Carta aberta sobre a urgência da imunização nacional contra a doença do
coronavírus (COVID-19) para salvar vidas e evitar um “apagão” na formação de
bacharéis e bacharelas em Geologia e Engenharia Geológica no Brasil

Ao nos solidarizarmos com as mais de 500.000 famílias brasileiras enlutadas devido às perdas pela doença do coronavírus (COVID-19), vimos a público manifestar nosso repúdio pela má condução de questões sanitárias e de Saúde em nosso país que, se bem orquestrada, poderia ter minorado todos os danos associados à Pandemia em curso e evitado milhares de mortes. Neste cenário desolador, manifestamos a nossa preocupação com a formação de profissionais das Geociências, em especial, a formação de bacharéis e bacharelas em Geologia e Engenharia Geológica.

O atual momento de pandemia impôs restrições a todos os cursos de graduação, num primeiro momento, com a suspensão parcial ou total das atividades e, em seguida, com a implementação do ensino remoto, com grandes prejuízos pedagógicos. Nos cursos de bacharelado em Geologia e Engenharia Geológica, as restrições impossibilitam a realização das atividades práticas de laboratório, bem como as atividades de campo, que têm papel central na formação dos (as) geólogos (as). Consequentemente, essas restrições têm um impacto direto sobre o tempo de formatura de estudantes de Geologia e Engenharia Geológica no nosso país, o que acarretará em menor saída de profissionais para atuação na sociedade.

Isso é muito grave, pois esses (as) profissionais têm atuação diretamente ligada aos setores básicos da economia, como prospecção de recursos minerais para a construção civil (por exemplo, areia, brita, ferro), agricultura (por exemplo, fosfatos), energia (por exemplo, petróleo e gás) e componentes de alta tecnologia (por exemplo, os metais Terras Raras), além de atuação em áreas extremamente estratégicas e que têm impacto direto na vida das pessoas, como as áreas de meio ambiente, risco geológico, unidades de conservação junto às prefeituras e órgãos de goverrnos estadual e federal.

No atual contexto, e pensando nas restrições sanitárias impostas pelo novo coronavírus, não podemos expor docentes, discentes, funcionários e comunidades, na realização, prematura e irresponsável, das atividades necessárias para a formação desses (as) profissionais sem a única medida eficaz contra o vírus: a vacina. Por outro lado, é notória a necessidade que evitemos um “apagão” na formação de pessoas qualificadas; e essenciais.

Nesse sentido, o Fórum de Cursos de Geologia do Brasil, a Executiva Nacional dos Estudantes de Geologia – ENEGE, a Federação Brasileira de Geólogos – FEBRAGEO e a Sociedade Brasileira de Geologia – SBG solicitam dos órgãos públicos responsáveis um esforço massivo para a aceleração da campanha de imunização nacional, seguindo as normas sanitárias e respeito às normas legais – com compromisso, disponibilidade de vacinas e consideração às pessoas. A vacinação massiva irá salvar vidas preciosas e permitirá a formação integral de bacharéis e bacharelas em Geologia e Engenharia Geológica; profissionais fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico e a sustentabilidade de nosso país.

Salvador, 25 de junho de 2021

Fórum dos Cursos de Geologia do Brasil
Executiva Nacional dos Estudantes de Geologia – ENEGE
Federação Brasileira de Geólogos – FEBRAGEO
Sociedade Brasileira de Geologia – SBG

Publicado em 04/07/2021, na categoria Notícias.