Livros e capítulos

2025: Manuela Alves Garcia e Mara Rejane Vieira Osório.   Discurso e governamentalidade como operadores na pesquisa de currículo e política curricular.  PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 43, p. 1-21, 2025. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e99454

2024: Mara Rejane Vieira Osório. PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICO de cursos de pedagogia do RS e as ciências da educação. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, v. 40, p. 1-22. Disponível em: https://doi.org/10.21573/vol40n12024.135701

2024: Leidiane Borba de Souza Feijó e Mara Rejane Vieira Osório. Docentes, currículo e educação musical. Caminhos da educação: diálogos culturas e diversidades, v. 6, p. 01-19. https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5731

2020 – Mara Rejane Vieira Osório, Manuela Alves Garcia, Tainá Melo. Cursos de Pedagogia de universidades públicas gaúchas: um estudo a partir de projetos políticos-pedagógicos. E-boook disponível em: https://oikoseditora.com.br/files/Curr%C3%ADculos%20e%20profissionalidades%20docentes%20-%20E-book.pdf

2020 – Márcia de Souza Fonseca, Mara Rejane Vieira Osório, Manuela Alves Garcia, Jair Jonko. A oferta de matriculas e cursos de licenciaturas presenciais em universidades gaúchas. E-boook disponível em https://oikoseditora.com.br/files/Curr%C3%ADculos%20e%20profissionalidades%20docentes%20-%20E-book.pdf

2020 – Juliana Diniz Gutierres Borges, Maria Manuela Alves Garcia. A formação de professoras da Educação Infantil nos cursos de Pedagogia da universidades públicas. E-boook disponível em: https://oikoseditora.com.br/files/Curr%C3%ADculos%20e%20profissionalidades%20docentes%20-%20E-book.pdf

2020 – Eleonora das Neves Simões, Maria Manuela Alves Garcia. A formação de professoras para a educação de zero a três anos nos cursos de Pedagogia da universidades públicas gaúchas. E-boook disponível em: https://oikoseditora.com.br/files/Curr%C3%ADculos%20e%20profissionalidades%20docentes%20-%20E-book.pdf

2019 – Maria Manuela Alves Garcia, Mara Rejane Vieira Osório, Márcia Souza da Fonseca (Orgs). Currículos e profissionalidades docentes. Licenciaturas em Pedagogia e Matemática em universidades públicas gaúchas. São Leopoldo: Oikos Editora. Disponível em: https://oikoseditora.com.br/files/Curr%C3%ADculos%20e%20profissionalidades%20docentes%20-%20E-book.pdf

2019 – Maria Manuela Alves Garcia. Educação em memória: Formação, ensino e pesquisa na universidade brasileira. Editora Brazil Publishing.

2015 – Maria Manuela Alves Garcia. Queremos a prática como fundamento da competência e da formação docente? In: KIRCHOF, Edgar R.; WORTMANN, Maria Lúcia; COSTA, Marisa V. (Orgs.). Estudos Culturais & Educação; contingências, articulações, aventuras, dispersões. Canoas: Editora da Universidade Luterana do Brasil.

2014 – Mara Rejane Vieira Osório. UAB e a casa do professor: enredando condutas docentes nas teias da formação ao longo da vida. In: Mara Rejane Vieira Osório e Vanise dos Santos Gome (Orgs). Formação, experiência docente e práticas escolares.

2014. Maria Manuela Alves Garcia. Mais prática nos cursos de licenciaturas é sinônimo de mais qualidade na formação docente? In: Mara Rejane Vieira Osório, Vanise dos Santos Gomes (Orgs).  Formação, experiência docente e práticas escolares. Rio Grande: Editora FURG.

2014 – Mara Rejane Vieira Osório, Vanise dos Santos Gomes (Orgs).  Formação, experiência docente e práticas escolares. Rio Grande: Editora FURG.

2013 – Maria Manuela Alves Garcia e Mara Rejane Vieira Osório. O profissionalismo docente na reforma das licenciaturas: o discurso da política curricular oficial.. In: Maria de Lourdes Rangel Tura e Maria Manuela Alves Garcia (Orgs). Currículo, políticas e ação docente.

2013 –  Maria de Lourdes Rangel Tura ; Maria Manuela Alves Garcia (Orgs.). Currículo, Políticas e Ação Docente. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Rio de Janeiro.

2002 – Maria Manuela Alves Garcia. Pedagogias críticas e subjetivação: uma perspectiva foucaultiana. Petrópolis: Vozes.

2002 – Álvaro Moreira Hypolito.; Jarbas S. Vieira; Maria Manuela A. Garcia (Orgs.). Trabalho docente: formação e identidades. Pelotas: Seiva.

1994 – Maria Manuela Alves Garcia. A Didática no ensino superior. Campinas: Papirus.