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Pesquisas
Atual: Formação Inicial de Professores em Universidades do Estado do Rio Grande do Sul (RS): Currículos, Formas de Profissionalismo e Identidades Docentes
Descrição: A pesquisa tem como tema as formas de profissionalismo e as identidades docentes que estão sendo estimuladas pelos currículos de licenciatura para a formação dos professores da Educação Básica de 55 cursos de licenciatura em Pedagogia, licenciatura em Letras, habilitação Português, e licenciatura em Matemática, modalidade presencial, de um total de 19 instituições universitárias do estado do RS, públicas e privadas, que atualmente recobrem as sete mesorregiões do Estado. O estudo tem como objetivo geral traçar um diagnóstico da situação atual do campo da formação inicial de professores nas três áreas de conhecimento indicadas, com a finalidade de verificar, em um nível ao mesmo tempo regional e local, os efeitos das políticas curriculares oficiais na emergência de novas formas de profissionalismo e identidades docentes. Tem-se como objetivos específicos: analisar as normativas legais da reforma dos cursos de licenciatura do início da década de 2000 a fim de identificar as formas de profissionalismo e a identidade profissional proposta pelas políticas oficiais para a formação inicial de professores no Brasil; analisar os projetos pedagógicos dos cursos que serão objetos da pesquisa verificando em que medida as mudanças trazidas pelas novas políticas de formação de professores impactam a organização dos currículos e as formas de profissionalismo e profissionalidade emergente nesses cursos; analisar o perfil profissional que fundamenta o currículo dos cursos investigados; as competências e habilidades propostas no curso da formação das licenciaturas investigadas; analisar a organização dos saberes curriculares da formação profissional dos docentes nesses diferentes cursos, suas tipologias, distribuição no tempo e relações no currículo; identificar Programas, Projetos institucionais de cooperação/integração com o sistema de ensino de Educação Básica em desenvolvimento nos cursos e que sejam parte constitutiva do processo de formação inicial; e, por último, analisar as relações que esses Programas mantêm com os currículos e com a construção da identidade profissional dos futuros mestres. Do ponto de vista metodológico a proposta deste estudo pode ser denominada de multimétodo, pois pretende utilizar tanto uma abordagem metodológica de pesquisa de cunho qualitativo, como a análise documental, como de cunho quantitativo, a realização de um survey. O estudo se desenvolverá através de dois movimentos ou fases fundamentais. Uma primeira fase de análise documental, que terá como fonte de dados os documentos da legislação curricular oficial e os projetos pedagógicos, além dos currículos dos cursos investigados; e uma segunda fase que prevê a aplicação de um questionário estruturado (a realização de um survey) com os coordenadores dos cursos a serem investigados. Os dados obtidos através desses procedimentos constituirão uma base de dados que será analisada por meio de do software NVIVO 10.
2009 – 2014 (concluída): Teoria e prática na formação de professores: impactos da reforma em currículos de licenciatura da UFPel
Descrição: Tem-se como objetivo principal problematizar a relação teoria e prática proposta pela reforma dos cursos de licenciatura e seus impactos nos currículos e na identidade profissional docente. Do ponto de vista teórico-metodológico caracteriza-se por ser um estudo elaborado predominantemente a partir de referências analíticas vindas do campo dos estudos das teorias pós-críticas e outros estudos sobre o tema das reformas e da formação de professores. Desenvolve-se utilizando como fonte de dados a análise documental das políticas curriculares oficiais e outros documentos e materiais curriculares, a revisão da bibliografia sobre esse tema no período de 1990-2008 e a observação sistemática de 4 currículos em ação de cursos de licenciatura da UFPel (Educação Física, Artes Visuais, Matemática e Ciências Sociais), tendo como foco a Prática como Componente Curricular, o Estágio Supervisionado e suas relações com outros saberes e conteúdos curriculares. São participantes na pesquisa professores e alunos dos cursos de licenciatura da UFPel que serão objeto deste estudo. Com ele pretende-se contribuir para a ampliação da discussão sobre o tema do currículo e dos saberes da formação profissional dos docentes e para a problematização dos rumos que vem tendo a formação de professores no ensino superior a partir das políticas oficiais..