O Colegiado do Curso de Gestão Ambiental – Bacharelado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) manifesta sua tristeza pelo falecimento do professor Cleiton Stigger […]
Prezados(as) alunos e alunas, A pedido da Coordenação, trago as informações referentes à formatura institucional de 2023/2 fornecidas pela CRA: “1 – O […]
Prezados(as), Encaminho convite para o evento abaixo: Prezados, O Laboratório de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental (LAGEPLAN) e os Programas de […]
Prezados(as) alunos(as), Informo as principais datas relacionadas ao processo de matrícula para o semestre 2023/2, de acordo com o calendário acadêmico https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendarios-academicos/calendario-academico-2023/ – Período de matrícula […]
2º SEMESTRE SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA Fundamentos de Educação Ambiental Sociedade e Meio Ambiente Cartografia Estado, Mercado e Economia do Meio Ambiente […]
Alunos que precisam cursar disciplinas que foram ofertadas na grade de horários mas que não apareceram no cobalto para matrícula online devem enviar email solicitando correção de matrícula – dentro do período estabelecido no calendário acadêmico.
Link para formulário: https://wp.ufpel.edu.br/ga/2021/06/27/2908/
Link para calendário acadêmico: https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendario-academico-2021/
As Coordenações dos cursos CSTGA e GAB informam as orientações gerais para matrícula e execução do calendário acadêmico alternativo:
Como solicitar matrícula -> entre no cobalto -> aluno -> matrícula -> solicitação de matrícula. Selecione as disciplinas de seu interesse. Esta é uma solicitação! De 23 a 26 de julho de 2021
Atente para a confirmação:
27 de julho de 2021 – Conferência de matrícula – o aluno deve entrar no seu comprovante de matrícula (no cobalto) e conferir se conseguiu a vaga na disciplina pretendida;
VEJA AQUI A GRADE DE HORÁRIOS PARA O PRÓXIMO SEMESTRE
Veja a íntegra do calendário de acadêmico aqui: https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendario-academico-2021/
ATENÇÃO:
Todos os alunos do CSTGA deverão solicitar a matrícula via email (gasecretaria.ufpel@gmail.com) através do formulário de correção de matrícula.
Alunos com ingresso em 2020 poderão matricular-se diretamente pelo cobalto!
Alunos ingressantes até 2019 e que tenham interesse em cursar disciplinas ofertadas no segundo semestre do curso devem enviar a solicitação de matrícula via formulário de correção de matrícula. Estas disciplinas não estarão disponíveis via cobalto.
Alunos ingressantes em 2021/1 – terão suas matrículas realizadas automaticamente pelo colegiado do curso.
A solicitação de matrícula para o próximo semestre não se dará através do cobalto. Todo procedimento será realizado através de correção de matrícula e os alunos serão matriculados nas turmas do GAB.
Para isso, os alunos devem enviar o formulário de correção de matrícula dentro do prazo (link calendário acadêmico) com as informações sobre as disciplinas que pretendem cursar.
Atenção: alunos que precisam cursar disciplinas que estão sendo ofertadas na grade curricular do GAB também devem solicitar via formulário de correção de matrícula.
Veja mais informações no calendário acadêmico: https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendario-academico-2021/
A documentação deverá ser enviada para o email: gasecretaria.ufpel@gmail.com
Definição
A quebra de pré-requisito pode ser requerida pelos discentes que têm a necessidade de cursar componente curricular sem ainda ter concluído todos os pré-requisitos estabelecidos no projeto pedagógico do curso.
Como solicitar
O aluno que deseja solicitar quebra de pré-requisito deve fazer o pedido diretamente no Colegiado de Curso, que analisará com base em critérios estabelecidos na Nota técnica n° 03/2017 do COCEPE. Em caso de deferimento, o próprio Colegiado concederá a matrícula especial na disciplina desejada pelo aluno e arquivará o processo.
Se o pedido for indeferido, porém, o aluno pode requerer que sua solicitação seja encaminhada ao COCEPE, que atuará como instância recursal.
Alunos que irão concluir todas os requisitos para conclusão do curso neste semestre de 2021:
Acessem o link com o cronograma e as orientação para encaminhamento da COLAÇÃO DE GRAU!
CRONOGRAMA COLAÇÃO DE GRAU 2021
RESPONSABILIDADE
PROCEDIMENTO
ALUNOS PROVÁVEIS FORMANDOS
Preenchimento do formulário de provável formando no sistema cobalto.
Até 26 de junho
Aluno – Cadastros – Solicitação de Formatura
ALUNOS PROVÁVEIS FORMANDOS
PARA ALUNOS CSTGA
-> Envio dos documentos para secretaria do curso
Ver tabela abaixo – específica para o curso
Até dia 09 de julho de 2021
Todos os documentos devem estar digitalizados, em formato PDF e devem ser enviados todos juntos em um único email
ALUNOS PROVÁVEIS FORMANDOS
PARA ALUNOS
GAB
-> Envio dos documentos para secretaria do curso
Ver tabela abaixo – específica para o curso
Até dia 09 de julho de 2021
Todos os documentos devem estar digitalizados, em formato PDF e devem ser enviados todos juntos em um único email
ALUNOS PROVÁVEIS FORMANDOS
Aproveitamento de disciplinas
– todos os alunos que têm pendências com disciplinas cursadas em currículos que não sejam o seu de origiem devem solicitar aproveitamento
Solicitar até 09 de julho de 2021
(todas as disciplinas que foram cursadas fora do seu currículo de origem)
COORDENAÇÃO DO CURSO
Conferência dos documentos entregues
Até dia 16 de julho de 2021
ALUNOS PROVÁVEIS FORMANDOS
Alunos com pendências – regularizar situação
Até 18 de julho de 2021
ALUNOS PROVÁVEIS FORMANDOS
Divulgação dos alunos aptos a colarem grau e alunos não aptos
25 de julho de 2021
COLAÇÃO DE GRAU
27 de agosto de 2021
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COLAÇÃO DE GRAU
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Todos os documentos devem estar digitalizados, em formato PDF e devem ser enviados todos juntos em um único email
DOCUMENTOS
CARGA HORÁRIA MÍNIMA
FORMATO DA ENTREGA
Certificados de formação complementar
60 horas
Todos os documentos devem estar digitalizados, em formato PDF e devem ser enviados todos juntos em um único email
Certificados de formação livre
60 horas
Todos os documentos devem estar digitalizados, em formato PDF e devem ser enviados todos juntos em um único email
Relatório final de estágio
200 horas
Original – assinado e datado
Documentos deverão ser digitalizados em enviados para secretaria do curso
Disciplinas obrigatórias*
Conclusão de todas as disciplinas
Consta no histórico
* alunos formandos que cursaram disciplinas obrigatórias em outros cursos devem solicitar APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COLAÇÃO DE GRAU
Gestão Ambiental Bacharelado
Todos os documentos devem estar digitalizados, em formato PDF e devem ser enviados todos juntos em um único email
Atividade
Mínimo Horas
Máximo de Horas
ENSINO
Monitoria
20
40
Projeto de ensino
20
40
Participação em Semana Acadêmica do Curso de Gestão Ambiental da UFPel
20
40
Cursos e escolas (1)
20
40
Participação em evento científico (2)
– Regional
10
20
– Nacional
20
40
–
Internacional
20
40
Disciplina optativa (3)
– vinculada à área de formação da GA
15
50
– não vinculada à área de formação da GA
15
30
PESQUISA
Iniciação Científica
20
40
Participação em evento científico (4)
– Regional
10
20
– Nacional
20
40
–
Internacional
20
40
Publicação de Artigo Científico
– Regional
10
20
– Nacional
20
40
–
Internacional
30
60
EXTENSÃO
Participação em Atividades de Extensão (como organizador, colaborador ou ministrante)
20
40
Participação em Evento Científico (5)
– Regional
10
20
– Nacional
20
40
–
Internacional
20
40
REPRESENTAÇÃO DISCENTE
Representação Estudantil (por semestre)
20
40
GESTÃO
Projetos Voluntários
20
40
Certificações profissionais
20
40
Entrega dos documentos: Para todas as atividades o requisito de comprovação é: apresentação de documento certificador da atividade; sendo: documento digital deve conter código verificador, ou documento físico, deve ser apresentado original.
Será considerada a totalidade de carga horária para atividades: vinculadas à área de formação do curso de Gestão Ambiental; idiomas e informática e tecnologias. Nos demais casos, será considerada 50% da carga horária.
Para fins de contagem de formação complementar será considerada a unidade de participação.
Será considerada a totalidade de carga horária da própria disciplina optativa quando vinculada à área de formação do curso de Gestão Ambiental; e nos demais casos, será considerada 50% da carga horária.
Para fins de contagem de formação complementar será considerada a unidade de participação.
Para fins de contagem de formação complementar será considerada a unidade de participação
Relatório final de estágio
210 horas
Original – assinado e datado
Documentos deverão ser digitalizados em enviados para secretaria do curso
A Coordenação do curso de Gestão Ambiental Bacharelado tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para assistir as bancas de qualificação dos projetos de TCC.
Bancas de Qualificação do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso– 2020/2:
A Coordenação do curso de Gestão Ambiental Bacharelado tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para assistir as bancas de defesa de trabalhos de conclusão de curso:
Bancas de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso– 2020/2:
Data: 07/06/2021
Hora: 18:00
Local: https://webconf.ufpel.edu.br/b/cle-2cx-vrk
Discente: Victor Emmanuel Silva Guidotti
Título do projeto de TCC: Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em municípios abrangidos pela Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim e do Canal São Gonçalo
Banca:
– Prof. Dr. Cleiton Stigger Perleberg (orientador)
– Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva
– Profª. Drª. Thais Antolini Veçozzi
***
Data: 08/06/2021
Hora: 16h30min
Local: https://webconf.ufpel.edu.br/b/cle-2cx-vrk
Discente: Flávio Zehetmeyr
Título do projeto de TCC: Áreas verdes urbanas: sua presença e atuação na qualidade de vida humana e no meio ambiente
Banca:
– Prof. Dr. Cleiton Stigger Perleberg (orientador)
– Profª. Drª. Claure Morrone Parfitt
– Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva
***
Data: 09/06/2021
Hora: 10:00
Local: https://webconf.ufpel.edu.br/b/joa-jy4-jj3
Discente: Lara Machado da Silva
Título do projeto de TCC: Gerenciamento de Resíduos Sólidos no município de Arroio Grande – RS
Banca:
– Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Koglin (orientador)
– Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva
– Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva
***
Data: 09/06/2021
Hora: 18:00
Local: https://webconf.ufpel.edu.br/b/gio-9yg-36h
Discente: Carina Domingues do Nascimento
Título do projeto de TCC: Escola da Natureza – a construção do sujeito ecológico no centro de referência em Educação Ambiental, Brasília – DF.
Banca:
– Prof. Dr. Giovanni Nachtigall Maurício (orientador)
– Profª. Drª. Claure Morrone Parfitt
– Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva
***
Data: 11/06/2021
Hora: 10:00
Local: https://webconf.ufpel.edu.br/b/mau-pgq-gyc
Discente: Roddyguez Mafuta Lukuama
Título do projeto de TCC: Água e Saneamento Ambiental: um estudo sobre Kinshasa (República Democrática do Congo)
Banca:
– Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva (orientador)
– Profª. Drª. Thais Antolini Veçozzi
– Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva
***
Data: 11/06/2021
Hora: 18:00
Local: https://webconf.ufpel.edu.br/b/mat-46k-rf2
Discente: Guilherme Garcia Sinott
Título do projeto de TCC: A importância do cultivo de Cânhamo para o meio ambiente ecologicamente equilibrado
A Comissão de Implantação da IX SAGA (Semana Acadêmica da Gestão Ambiental)
torna público o presente edital de convocação para vagas de organizadores da IX SAGA
da Universidade Federal de Pelotas.
O Curso de Gestão Ambiental da UFPEL realiza o evento: Peixes-Anuais – Políticas Públicas, Pesquisa e Educação Brasil afora
O Curso de Gestão Ambiental da UFPEL realiza o evento: Peixes-Anuais – Políticas Públicas, Pesquisa e Educação Brasil afora
Peixes-Anuais – Políticas Públicas, Pesquisa e Educação Brasil afora, se configura como um espaço extracurricular que permite aos discentes, docentes, colaboradores da UFPel, bem como a comunidade como um todo, se aproximem de temas vinculados as questões ambientais contemporâneas.
As atividades estão vinculadas ao projeto de Extensão: Questão Ambiental em Pauta do curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas e conta com a parceria da Rastro – Ecologia Criativa.
O evento será realizado no formato virtual, contando com diálogos com a sociedade a respeito dos objetivos e importância do Plano Nacional para a Conservação dos Peixes Rivulídeos Ameaçados de Extinção. Participarão servidores públicos, pesquisadores, professores e empreendedores que integram o PAN e atuam com as espécies de Peixes-Anuais nos diferentes biomas do Brasil.
Serão realizados cinco encontros com comunidade acadêmica e público geral, com carga horário total de 10 horas. As atividades ocorrerão as terças e quintas-feiras, a partir das 16 horas.
Tema: Qual o papel de um Plano de Ação Nacional e do Projeto Pró-Espécies na conservação da biodiversidade brasileira?
Palestrantes:
– Izabel Boock de Garcia – Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental – ICMBio
– Anna Carolina Lins – Analista de Conservação da WWF-Brasil
Carga horária: 2h
Data: 13/05/2021
Tema: Aspectos regionais: pesquisa e conservação de espécies de peixes rivulídeos no Rio Grande do Sul
Palestrantes:
– Dr. Matheus Volcan – Pesquisador do Instituto Pró-Pampa
– Dr. Marco Aurélio Azevedo – Pesquisador do Museu de Ciências Naturais/SEMA-RS
Carga horária: 2h
Data: 20/05/2021
Tema: Licenciamento ambiental e restauração da paisagem no contexto dos peixes-anuais
Palestrantes:
– Dr. Fábio Origuela de Lira – pesquisador da Meandros Ambiental
– Dr. Luis Esteban Lanés – pesquisador do Instituto Pró-Pampa
Carga horária: 2h
Data: 27/05/2021
Tema: Gestão Pública e Conservação da Biodiversidade
Palestrantes:
– Denise Marçal Rambaldi – Chefe da APA Macaé de CIMA/INEA
– Lailton Câmara Fernandes – biólogo e ex-Diretor do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guanambi e ex-Gestor do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos-BA
Carga horária: 2h
Data: 01/06/2021
Tema: Pesquisa e Educação – estudos de casos Brasil afora
Palestrantes:
– Dra. Alany Pedrosa Gonçalves – Bolsista PCI do Instituto Mamirauá
– Dr. Telton Anselmo Ramos – PNPD/UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) e Divulgador Científico dos Peixes da Caatinga
– Dr. Domingos Garrone Neto – Professor do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca da UNESP – Campus de Registro
– Humberto Espírito Santo de Mello – Biólogo, Gerente do Jardim Zoológico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte
– Dr. Matheus Volcan – Pesquisador do Instituto Pró-Pampa
1 – QUEM PRECISA SOLICITAR APROVEITAMENTO?
Todos os alunos que cursaram disciplinas fora do seu curso de origem – incluindo alunos do CSTGA que cursaram disciplinas no GAB e alunos do GAB que cursaram disciplinas no CSTGA.
2 – O QUE É NECESSÁRIO PARA SOLICITAR APROVEITAMENTO?
– cursou a disciplina na UFPel: enviar o formulário solicitando o aproveitamento, histórico de notas comprovando a aprovação na disciplina e conteúdo programático (solicitar no colegiado do curso onde concluiu a disciplina). Se aluno do GAB cursando no CSTGA ou CSTGA cursando no GAB não há necessidade de enviar conteúdo programático.
– cursou disciplina em outra instituição de nível superior: enviar o formulário solicitando o aproveitamento, conteúdo programático e histórico de notas comprovando a aprovação.
3 – ATÉ QUANDO POSSO SOLICITAR?
A solicitação deve ser enviada para o email da secretaria até dia 30 de abril de 2021.
Enviar toda documentação (de cada solicitação de disciplinas) em um único arquivo em PDF: formulário + histórico de notas + conteúdo programático.
Para alunos que irão solicitar aproveitamento de mais de uma disciplina deve ser enviado um formulário para cada requerimento.
IMPORTANTE:
Alunos do CSTGA que cursaram disciplinas no GAB e alunos do GAB que cursaram disciplinas no CSTG também devem fazer a solicitação.
Caso a disciplina cursada no outro curso tenha o mesmo código no seu curso de origem NÃO é necessário solicitar aproveitamento!
Veja abaixo os códigos das disciplinas:
Currículo CSTGA -> Currículo CSTGA
Currículo GAB (ingresso de 2016/2 a 2019/1) -> Currículo GAB 2
Currículo GAB (ingresso 2020/1) -> Currículo GAB 3
Veja mais informações sobre aproveitamento de disciplinas: https://wp.ufpel.edu.br/cra/aproveitamento-de-disciplina/
Exibindo registro(s) 61 a 70 de 489 encontrado(s).