2023 atual: Disputas por docências e reformas curriculares nos cursos de pedagogia da região sul do Brasil
A pesquisa tem como tema as políticas de formação docente e às reformas curriculares de cursos de Pedagogia do Sul do Brasil. Observamos que, no bojo das atuais políticas educacionais são tomadas medidas governamentais, como as resoluções do CNE/CP 2/2015 e 2/2019, com vistas a implementar determinados projetos de formação de professores, sempre sob o discurso da melhoria da qualidade da Educação Básica. As
reformas contém concepções de docência, de educação e de escola. Nosso objetivo é compreender a arena de disputas em torno da formação docente no Brasil e sua expressão em cursos de Pedagogia da região sulina, analisando percursos e tendências formativas presentes no referido curso nos estados do RS, SC e PR. Perguntamos: como acontecem as disputas por docências nas políticas curriculares e reformas da formação inicial e que respostas são dadas pelos cursos de Pedagogia? Para execução do projeto retomaremos resultados de uma pesquisa feita pelo GEDEB acerca dos currículos dos cursos de Pedagogia do RS (pesquisa financiada pelo Edital Universal de 2014), atualizando e cruzando com o mapeamento que também será feito no estados de SC e do PR. A metodologia será de cunho quanti-qualitativo, via mapeamento das instituições formadoras e características gerais dos Cursos – distribuição geográfica, modalidades de formação, ofertas de vagas; estudos e análises dos documentos oficiais na esfera nacional sobre o tema; estudo dos projetos pedagógicos e das matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia (presenciais e a distância); investigação in loco em universidades e institutos federais da região sul do Brasil. Acreditamos que os resultados da pesquisa permitirão uma radiografia da formação docente no referido curso na região sul, contribuindo para formação de docentes, estudantes e pesquisadores que estudam o tema e a pensar sobre os avanços e impasses que estão colocados.
reformas contém concepções de docência, de educação e de escola. Nosso objetivo é compreender a arena de disputas em torno da formação docente no Brasil e sua expressão em cursos de Pedagogia da região sulina, analisando percursos e tendências formativas presentes no referido curso nos estados do RS, SC e PR. Perguntamos: como acontecem as disputas por docências nas políticas curriculares e reformas da formação inicial e que respostas são dadas pelos cursos de Pedagogia? Para execução do projeto retomaremos resultados de uma pesquisa feita pelo GEDEB acerca dos currículos dos cursos de Pedagogia do RS (pesquisa financiada pelo Edital Universal de 2014), atualizando e cruzando com o mapeamento que também será feito no estados de SC e do PR. A metodologia será de cunho quanti-qualitativo, via mapeamento das instituições formadoras e características gerais dos Cursos – distribuição geográfica, modalidades de formação, ofertas de vagas; estudos e análises dos documentos oficiais na esfera nacional sobre o tema; estudo dos projetos pedagógicos e das matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia (presenciais e a distância); investigação in loco em universidades e institutos federais da região sul do Brasil. Acreditamos que os resultados da pesquisa permitirão uma radiografia da formação docente no referido curso na região sul, contribuindo para formação de docentes, estudantes e pesquisadores que estudam o tema e a pensar sobre os avanços e impasses que estão colocados.
Nosso objetivo é, assim, compreender a arena de disputas em torno da formação docente no Brasil e sua expressão em cursos de Pedagogia. Acreditamos que as reformas de cursos de pedagogia derivam de uma arena de disputas que associa questões globais, nacionais e respostas locais que criam sentidos para a formação docente. A pesquisa é motivada pelo interesse de dar continuidade a estudos realizados, com cursos de Pedagogia, pelo GEDEB, pela expansão das análises de modo a ampliar as possibilidades de compreender esses movimentos de manutenção ou reconfiguração dos cursos de pedagogia na região sul-brasileira.
2015-2019 (concluída): Formação Inicial de Professores em Universidades do Estado do Rio Grande do Sul (RS): Currículos, Formas de Profissionalismo e Identidades Docentes
Descrição: A pesquisa tem como tema as formas de profissionalismo e as identidades docentes que estão sendo estimuladas pelos currículos de licenciatura para a formação dos professores da Educação Básica de 55 cursos de licenciatura em Pedagogia, licenciatura em Letras, habilitação Português, e licenciatura em Matemática, modalidade presencial, de um total de 19 instituições universitárias do estado do RS, públicas e privadas, que atualmente recobrem as sete mesorregiões do Estado. O estudo tem como objetivo geral traçar um diagnóstico da situação atual do campo da formação inicial de professores nas três áreas de conhecimento indicadas, com a finalidade de verificar, em um nível ao mesmo tempo regional e local, os efeitos das políticas curriculares oficiais na emergência de novas formas de profissionalismo e identidades docentes. Tem-se como objetivos específicos: analisar as normativas legais da reforma dos cursos de licenciatura do início da década de 2000 a fim de identificar as formas de profissionalismo e a identidade profissional proposta pelas políticas oficiais para a formação inicial de professores no Brasil; analisar os projetos pedagógicos dos cursos que serão objetos da pesquisa verificando em que medida as mudanças trazidas pelas novas políticas de formação de professores impactam a organização dos currículos e as formas de profissionalismo e profissionalidade emergente nesses cursos; analisar o perfil profissional que fundamenta o currículo dos cursos investigados; as competências e habilidades propostas no curso da formação das licenciaturas investigadas; analisar a organização dos saberes curriculares da formação profissional dos docentes nesses diferentes cursos, suas tipologias, distribuição no tempo e relações no currículo; identificar Programas, Projetos institucionais de cooperação/integração com o sistema de ensino de Educação Básica em desenvolvimento nos cursos e que sejam parte constitutiva do processo de formação inicial; e, por último, analisar as relações que esses Programas mantêm com os currículos e com a construção da identidade profissional dos futuros mestres. Do ponto de vista metodológico a proposta deste estudo pode ser denominada de multimétodo, pois pretende utilizar tanto uma abordagem metodológica de pesquisa de cunho qualitativo, como a análise documental, como de cunho quantitativo, a realização de um survey. O estudo se desenvolverá através de dois movimentos ou fases fundamentais. Uma primeira fase de análise documental, que terá como fonte de dados os documentos da legislação curricular oficial e os projetos pedagógicos, além dos currículos dos cursos investigados; e uma segunda fase que prevê a aplicação de um questionário estruturado (a realização de um survey) com os coordenadores dos cursos a serem investigados. Os dados obtidos através desses procedimentos constituirão uma base de dados que será analisada por meio de do software NVIVO 10.
2009 – 2014 (concluída): Teoria e prática na formação de professores: impactos da reforma em currículos de licenciatura da UFPel
Descrição: Tem-se como objetivo principal problematizar a relação teoria e prática proposta pela reforma dos cursos de licenciatura e seus impactos nos currículos e na identidade profissional docente. Do ponto de vista teórico-metodológico caracteriza-se por ser um estudo elaborado predominantemente a partir de referências analíticas vindas do campo dos estudos das teorias pós-críticas e outros estudos sobre o tema das reformas e da formação de professores. Desenvolve-se utilizando como fonte de dados a análise documental das políticas curriculares oficiais e outros documentos e materiais curriculares, a revisão da bibliografia sobre esse tema no período de 1990-2008 e a observação sistemática de 4 currículos em ação de cursos de licenciatura da UFPel (Educação Física, Artes Visuais, Matemática e Ciências Sociais), tendo como foco a Prática como Componente Curricular, o Estágio Supervisionado e suas relações com outros saberes e conteúdos curriculares. São participantes na pesquisa professores e alunos dos cursos de licenciatura da UFPel que serão objeto deste estudo. Com ele pretende-se contribuir para a ampliação da discussão sobre o tema do currículo e dos saberes da formação profissional dos docentes e para a problematização dos rumos que vem tendo a formação de professores no ensino superior a partir das políticas oficiais..