Início do conteúdo
    Notícias
  • DISCIPLINAS QUE NÃO APARECERAM PARA MATRÍCULA NO COBALTO

    ATENÇÃO:

    Alunos que precisam cursar disciplinas que foram ofertadas na grade de horários mas que não apareceram no cobalto para matrícula online devem enviar email solicitando correção de matrícula – dentro do período estabelecido no calendário acadêmico.

    Link para formulário: https://wp.ufpel.edu.br/ga/2021/06/27/2908/

    Link para calendário acadêmico: https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendario-academico-2021/

  • ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES DE MATRÍCULA – GAB

    ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES DE MATRÍCULA

    As Coordenações dos cursos CSTGA e GAB informam as orientações gerais para matrícula e execução do calendário acadêmico alternativo:

    Como solicitar matrícula -> entre no cobalto -> aluno -> matrícula -> solicitação de matrícula. Selecione as disciplinas de seu interesse. Esta é uma solicitação! De 23 a 26 de julho de 2021

    Atente para a confirmação:

    27 de julho de 2021 – Conferência de matrícula – o aluno deve entrar no seu comprovante de matrícula (no cobalto) e conferir se conseguiu a vaga na disciplina pretendida;

     

    VEJA AQUI A GRADE DE HORÁRIOS PARA O PRÓXIMO SEMESTRE

     

    Gestão Ambiental Bacharelado (ingressantes de 2016/2 até 2021/1) e Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (ingressantes até 2016/1) -> Grade de horários GAB e CSTGA para 2021-1 – Aprovado colegiado

    CRONOGRAMA PARA MATRÍCULA:

    Veja a íntegra do calendário de acadêmico aqui: https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendario-academico-2021/

    ATENÇÃO:

    Todos os alunos do CSTGA deverão solicitar a matrícula via email (gasecretaria.ufpel@gmail.com) através do formulário de correção de matrícula. 

    Alunos com ingresso em 2020 poderão matricular-se diretamente pelo cobalto!

    Alunos ingressantes até 2019 e que tenham interesse em cursar disciplinas ofertadas no segundo semestre do curso devem enviar a solicitação de matrícula via formulário de correção de matrícula. Estas disciplinas não estarão disponíveis via cobalto.

    Alunos ingressantes em 2021/1 – terão suas matrículas realizadas automaticamente pelo colegiado do curso.

    Formulário aqui: Correção de matrícula para alunos da GA

    CORREÇÃO DE MATRÍCULA:

    Quando alunos precisam corrigir a matrícula dentro das disciplinas do seu próprio curso.

     

    CONTATO:

    – E-mailgasecretaria.ufpel@gmail.com

  • ORIENTAÇÕES MATRÍCULA CSTGA

    ORIENTAÇÕES MATRÍCULA CSTGA

    ATENÇÃO ALUNOS CSTGA (ingressantes até 2016/1)

    A solicitação de matrícula para o próximo semestre não se dará através do cobalto. Todo procedimento será realizado através de correção de matrícula e os alunos serão matriculados nas turmas do GAB.

    Para isso, os alunos devem enviar o formulário de correção de matrícula dentro do prazo (link calendário acadêmico) com as informações sobre as disciplinas que pretendem cursar.

    Formulário de correção: Correção de matrícula para alunos da GA

    Grade de horários:  Grade de horários GAB e CSTGA para 2021-1 – Aprovado colegiado

    E-mail: gasecretaria.ufpel@gmail.com

    Atenção: alunos que precisam cursar disciplinas que estão sendo ofertadas na grade curricular do GAB também devem solicitar via formulário de correção de matrícula.

    Veja mais informações no calendário acadêmico: https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendario-academico-2021/

  • QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO

    QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO

    Veja abaixo as informações:

    A documentação deverá ser enviada para o email: gasecretaria.ufpel@gmail.com

    Definição
    A quebra de pré-requisito pode ser requerida pelos discentes que têm a necessidade de cursar componente curricular sem ainda ter concluído todos os pré-requisitos estabelecidos no projeto pedagógico do curso.

    Como solicitar
    O aluno que deseja solicitar quebra de pré-requisito deve fazer o pedido diretamente no Colegiado de Curso, que analisará com base em critérios estabelecidos na Nota técnica n° 03/2017 do COCEPE. Em caso de deferimento, o próprio Colegiado concederá a matrícula especial na disciplina desejada pelo aluno e arquivará o processo.
    Se o pedido for indeferido, porém, o aluno pode requerer que sua solicitação seja encaminhada ao COCEPE, que atuará como instância recursal.

    GRADE DE HORÁRIOS: Grade de horários GAB e CSTGA para 2021-1 – Aprovado colegiado

    Requerimento
    Requerimento de quebra de pré-requisito

    Fluxograma

    Etapa Responsável Procedimento
    1 Discente – Solicitar a quebra de pré-requisito no colegiado.
    2 Colegiado de curso – Avaliar a solicitação;
    – Informar o resultado ao discente;
    Se deferida:
    – Matricular no componente curricular;
    Se indeferido:
    3 Discente – Poderá recorrer da decisão no colegiado do curso;
    4 Colegiado de curso – Receber recurso;
    – Enviar ao COCEPE.
    5 COCEPE – Deliberar sobre a solicitação;
    – Encaminhar a CRA para registro.
    6 CRA – Registrar matrícula.

    Legislação específica
    Nota COCEPE N° 03/2017

    Fonte: https://wp.ufpel.edu.br/cra/quebra-de-pre-requisito-2/

     

    DATAS RELEVANTES PARA SOLICITAÇÃO DE QUEBRA DE PRÉ REQUISITO: https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendario-academico-2021/

  • CRONOGRAMA COLAÇÃO DE GRAU 2021 – CSTGA E GAB

    Atenção alunos dos cursos CSTGA e GAB:

    Alunos que irão concluir todas os requisitos para conclusão do curso neste semestre de 2021:

    Acessem o link com o cronograma e as orientação para encaminhamento da COLAÇÃO DE GRAU!

     

    CRONOGRAMA COLAÇÃO DE GRAU 2021

     

     

    RESPONSABILIDADE

     

    PROCEDIMENTO

     

    ALUNOS PROVÁVEIS FORMANDOS

    Preenchimento do formulário de provável formando no sistema cobalto.

     

    Até 26 de junho

    Aluno – Cadastros – Solicitação de Formatura

     

     

    ALUNOS PROVÁVEIS FORMANDOS

     

    PARA ALUNOS CSTGA

     

    -> Envio dos documentos para secretaria do curso

     

    Ver tabela abaixo – específica para o curso

     

    Até dia 09 de julho de 2021

    Todos os documentos devem estar digitalizados, em formato PDF e devem ser enviados todos juntos em um único email

     

     

    ALUNOS PROVÁVEIS FORMANDOS

     

    PARA ALUNOS

    GAB

     

    -> Envio dos documentos para secretaria do curso

     

    Ver tabela abaixo – específica para o curso

     

     

     

    Até dia 09 de julho de 2021

    Todos os documentos devem estar digitalizados, em formato PDF e devem ser enviados todos juntos em um único email

     

    ALUNOS PROVÁVEIS FORMANDOS

     

    Aproveitamento de disciplinas

    – todos os alunos que têm pendências com disciplinas cursadas em currículos que não sejam o seu de origiem devem solicitar aproveitamento

     

    Solicitar até 09 de julho de 2021

    (todas as disciplinas que foram cursadas fora do seu currículo de origem)

     

     

     

    COORDENAÇÃO DO CURSO

     

    Conferência dos documentos entregues

     

    Até dia 16 de julho de 2021

     

    ALUNOS PROVÁVEIS FORMANDOS

     

    Alunos com pendências – regularizar situação

     

    Até 18 de julho de 2021

    ALUNOS PROVÁVEIS FORMANDOS Divulgação dos alunos aptos a colarem grau e alunos não aptos 25 de julho de 2021
    COLAÇÃO DE GRAU   27 de agosto de 2021

     

     

     

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COLAÇÃO DE GRAU

    Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

    Todos os documentos devem estar digitalizados, em formato PDF e devem ser enviados todos juntos em um único email

     

    DOCUMENTOS CARGA HORÁRIA MÍNIMA FORMATO DA ENTREGA

     

    Certificados de formação complementar

     

    60 horas

    Todos os documentos devem estar digitalizados, em formato PDF e devem ser enviados todos juntos em um único email

     

    Certificados de formação livre

     

    60 horas

    Todos os documentos devem estar digitalizados, em formato PDF e devem ser enviados todos juntos em um único email

     

    Relatório final de estágio

     

    200 horas

    Original – assinado e datado

    Documentos deverão ser digitalizados em enviados para secretaria do curso

     

    Disciplinas obrigatórias*

     

    Conclusão de todas as disciplinas

     

    Consta no histórico

    * alunos formandos que cursaram disciplinas obrigatórias em outros cursos devem solicitar APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS.

     

     

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COLAÇÃO DE GRAU

    Gestão Ambiental Bacharelado

    Todos os documentos devem estar digitalizados, em formato PDF e devem ser enviados todos juntos em um único email

     

     

    Atividade Mínimo Horas Máximo de Horas
    ENSINO
    Monitoria 20 40
    Projeto de ensino 20 40
    Participação em Semana Acadêmica do Curso de Gestão Ambiental da UFPel 20 40
    Cursos e escolas (1) 20 40
    Participação em evento científico (2)
    – Regional 10 20
    – Nacional 20 40

    Internacional

    20 40
    Disciplina optativa (3)
    – vinculada à área de formação da GA 15 50
    – não vinculada à área de formação da GA 15 30
    PESQUISA
    Iniciação Científica 20 40
    Participação em evento científico (4)
    – Regional 10 20
    – Nacional 20 40

    Internacional

    20 40
    Publicação de Artigo Científico
    – Regional 10 20
    – Nacional 20 40

    Internacional

    30 60
    EXTENSÃO
    Participação em Atividades de Extensão (como organizador, colaborador ou ministrante) 20 40
    Participação em Evento Científico (5)
    – Regional 10 20
    – Nacional 20 40

    Internacional

    20 40
    REPRESENTAÇÃO DISCENTE
    Representação Estudantil (por semestre) 20 40
    GESTÃO
    Projetos Voluntários 20 40
    Certificações profissionais 20 40

     

    Entrega dos documentos: Para todas as atividades o requisito de comprovação é: apresentação de documento certificador da atividade; sendo: documento digital deve conter código verificador, ou documento físico, deve ser apresentado original.

    • Será considerada a totalidade de carga horária para atividades: vinculadas à área de formação do curso de Gestão Ambiental; idiomas e informática e tecnologias. Nos demais casos, será considerada 50% da carga horária.
    • Para fins de contagem de formação complementar será considerada a unidade de participação.
    • Será considerada a totalidade de carga horária da própria disciplina optativa quando vinculada à área de formação do curso de Gestão Ambiental; e nos demais casos, será considerada 50% da carga horária.
    • Para fins de contagem de formação complementar será considerada a unidade de participação.
    • Para fins de contagem de formação complementar será considerada a unidade de participação

     

     

    Relatório final de estágio

     

    210 horas

    Original – assinado e datado

    Documentos deverão ser digitalizados em enviados para secretaria do curso

     

    Disciplinas obrigatórias*

     

    Conclusão de todas as disciplinas

     

    Consta no histórico

     

     

  • Convite para bancas de qualificação do projeto de TCC – Gestão Ambiental Bacharelado

    A Coordenação do curso de Gestão Ambiental Bacharelado tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para assistir as bancas de qualificação  dos projetos de TCC.

     

    Bancas de Qualificação do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso – 2020/2:

    Data: 15/06/2021

    Hora: 10:00

    Local:  https://webconf.ufpel.edu.br/b/mau-x6j-gv2

    Discente: Cícero Antônio Pavan Rodrigues

    Título do projeto de TCC: Desafios a gestão ambiental em um complexo de energia eólica

    Banca:

    – Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva (orientador)

    – Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva

    – Profª. Drª. Claure Morrone Barbat Parfitt

    ***

    Data: 17/06/2021

    Hora: 10:00

    Local:  https://webconf.ufpel.edu.br/b/tha-3ja-2kg

    Discente: Samantha Plamer Larrossa

    Título do projeto de TCC: Destinação de resíduos da casca de arroz em engenhos de grãos no município de Capão do Leão – RS

    Banca:

    – Profª. Drª. Thais Antolini Veçozzi (orientadora)

    – Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva

    – Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Koglin

    ***

    Data: 18/06/2021

    Hora: 18:00

    Local:  https://webconf.ufpel.edu.br/b/gio-9yg-36h

    Discente: Jaqueline da Silva Scheneider

    Título do projeto de TCC: Avaliando o uso da praça para desenvolvimento de práticas de educação ambiental: o caso da praça modelo

    Banca:

    – Prof. Dr. Giovanni Nachtigall Maurício (orientador)

    – Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva

    – Profª. Drª. Claure Morrone Barbat Parfitt

    ***

  • Convite para bancas de defesa do TCC – Gestão Ambiental Bacharelado e Tecnólogo em Gestão Ambiental

    A Coordenação do curso de Gestão Ambiental Bacharelado tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para assistir as bancas de defesa de trabalhos de conclusão de curso:

     

    Bancas de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso – 2020/2:

    Data: 07/06/2021

    Hora: 18:00

    Local: https://webconf.ufpel.edu.br/b/cle-2cx-vrk

    Discente:  Victor Emmanuel Silva Guidotti

    Título do projeto de TCC: Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em municípios abrangidos pela Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim e do Canal São Gonçalo

    Banca:

    – Prof. Dr. Cleiton Stigger Perleberg (orientador)

    – Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva

    –  Profª. Drª. Thais Antolini Veçozzi

    ***

    Data: 08/06/2021

    Hora: 16h30min

    Local: https://webconf.ufpel.edu.br/b/cle-2cx-vrk

    Discente: Flávio Zehetmeyr

    Título do projeto de TCC: Áreas verdes urbanas: sua presença e atuação  na qualidade de vida humana e no meio ambiente

    Banca:

    – Prof. Dr. Cleiton Stigger Perleberg (orientador)

    – Profª. Drª. Claure Morrone Parfitt

    – Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva

    ***

    Data: 09/06/2021

    Hora: 10:00

    Local: https://webconf.ufpel.edu.br/b/joa-jy4-jj3

    Discente: Lara Machado da Silva

    Título do projeto de TCC: Gerenciamento de Resíduos Sólidos no município de Arroio Grande – RS

    Banca:

    – Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Koglin (orientador)

    – Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva

    – Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva

    ***

    Data: 09/06/2021

    Hora: 18:00

    Local: https://webconf.ufpel.edu.br/b/gio-9yg-36h

    Discente: Carina Domingues do Nascimento

    Título do projeto de TCC: Escola da Natureza – a construção do sujeito ecológico no centro de referência em Educação Ambiental, Brasília – DF.

    Banca:

    – Prof. Dr. Giovanni Nachtigall Maurício (orientador)

    – Profª. Drª. Claure Morrone Parfitt

    – Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva

    ***

    Data: 11/06/2021

    Hora: 10:00

    Local: https://webconf.ufpel.edu.br/b/mau-pgq-gyc

    Discente:  Roddyguez Mafuta Lukuama

    Título do projeto de TCC: Água e Saneamento Ambiental: um estudo sobre Kinshasa (República Democrática do Congo)

    Banca:

    – Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva (orientador)

    – Profª. Drª.  Thais Antolini Veçozzi

    – Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva

    ***

    Data: 11/06/2021

    Hora: 18:00

    Local: https://webconf.ufpel.edu.br/b/mat-46k-rf2

    Discente: Guilherme Garcia Sinott

    Título do projeto de TCC: A importância do cultivo de Cânhamo para o meio ambiente ecologicamente equilibrado

    Banca:

    – Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva (orientador)

    – Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Koglin

    – Prof. Dr. Giovanni Nachtigall Maurício

    ***

     

     

  • O Curso de Gestão Ambiental da UFPEL realiza o evento: Peixes-Anuais – Políticas Públicas, Pesquisa e Educação Brasil afora

    O Curso de Gestão Ambiental da UFPEL realiza o evento: Peixes-Anuais – Políticas Públicas, Pesquisa e Educação Brasil afora

     

    O Curso de Gestão Ambiental da UFPEL realiza o evento: Peixes-Anuais – Políticas Públicas, Pesquisa e Educação Brasil afora

     

    Peixes-Anuais – Políticas Públicas, Pesquisa e Educação Brasil afora, se configura como um espaço extracurricular que permite aos discentes, docentes, colaboradores da UFPel, bem como a comunidade como um todo, se aproximem de temas vinculados as questões ambientais contemporâneas.

    As atividades estão vinculadas ao projeto de Extensão: Questão Ambiental em Pauta do curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas e conta com a parceria da Rastro – Ecologia Criativa.

    O evento será realizado no formato virtual, contando com diálogos com a sociedade a respeito dos objetivos e importância do Plano Nacional para a Conservação dos Peixes Rivulídeos Ameaçados de Extinção. Participarão servidores públicos, pesquisadores, professores e empreendedores que integram o PAN e atuam com as espécies de Peixes-Anuais nos diferentes biomas do Brasil.

    Serão realizados cinco encontros com comunidade acadêmica e público geral, com carga horário total de 10 horas. As atividades ocorrerão as terças e quintas-feiras, a partir das 16 horas.

    Inscrições: https://www.sympla.com.br/peixes-anuais–politicas-publicas-pesquisa-e-educacao-brasil-afora__1200649

     

    Programação:

    Data: 06/05/2021

    Tema: Qual o papel de um Plano de Ação Nacional e do Projeto Pró-Espécies na conservação da biodiversidade brasileira?

    Palestrantes:

    – Izabel Boock de Garcia – Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental – ICMBio

    –  Anna Carolina Lins – Analista de Conservação da WWF-Brasil

    Carga horária: 2h

     

    Data: 13/05/2021

    Tema: Aspectos regionais: pesquisa e conservação de espécies de peixes rivulídeos no Rio Grande do Sul

    Palestrantes:

    – Dr. Matheus Volcan – Pesquisador do Instituto Pró-Pampa

    – Dr. Marco Aurélio Azevedo – Pesquisador do Museu de Ciências Naturais/SEMA-RS

    Carga horária: 2h

     

    Data: 20/05/2021

    Tema: Licenciamento ambiental e restauração da paisagem no contexto dos peixes-anuais

    Palestrantes:

    – Dr. Fábio Origuela de Lira – pesquisador da Meandros Ambiental

    – Dr. Luis Esteban Lanés – pesquisador do Instituto Pró-Pampa

    Carga horária: 2h

     

    Data: 27/05/2021

    Tema: Gestão Pública e Conservação da Biodiversidade

    Palestrantes:

    – Denise Marçal Rambaldi – Chefe da APA Macaé de CIMA/INEA

    – Lailton Câmara Fernandes – biólogo e ex-Diretor do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guanambi e ex-Gestor do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos-BA

    Carga horária: 2h

     

    Data: 01/06/2021

    Tema: Pesquisa e Educação – estudos de casos Brasil afora

    Palestrantes:

    – Dra. Alany Pedrosa Gonçalves – Bolsista PCI do Instituto Mamirauá

    – Dr. Telton Anselmo Ramos – PNPD/UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) e Divulgador Científico dos Peixes da Caatinga

    – Dr. Domingos Garrone Neto – Professor do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca da UNESP – Campus de Registro

    – Humberto Espírito Santo de Mello – Biólogo, Gerente do Jardim Zoológico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte

    – Dr. Matheus Volcan – Pesquisador do Instituto Pró-Pampa

    Carga horária: 2h

  • APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

    APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

    ATENÇÃO ALUNOS:

    1 – QUEM PRECISA SOLICITAR APROVEITAMENTO?
    Todos os alunos que cursaram disciplinas fora do seu curso de origem – incluindo alunos do CSTGA que cursaram disciplinas no GAB e alunos do GAB que cursaram disciplinas no CSTGA.

    2 – O QUE É NECESSÁRIO PARA SOLICITAR APROVEITAMENTO?
    – cursou a disciplina na UFPel: enviar o formulário solicitando o aproveitamento, histórico de notas comprovando a aprovação na disciplina e conteúdo programático (solicitar no colegiado do curso onde concluiu a disciplina). Se aluno do GAB cursando no CSTGA ou CSTGA cursando no GAB não há necessidade de enviar conteúdo programático.
    – cursou disciplina em outra instituição de nível superior: enviar o formulário solicitando o aproveitamento, conteúdo programático e histórico de notas comprovando a aprovação.

    Baixe aqui o formulário: Requerimento-de-aproveitamento

    3 – ATÉ QUANDO POSSO SOLICITAR?
    A solicitação deve ser enviada para o email da secretaria até dia 30 de abril de 2021.
    Enviar toda documentação (de cada solicitação de disciplinas) em um único arquivo em PDF: formulário + histórico de notas + conteúdo programático.
    Para alunos que irão solicitar aproveitamento de mais de uma disciplina deve ser enviado um formulário para cada requerimento.

    IMPORTANTE:
    Alunos do CSTGA que cursaram disciplinas no GAB e alunos do GAB que cursaram disciplinas no CSTG também devem fazer a solicitação.
    Caso a disciplina cursada no outro curso tenha o mesmo código no seu curso de origem NÃO é necessário solicitar aproveitamento!
    Veja abaixo os códigos das disciplinas:
    Currículo CSTGA -> Currículo CSTGA
    Currículo GAB (ingresso de 2016/2 a 2019/1) -> Currículo GAB 2
    Currículo GAB (ingresso 2020/1) -> Currículo GAB 3

    Veja mais informações sobre aproveitamento de disciplinas: https://wp.ufpel.edu.br/cra/aproveitamento-de-disciplina/