Início do conteúdo
    Notícias
  • Comissão Eleitoral

    A pedido do Diretório Acadêmico:
    .
    Olá, pessoal. Tudo bem?
    .
    Diretório Acadêmico de Gestão Ambiental vem informar que de acordo com o capítulo IV, artigo 27 – alínea “b” do estatuto do DAGAB: “A convocação das eleições será por publicação interna, de responsabilidade de comissão eleitoral que será indicada pela Diretório Acadêmico, devendo ter pelo menos um membro de cada turma do curso de Gestão Ambiental Bacharelado […]”
    .
    Sabendo disso, informamos a vocês que os membros da Comissão Eleitoral foram indicados:
    .
    IGOR STAN (1º SEMESTRE)
    PABLO ABELAIRA (3º SEMESTRE)
    DAVID MOSER (5º SEMESTRE)
    BÁRBARA ROBERTA (7º SEMESTRE)
    .
    Agora aguardem mais informações da COE a respeito das eleições do DA.
    Diretório Acadêmico de Gestão Ambiental
    .
    .
    Att,
    .
    A Secretaria
  • Calendário Acadêmico de 2022 é definido em votação

    A comunidade universitária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) votou e escolheu como será o Calendário Acadêmico do ano civil de 2022. Em apuração realizada nesta quarta-feira (17), a proposta número 2 foi a vencedora na escolha paritária entre estudantes dos cursos presenciais, servidores docentes e técnico-administrativos.

    O processo teve o objetivo de viabilizar a participação ampla e democrática da comunidade desde o início, com a realização de diversos debates, dos quais participaram diretores de unidades, coordenadores de cursos, chefes de departamentos, sindicatos, alunos e Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe). A contagem paritária foi decidida durante esses encontros pela comunidade acadêmica.

    A opção de Calendário Acadêmico vencedora da consulta apresentava a execução inteira de dois semestres letivos no ano civil de 2022 – 2021/2 e 2022/1. Nela, o início do próximo semestre vai ser no dia 7 de março.

    Os números da votação foram os seguintes:

    4.154 estudantes votantes, sendo 2.556 na proposta 1 e 1.498 na proposta 2;

    756 docentes votantes, sendo 239 na 1 e 517 na proposta 2;

    175 técnico-administrativos votantes, sendo 76 na 1 e 99 na proposta 2.

    Os resultados da consulta realizada pelo sistema Helios Voting serão encaminhados ao Cocepe, que vai se reunir no dia 22 de novembro para a aprovação do Calendário.

    Veja abaixo as principais datas do Calendário escolhido pela comunidade acadêmica:

    Proposta 2
    2021/2
    Início: 7 de março
    Fim: 18 de junho
    Exames: 20 a 25 de junho

    2022/1
    Início: 1º de agosto
    Fim: 2 de dezembro
    Exames: 5 a 10 de dezembro

    A comunidade será ouvida ainda em 2022 acerca de formas de regularização do Calendário.

  • Novo e-mail da secretaria do curso

    Prezados(as),

    Informo o novo endereço de e-mail da secretaria do Curso de Gestão Ambiental: secretaria.gaufpel@gmail.com. Por meio dele, serão realizados os atendimentos aos alunos.

    O atendimento da secretaria ocorrerá às tardes, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

     

    Att,

    A Secretaria

  • DEFESA DE TCC 2021-1

    Convite para bancas de defesa de TCC – Gestão Ambiental Bacharelado e Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

    As Coordenações dos cursos de Gestão Ambiental Bacharelado e Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para assistir as bancas de defesa de trabalhos de conclusão de curso.

    Bancas de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso – GAB e CSTGA – 2021/1

    Data: 10/11/2021

    Hora: 09:00

    Link: https://webconf2.ufpel.edu.br/b/nad-jfg-wqa

    Discente: Aline Costa Ribeiro

    Título do TCC: O consumidor ecologicamente consciente: uma revisão sistemática sobre o uso e contribuições da Teoria da Ação Racional (Theory of Rational Action)

    Banca:

    – Profa. Dra. Nádia Campos Pereira Bruhn (orientadora)

    – Prof. Dr. Giovanni Nachtgall Maurício

    –  Profa. Dra. Claure Morrone Barbat Parfitt

    ***

    Data: 10/11/2021

    Hora: 11:00

    Link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/mau-x6j-gv2

    Discente: Cícero Antônio Pavan Rodrigues

    Título do TCC: Gestão Ambiental e energias renováveis: um estudo sobre energia eólica

    Banca:

    – Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva (orientador)

    – Profa. Dra. Claure Morrone Barbat Parfitt

    – Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva

    ***

    Data: 10/11/2021

    Hora: 17:00

    Link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/mau-hq2-7ap

    Discente: Diego Schneider de Azevedo

    Título do TCC: A política e o gerenciamento da mobilidade urbana: desafios a Gestão Ambiental?

    Banca:

    – Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva (orientador)

    – Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Koglin

    – Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva

    ***

    Data: 11/11/2021

    Hora: 18:00

    Link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/mat-46k-rf2

    Discente: Fabiano Canez Pereira

    Título do TCC: Gestão Ambiental em Cemitérios e a resolução CONAMA nº 335, de 3 de abril de 2003. Estudo de Caso no Cemitério Natuch, Pelotas-RS.

    Banca:

    – Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva (Orientador)

    – Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva

    –  Profa. Dra. Thaís Antolini Vecozzi

    ***

    Data: 12/11/2021

    Hora: 16:00

    Link: https://webconf2.ufpel.edu.br/b/cla-m7c-yhd

    Discente: Flávia Machado Schneider

    Título do TCC: O plano de manejo e o seu uso como instrumento de planejamento do Parque Estadual do Itapuã Rio Grande Do Sul

    Banca:

    – Profa. Dra. Claure Morrone Barbat Parfitt (orientadora)

    – Prof. Dr. Giovanni Nachtgall Maurício

    –  Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva

    ***

    Data: 12/11/2021

    Hora: 17:00

    Link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/mat-46k-rf2

    Discente: Hermes Antonio da Rosa Dias

    Título do TCC: Parque Eólico Offshore Caucáia: Análise da proposta para obtenção da Licença Ambiental Prévia

    Banca:

    – Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva (Orientador)

    – Prof. Dr. Giovanni Nachtgall Maurício

    –  Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Koglin

  • Contato com Colegiado do Curso de Gestão Ambiental

    Prezados (as) Alunos (as),

    Informo-lhes que o Curso de Gestão Ambiental encontra-se sem secretaria de Curso.

    O contato com o Colegiado do Curso deverá ser feito através do e-mail fmgvet@gmail.com.

    Atenciosamente,

    Profª Fernanda Medeiros Gonçalves

    Coordenadora do Curso de Gestão Ambiental – Bacharelado.

     

     

  • Oportunidade de atuação como Monitor Voluntário

    “Bom dia!

    Gostaria de divulgar oportunidade de atuação como Monitor Voluntário, Projeto de Ensino, na Disciplina de Fundamentos de Estatística neste semestre.

    Caso tenhas interesse favor encaminhar cópia de teu histórico e um breve relato acerca do interesse em participar e no que poderias contribuir para esta ação, até as 12h do dia 23/08 no seguinte endereço: cleiton.gaufpel@gmail.com.

    Atenciosamente

    Prof. Cleiton Stigger Perleberg”

  • JUSTIFICATIVA DE NÃO MATRÍCULA 2021/1

    ATENÇÃO:

    Aqueles alunos que NÃO tiverem disponibilidade de cursar o semestre 2021/1 (que iniciou em 09 de agosto de 2021) deverão enviar o formulário abaixo devidamente preenchido para a secretaria do curso até 27 de agosto de 2021, IMPRETERIVELMENTE!

    Os alunos que não realizarem a matrícula neste semestre e não justificarem, através do formulário serão desligados por abandono de curso, conforme previsto no PARECER NORMATIVO Nº 49, DE 27 DE MAIO DE 2021, que regulamenta as atividades de ensino desenvolvidas no segundo semestre do ano civil de 2021 a serem realizadas na Universidade Federal de Pelotas.

    Enviar o formulário para o e-mail: gasecretaria.ufpel@gmail.com

    Formulário em formato editável: FORMULARIO_PARA_JUSTIFICATIVA_DE_NAO_REALIZACAO_DE_MATRICULA

  • 1ª Semana de INTEGRAÇÃO do MERCOSUL

    As Coordenações dos Cursos de Gestão Ambiental Bacharelado e Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, divulgam a realização da 1ª Semana de INTEGRAÇÃO do MERCOSUL.

    Do dia 09 a 13 de agosto, acontecerá a 1ª Semana de INTEGRAÇÃO do MERCOSUL, promovida pela direção do CIM e será totalmente virtual. As atividades previstas na programação serão transmitidas, ao vivo, pelo canal do CIM/UFPel no Youtube em:

    https://www.youtube.com/channel/UCgYoxFQtF3XHwDb941EjN8Q

     

    O evento tem como objetivo promover a integração da comunidade acadêmica e a acolhida aos estudantes e calouros dos cursos do Centro. Conta com a participação de toda a comunidade do CIM. Entre as presenças confirmadas destacamos a participação da nossa Reitora, Isabela Andrade e das Pró-Reitoras da PRAE e da PRE, Fabiane Tejada e Fátima Cóssio para uma conversa com a comunidade acadêmica do CIM. Como aula inaugural contamos com a participação especial da professora Dra. Raquel Recuero, que irá falar sobre “A desinformação nas redes sociais”.

    No dia 10 de agosto está prevista, às 15h30min, a abertura de duas salas virtuais, para que os cursos de Hotelaria e Gestão Ambiental possam fazer o acolhimento dos novos alunos de maneira temática onde, os coordenadores, irão apresentar algumas informações do Plano Pedagógico de seus cursos,  atividades complementares, TCCs, estágios, entre outras informações pertinentes para que os alunos atinjam a almejada graduação. Os links de acesso às salas serão enviadas via cobalto aos estudantes.

    Programação completa: