Início do conteúdo
Pesquisa

Geologia e Recursos Minerais das Rochas Magmáticas e Metamórficas do Sul do Brasil

O principal objetivo do projeto é o de investigar a evolução geológica e recursos minerais de rochas pertencentes ao magmatismo orogênico da região leste e centro do Escudo Sul-riograndense, na região de Pelotas – Piratini -Pinheiro Machado – Arroio Grande – Lavras do Sul – Caçapava do Sul – Bagé, integrando com dados já disponíveis na literatura. Além de estudar a petrografia, geoquímica de rochas ígneas e metamórficas. Outro objetivo é o estudo do magmatismo e metalogenia das rochas vulcânicas mesozóicas, como as rochas dacíticas de Jaguarão e os basaltos do Grupo Serra Geral. Outro ponto importante é o desenvolvimento do aprendizado de estudantes na área de pesquisa científica e prática do curso de Engenharia Geológica da UFPEL.

No ano de 2019/2020, foram estudadas às rochas metamórficas da Formação Matarazzo (escarnitos e mármores calcíticos) localizada no município de Arroio Grande, foram realizadas descrição de testemunho de sondagens e coleta amostras de forma sistemática, bem como a elaboração de perfis de sondagem. Com os dados obtidos foi possível realizar de forma simplificada a análise dimensional de algumas das litologias que compõe a Formação Matarazzo, dando ênfase para uma concentração significativa de escarnitos. Dando seguimento aos estudos realizados na Pedreira Matarazzo obteve-se análises químicas dos mármores calcíticos, o intuito foi estudar esta litologia buscando uma diversificação para sua comercialização. No presente momento a mesma está sendo vendida unicamente como corretivo do pH do solo, que é uma venda sazonal.

Da mesma forma, no ano de 2019, foram estudadas as rochas magmáticas pertencentes ao Batólito de Pelotas, dentre estas destaca- se o Granito Grupelli, localizado a no distrito Quilombo na zona rural do município de Pelotas. Por meio das análises químicas desta litologia foram elaborados gráficos, utilizando os softwares GCDKit e Corel DRAW, estes visam caracterizar a litologia, ambiente geotectônico e traçar comparativos com modelos geológicos existentes.

Geologia e Recursos Minerais do Complexo Gabróico do Domínio Canindé, Faixa Sergipana, SE

O objetivo deste projeto é desenvolver uma cartografia atualizada para a área de estudo, utilizando geotecnologias, com a escala proposta (1:100.000 em áreas-chave do Domínio Canindé e 1:25.000 em áreas alvo do complexo gabróico Canindé), caracterizando as unidades cartografadas. Visando um melhor entendimento da evolução geológica com a caracterização litogeoquímica especialmente do complexo intrusivo máfico-ultramáfico Canindé, além da caracterização dos recursos minerais e contribuição do potencial metalogenético do complexo gabróico Canindé. Outro ponto importante é o desenvolvimento do aprendizado de estudantes na área de pesquisa científica e prática do curso de Engenharia Geológica da UFPEL.