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DISPUTAS POR DOCÊNCIAS E REFORMAS CURRICULARES 
NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA REGIÃO SUL DO BRASIL
Projeto interinstitucional (UFPel, UNIPAMPA, FURG, UFSC, UFMG)

A pesquisa tem como tema as políticas de formação docente e às reformas curriculares de cursos de Pedagogia do Sul do Brasil. Observamos que, no bojo das atuais políticas educacionais são tomadas medidas governamentais, como as resoluções do CNE/CP 2/2015 e 2/2019, com vistas a implementar determinados projetos de formação de professores, sempre sob o discurso da melhoria da qualidade da Educação Básica. As reformas contém concepções de docência, de educação e de escola. Nosso objetivo é compreender a arena de disputas em torno da formação docente no Brasil e sua expressão em cursos de Pedagogia da região sulina, analisando percursos e tendências formativas presentes no referido curso nos estados do RS, SC e PR. Perguntamos: como acontecem as disputas por docências nas políticas curriculares e reformas da formação inicial e que respostas são dadas pelos cursos de Pedagogia? Para execução do projeto retomaremos resultados de uma pesquisa feita pelo GEDEB acerca dos currículos dos cursos de Pedagogia do RS (pesquisa financiada pelo Edital Universal de 2014), atualizando e cruzando com o mapeamento que também será feito no estados de SC e do PR. A metodologia será de cunho quanti-qualitativo, via mapeamento das instituições formadoras e características gerais dos Cursos – distribuição geográfica, modalidades de formação, ofertas de vagas; estudos e análises dos documentos oficiais na esfera nacional sobre o tema; estudo dos projetos pedagógicos e das matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia (presenciais e a distância); investigação in loco em universidades e institutos federais da região sul do Brasil. Acreditamos que os resultados da pesquisa permitirão uma radiografia da formação docente no referido curso na região sul, contribuindo para formação de docentes, estudantes e pesquisadores que estudam o tema e a pensar sobre os avanços e impasses que estão colocados. O projeto será coordenado por 3 equipes: UFPEL/UNIPAMPA, UFSC e UFMG. A coordenação do RS é de responsabilidade do GEDEB (UFPel com a UNIPAMPA). Nosso objetivo é compreender a arena de disputas em torno da formação docente no Brasil e sua expressão em cursos de Pedagogia da região sulina, analisando percursos e tendências formativas presentes no referido curso nos estados do RS, SC e PR.