Artigos publicados em periódicos

2024 – Eliada Mayara Alves Krakhecke e Dulce Mari da Silva Voss. No Ebook Corpos em Dissidências: a diferença nas educ(ações)  democráticas. https://ebook.vveditora.com/dissidencias

2024 – Dulce Mari da Silva Voss; Eliada Mayara Alves Krakhecke; Maria Cecilia Lorea Leite. POLÍTICAS CURRICULARES E RELAÇÕES DE GÊNERO NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: perspectivas teórico-epistemológicas. http://www.curriculosemfronteiras.org/vol23articles/1144.pdf

2023 – BORGES, Juliana D. G.; GARCIA, Maria Manuela Alves. Profissionalidade docente nas políticas curriculares para a Educação Infantil no Brasil. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-416X2023000100601&script=sci_arttext

2023 – Mara Rejane Vieira Osório – No prelo. PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE CURSOS DE PEDAGOGIA DO RS E AS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. Revista RBPAE.

2022 – ROCHEFORT, CAROLINA CORRÊA ; Garcia, Maria Manuela Alves. Território-currículo: uma travessia da docência-epidérmica.

2022 – BORGES, Juliana D. G. ; GARCIA, Maria Manuela Alves . A formação inicial de professoras de Educação Infantil: disputas por hegemonia. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2022v15n2.63697

2020 – Garcia, Maria Manuela Alves; FERREIRA, MARCIA SERRA ; MARSICO, JULIANA . O comum e a qualidade nos currículos do ensino e da formação de professores. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.33i107.4548

2019 – BORGES, Juliana D. G.; GARCIA, Maria Manuela Alves. O livro didático para professoras da Educação Infantil: um artefato pedagógico da subjetivação  docente. https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/9641

2019 – BORGES, Juliana D. G.; GARCIA, Maria Manuela Alves. A formação de professoras de Educação Infantil nos cursos de Pedagogia de universidades públicas do Rio Grande do Sul. https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/14342

2019 – Márcia Souza da Fonseca; Mara Rejane Vieira Osório; Maria Manuela Alves Garcia; Jair Jonko Araujo.  A oferta de matrículas e cursos de licenciatura presenciais em universidades gaúchas.  https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/28556/pdf

2019 – Maria Manuela Alves Garcia. Quimeras do curso de pedagogia: a formação para a docência na educação infantil e nos anos  iniciais.  http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5270/3952

2018 – Mara Rejane Vieira Osório. Diretrizes Curriculares e Professores Formadores: que relação é essa?  http://www.scielo.br/pdf/edreal/v43n1/2175-6236-edreal-61426.pdf

2016 – Mara Rejane Vieira Osório; Márcia Souza da Fonseca. Ajustando um currículo de Licenciatura em Matemática em tempos de diretrizes curriculares para a formação de professores da Educação Básica.  http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1606/2044

2016 – Maria Manuela Alves Garcia. Políticas curriculares e profissionalização: saberes da prática na formação inicial de Professores.  http://www.scielo.br/pdf/edur/v32n2/1982-6621-edur-32-02-00131.pdf

2015 – Simone Barreto Anadon; Maria Manuela Alves Garcia.  Educar para crescer” ou auditar para crescer? Governando para o  desenvolvimento.  http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v23n87/0104-4036-ensaio-23-87-341.pdf

2015 – Maria Manuela Alves Garcia. Reformas curriculares e formação inicial: Saberes e profissionalização.  http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2015.191.05/4572

2014 – Patricia Daniela Maciel;  Maria Manuela Alves Garcia. Os femininos no magistério: professoras lésbicas nas  escolas. http://www.curriculosemfronteiras.org/vol14iss3articles/maciel-garcia.pdf

2014 – Dulce Mari Silva Voss; Maria Manuela Alves Garcia. O discurso da qualidade da educação e o governo da conduta  docente.  http://www.scielo.br/pdf/edreal/v39n2/v39n2a04.pdf

2014 – Mara Rejane Vieira Osório. AGORA, É A GENTE COM A GENTE  MESMO! https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24482/17461

2013 –  Vera Balinha; Jarbas Vieira; Maria de Fátima Martins. Maria Manuela Garcia; Leomar Eslabão; Aline Ferraz da Silva; Carmem  Fetter; Vanessa Gonçalves Imagens da docência: um estudo sobre o processo de trabalho e mal-estar  docente. https://periodicos.unifor.br/rmes/article/view/5083/4087

2013 – Maria Manuela Alves Garcia; Márcia Souza da Fonseca;  Vanessa Caldeira Leite. Teoria e prática na formação de professores: a prática como tecnologia do eu  docente.  http://www.scielo.br/pdf/edur/v29n3/a10v29n3.pdf

2011 – Mara Rejane Vieira Osório;  Maria Manuela Alves Garcia. Universidade Aberta do Brasil (UAB): (re) modelando o território da formação de professores.

2011 – Mara Rejane Vieira Osório. Professores e Educação Ambiental: implicações para o currículo.  https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1545/1452

2010 – Maria Manuela Alves Garcia. Textos e contextos na reforma das licenciaturas: o caso da UFPel.  https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/7920/9475

2010 – Maria Manuela Alves Garcia. Políticas educacionais contemporâneas: tecnologias, imaginários e regimes éticos.http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n45/04.pdf

2009 – Maria Manuela Alves Garcia; Simone Barreto Anadon. Reforma educacional, intensificação e autointensificação do trabalho  docente. http://www.scielo.br/pdf/es/v30n106/v30n106a04.pdf

2009 – Maria Manuela Alves Garcia. Didática e trabalho ético na formação docente.