Início do conteúdo
    Notícias
  • MATRÍCULA 2017/1 – orientação para CSTGA

    TECNÓLOGO

    ATENÇÃO ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
    Alunos com pendência de disciplinas do PRIMEIRO semestre deverão priorizar estas disciplinas no momento de solicitação de matrícula. As disciplinas Fundamentos de Informática, Fundamentos de Administração e Fundamentos de Estatística serão ofertadas para Tecnólogo mas a solicitação matrícula deverá ser feita no período de CORREÇÃO DE MATRÍCULAS diretamente na secretaria do colegiado. Período de 17 a 20 de abril (das 14:00 às 17:00).
    Alunos com pendências nas disciplinas de Fundamentos de Ciências Ambientais e Fundamentos de Educação Ambiental, deverão solicitar matrícula como aluno especial nas disciplinas de Fundamentos de Biologia (ofertada na sexta a tarde) e Fundamentos de Educação Ambiental (ofertada na quinta a tarde), no Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental. Esse procedimento deverá ser feito diretamente na secretaria do curso, nos dias 24 e 25 de abril (preferencialmente, no dia 24/04).
    Alunos com pendências nas disciplinas de Fundamentos de Ecologia e Sistemas de Informações Geográficas, deverão solicitar matrícula como aluno especial nas disciplinas de Ecologia I (ofertada na segunda a tarde) e em Cartografia (ofertada na quarta a tarde), no Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental. Esse procedimento deverá ser feito diretamente na secretaria do curso, nos dias 24 e 25 de abril (preferencialmente, no dia 24/04).
    NÃO PODE HAVER COLISÃO DE HORÁRIOS, portanto se for necessário fazer matrícula especial, deixe o horário livre para essa modalidade.
    Para dúvidas e/ou esclarecimentos, enviar e-mail para gasecretaria.ufpel@gmail.com ou fmgvet@gmail.com.

  • Gestão Ambiental no facebook

    Acompanhe as informações dos cursos de Gestão Ambiental (Tecnólogo e Bacharelado) via facebook!!!

    https://www.facebook.com/Gest%C3%A3o-Ambiental-UFPel-191090981393429/?fref=ts

  • TECNÓLOGO – Seminário Técnico Científico II

    Atenção alunos do Tecnólogo em Gestão Ambiental:

    A disciplina Seminários Técnicos Científicos II será ministrada nas quintas-feiras à tarde (dois primeiros períodos)  no Centro de Integração do Mercosul (mini auditório – segundo andar). A matrícula para a disciplina será feita normalmente via sistema acadêmico Cobalto.

    Professor responsável pela disciplina: Cleiton Stigger Perleberg

  • ESTÁGIO MAIO

    ATENÇÃO!!!

    Os alunos que pretendem dar início ao estágio curricular no mês de MAIO devem dirigir-se à secretaria do curso para solicitar sua inclusão na apólice de seguros. Para isso o aluno deverá portar carta de aceite do professor orientador e carta de aceite do supervisor no local do estágio. Ambos documentos devem estar devidamente preenchidos e assinados.  Veja link dos documentos aqui: Carta de Aceite do Supervisor no Local de Estágio Carta-de-aceite-professor-orientador-de-estágio

    A data final para inclusão dos alunos na apólice de seguros é 15 de abril. Lembrando que nenhum aluno pode dar início ao seu estágio curricular se não estiver devidamente incluído na apólice de seguros.

    *este prazo não se aplica em casos em que a empresa fornece o seguro ao estudante estagiário.

    Esclareça suas dúvidas na secretaria do curso!!!

    Veja aqui os demais documentos necessários ao processo de estágio:

    Plano de trabalho

    Termo de compromisso

     

  • Zoneamento Ecológico-Econômico do estado do RS

     

    Trata-se de uma importante etapa de elaboração do ZEE – Zoneamento Ecológico-Econômico do estado do RS, e esta diretamente relacionado ao licenciamento ambiental, e atividades econômicas em nossa região.

  • TECNÓLOGO – Gestão Ambiental

    Veja grade de horários para 2017/1. horário cstga 2017.1

    ATENÇÃO ALUNOS: TEREMOS ALTERAÇÃO NO LOCAL DAS SALAS DE AULA – AINDA NÃO FOI DEFINIDO PELO SETOR RESPONSÁVEL.

    TODAS AS INFORMAÇÕES SERÃO PUBLICADAS NO SITE DO CURSO.

     

  • AVISO SOBRE DATA DE REALIZAÇÃO DO EXAME

    O prof. Maurício Pinto da Silva comunica a realização de EXAME para as Disciplinas indicadas abaixo:

    Disciplina: Temas Econômicos do Ambiente

    Data: 30/03/2017

    Aluno/matrícula: 14100875

    Aluno/matrícula: 14100874

    Aluno/matrícula: 13205983

    Aluno/matrícula: 14102312

    Disciplina: Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Regional

     Data: 31/03/2017

    Aluno/matrícula: 15101614

    Aluno/matrícula: 15101610

     

  • ORIENTAÇÕES – disponibilização de tcc na base de dados da UFPel

    Orientações para disponibilização dos trabalhos de conclusão de curso na base de dados UFPel.
    Esse procedimento deverá ser realizado em etapas, sendo cada uma de responsabilidade de alunos, professores orientadores, secretaria e coordenação.
    Não será necessário entregar versão em cd room!
    PRIMEIRA ETAPA:
    Aluno
    1 – Após defesa, aprovação e realização das alterações solicitadas pela banca examinadora (quando o caso), o aluno deverá solicitar à biblioteca do Liceo a ficha catalográfica pelo link: http://sisbi.ufpel.edu.br/?p=reqFicha
    Essa ficha catalográfica deverá ser inserida no trabalho.
    2 – Imprimir, preencher e assinar  o “termo de autorização para inserir TCC na base de dados da UFPel” (link: http://sisbi.ufpel.edu.br/arquivos/PDF/Termo%20de%20autoriza%C3%A7%C3%A3o%20TCC%20e%20TCCP.pdf)
    ->> entregar para o professor orientador o termo preenchido e assinado (impresso);
    ->> enviar ao professor orientador o TCC devidamente concluído (convertido para PDF).
    SEGUNDA ETAPA:
    Professor orientador:
    – enviar para secretaria do curso TCC devidamente concluído;
    – entrega na secretaria do curso o termo de autorização para inserir TCC na base de dados da UFPel devidamente preenchido e assinado.
    Somente serão aceitos trabalhos enviados pelo emails dos professores orientadores.
    Somente serão aceitos termos entregues pelos professores orientador.
    TERCEIRA ETAPA:
    – secretaria e coordenação do curso reunem a documentação e encaminham à biblioteca para disponibilização na base de dados.
    Para mais informações veja o Manual de Normalização de teses, dissertações e trabalhos acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas http://sisbi.ufpel.edu.br/?p=manual