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Concluída
Teoria e prática na formação de professores: impactos da reforma em currículos de licenciatura da UFPel
Descrição: Tem-se como objetivo principal problematizar a relação teoria e prática proposta pela reforma dos cursos de licenciatura e seus impactos nos currículos e na identidade profissional docente. Do ponto de vista teórico-metodológico caracteriza-se por ser um estudo elaborado predominantemente a partir de referências analíticas vindas do campo dos estudos das teorias pós-críticas e outros estudos sobre o tema das reformas e da formação de professores. Desenvolve-se utilizando como fonte de dados a análise documental das políticas curriculares oficiais e outros documentos e materiais curriculares, a revisão da bibliografia sobre esse tema no período de 1990-2008 e a observação sistemática de 4 currículos em ação de cursos de licenciatura da UFPel (Educação Física, Artes Visuais, Matemática e Ciências Sociais), tendo como foco a Prática como Componente Curricular, o Estágio Supervisionado e suas relações com outros saberes e conteúdos curriculares. São participantes na pesquisa professores e alunos dos cursos de licenciatura da UFPel que serão objeto deste estudo. Com ele pretende-se contribuir para a ampliação da discussão sobre o tema do currículo e dos saberes da formação profissional dos docentes e para a problematização dos rumos que vem tendo a formação de professores no ensino superior a partir das políticas oficiais..