do capítulo 5 e co-autor dos capítulos 1, 2 e 6), do David Debruyne e Brenda Fragoso, co-autores do capítulo 5.

  • Carta aberta sobre a urgência da imunização nacional contra a doença do coronavírus (COVID-19) para salvar vidas e evitar um “apagão” na formação de bacharéis e bacharelas em Geologia e Engenharia Geológica no Brasil

    Carta aberta sobre a urgência da imunização nacional contra a doença do
    coronavírus (COVID-19) para salvar vidas e evitar um “apagão” na formação de
    bacharéis e bacharelas em Geologia e Engenharia Geológica no Brasil

    Ao nos solidarizarmos com as mais de 500.000 famílias brasileiras enlutadas devido às perdas pela doença do coronavírus (COVID-19), vimos a público manifestar nosso repúdio pela má condução de questões sanitárias e de Saúde em nosso país que, se bem orquestrada, poderia ter minorado todos os danos associados à Pandemia em curso e evitado milhares de mortes. Neste cenário desolador, manifestamos a nossa preocupação com a formação de profissionais das Geociências, em especial, a formação de bacharéis e bacharelas em Geologia e Engenharia Geológica.

    O atual momento de pandemia impôs restrições a todos os cursos de graduação, num primeiro momento, com a suspensão parcial ou total das atividades e, em seguida, com a implementação do ensino remoto, com grandes prejuízos pedagógicos. Nos cursos de bacharelado em Geologia e Engenharia Geológica, as restrições impossibilitam a realização das atividades práticas de laboratório, bem como as atividades de campo, que têm papel central na formação dos (as) geólogos (as). Consequentemente, essas restrições têm um impacto direto sobre o tempo de formatura de estudantes de Geologia e Engenharia Geológica no nosso país, o que acarretará em menor saída de profissionais para atuação na sociedade.

    Isso é muito grave, pois esses (as) profissionais têm atuação diretamente ligada aos setores básicos da economia, como prospecção de recursos minerais para a construção civil (por exemplo, areia, brita, ferro), agricultura (por exemplo, fosfatos), energia (por exemplo, petróleo e gás) e componentes de alta tecnologia (por exemplo, os metais Terras Raras), além de atuação em áreas extremamente estratégicas e que têm impacto direto na vida das pessoas, como as áreas de meio ambiente, risco geológico, unidades de conservação junto às prefeituras e órgãos de goverrnos estadual e federal.

    No atual contexto, e pensando nas restrições sanitárias impostas pelo novo coronavírus, não podemos expor docentes, discentes, funcionários e comunidades, na realização, prematura e irresponsável, das atividades necessárias para a formação desses (as) profissionais sem a única medida eficaz contra o vírus: a vacina. Por outro lado, é notória a necessidade que evitemos um “apagão” na formação de pessoas qualificadas; e essenciais.

    Nesse sentido, o Fórum de Cursos de Geologia do Brasil, a Executiva Nacional dos Estudantes de Geologia – ENEGE, a Federação Brasileira de Geólogos – FEBRAGEO e a Sociedade Brasileira de Geologia – SBG solicitam dos órgãos públicos responsáveis um esforço massivo para a aceleração da campanha de imunização nacional, seguindo as normas sanitárias e respeito às normas legais – com compromisso, disponibilidade de vacinas e consideração às pessoas. A vacinação massiva irá salvar vidas preciosas e permitirá a formação integral de bacharéis e bacharelas em Geologia e Engenharia Geológica; profissionais fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico e a sustentabilidade de nosso país.

    Salvador, 25 de junho de 2021

    Fórum dos Cursos de Geologia do Brasil
    Executiva Nacional dos Estudantes de Geologia – ENEGE
    Federação Brasileira de Geólogos – FEBRAGEO
    Sociedade Brasileira de Geologia – SBG

  • Bolsa FAPERGS! Viva!

    Com muita felicidade comunicamos que o professor Viter Magalhães Pinto, coordenador do Geos, foi contemplado no edital PROBIC/FAPERGS Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- CPESQ Nº 001/2021 com uma bolsa de Iniciação Científica na área de Geociências. Esta bolsa é de extrema importância para o Geos, pois permite continuarmos com as nossas pesquisas, motivando os alunos!

    Parabenizamos a professora Paola Bruno Arab por ser contemplada com uma bolsa de Iniciação Científica, no mesmo edital na área de Engenharias I.

    Viva a ciência!