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Professor da GA tem artigo publicado na Revista Saúde em Debate
O professor Maurício Pinto da Silva, do curso de Gestão Ambiental, teve recentemente, artigo publicado na Revista Saúde em Debate, do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES). O artigo “Bacias hidrográficas transfronteiriças: saneamento e saúde ambiental sem fronteiras” tem coautoria das pesquisadoras dra. Debora Cynamon Kligerman e dra. Rafaella Facchetti Assumpção, ambas do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental e Programa de Pós-graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ. A publicação é resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito do Plano de Trabalho do Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Oswaldo Cruz/ENSP/PPGSPMA e a Universidade Federal de Pelotas/Centro de Integração do Mercosul/Curso de Gestão Ambiental e fazem parte da conclusão dos exercícios de pós-doutoramento do referido professor.
O artigo faz parte do primeiro número regular da revista Saúde em Debate em 2020, e reúne artigos com temáticas como: hospitais de média complexidade na Rede de Atenção às Urgências; universalidade da VIII Conferência Nacional de Saúde; cuidado de usuários com tuberculose multidrogarresistentes em Recife; avaliação em saúde da criança na atenção primária; nutrição de crianças residentes em áreas de vulnerabilidade social; saúde da população em situação de rua; diarreia em crianças residentes na Ilha de Guaratiba (RJ); desastre de Brumadinho: políticas públicas e gestão do saneamento; planejamento para o Esgotamento Sanitário no Rio de Janeiro; reflexões bioéticas sobre proteção ao meio ambiente e às gerações futuras entre outros.
De acordo com o professor Maurício, o caráter transnacional dos desafios ambientais significa dizer que nenhum país está imune as suas consequências, ainda quando não tenha um papel protagonista na gênese destes, como por exemplo, as mudanças climáticas, mas também o planejamento e a gestão do saneamento em bacias hidrográficas compartilhadas entre países. A edição pode ser acessada em http://revista.saudeemdebate.org.br/sed (foto)
Fonte das informações: Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva
A partir do dia 04 de maio de 2020, haverá plantão de atendimento on-line (por webconferência) da secretaria dos colegiados.
O atendimento se dará por webconferência no ambiente virtual da UFPel, a partir deste link (disponibilizado pela secretaria): https://webconf.ufpel.edu.br/b/ren-337-cgu
Os horários dos plantões serão:
Terças e sextas-feiras das 09:00 às 11:00.
Quartas-feiras das 15:00 às 17:00.
Todas as demais formas de comunicação com a secretaria dos colegiados serão mantidas, são elas:
– e-mail: gasecretaria.ufpel@gmail.com
– publicação de informações via:
– cobalto: acesse via app, site ou email
– site: https://wp.ufpel.edu.br/ga/
– facebook: https://www.facebook.com/GestaoAmbientalUFPel/
Esta sala virtual não servirá para webconferência de reuniões, será exclusivo para atendimento (em modo plantão) para conversas com os alunos e esclarecimento de dúvidas.
Para abertura de salas webconferência utilize o link: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/04/20/videos-explicam-como-acessar-o-servico-de-webconferencia-da-ufpel/
Estamos disponibilizando um questionário para conhecer a disponibilidade dos estudantes dos cursos CSTGA e GAB (e suas condições de recursos tecnológicos) para poder ser planejada a oferta de disciplinas no novo calendário acadêmico alternativo (veja a íntegra do calendário e documento da Reitoria sobre o assunto no link abaixo).
Solicita-se que os alunos preencham o questionário até domingo (03 de maio de 2020).
Após o levantamento, os cursos farão ofertas de disciplinas para serem cursadas on-line. A matrícula nestas disciplinas NÃO É OBRIGATÓRIA PARA NENHUM ALUNO. Assim, aqueles alunos que não tiverem disponibilidade de matricular-se e cursar as disciplinas NÃO SERÃO PREJUDUCADOS.
Alunos que matricularem-se, cursarem a disciplinas mas que venham a ficar infreqüente ou reprovar em alguma disciplina, poderão repeti-la futuramente (em outro semestre).
Ainda não temos cronograma de matrícula estabelecido nem temos todas as disciplinas que serão ofertas, tão logo a Reitoria delibere sobre o calendário e o colegiado sobre as disciplinas, todas as informações serão repassadas aos alunos (assim como orientações para matrícula).
Também é importante destacar que as respostas no formulário não configuram a matrícula do aluno nem uma obrigatoriedade em matricular-se. Este formulário servirá de subsídio para a coordenação e colegiado pensarem no melhor planejamento para os alunos.
Observação: todas as matrículas já realizadas para 2020/1 serão zeradas e apenas consideradas as novas matrículas.
Em caso de dúvidas entre em contato: gasecretaria.ufpel@gmail.com
Link para o FORMULÁRIO: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScES_xrdF-eX9g_4d2ydhnK7zCnWQs0MltROwMDByJAw1dRlA/viewform?vc=0&c=0&w=1&usp=mail_form_link&urp=gmail_link
Neste link estão os documentos disponibilizados pelo Reitoria:
Diante do cenário da pandemia do Coronavírus e as análises que informam o prolongamento do período de distanciamento social, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está elaborando uma proposta de Calendário Acadêmico Alternativo ao previsto anteriormente e que foi suspenso. A intenção é contemplar algumas ofertas de disciplinas que forem possíveis neste momento, considerando as condições objetivas de alunos e professores, visando, sobretudo, manter o vínculo cognitivo e emocional entre alunos e professores e preparar a instituição para o futuro próximo em que as aulas presenciais não poderão ser retomadas da mesma forma como vinham ocorrendo até então. A Instituição está lançando questionários para que docentes e alunos possam informar suas experiências e possibilidades de acesso aos meios digitais, que devem oferecer à gestão uma dimensão mais clara das ferramentas disponíveis e embasar a proposta. Os links foram enviados para o e-mail cadastrado no Cobalto.
A proposta de Calendário Alternativo sugere a oferta de algumas disciplinas obrigatórias e optativas, de forma on-line, de acordo com as experiências e conhecimento de professores, técnicos-administrativos e alunos, com início previsto para junho, após serem feitas as discussões, contribuições e melhorias da proposta.
As possibilidades têm sido analisadas pelo Comitê Acadêmico da UFPel na pandemia, que destaca a importância de construir alternativas viáveis. A proposta oportuniza que a Universidade se mantenha ativa também no campo acadêmico, a exemplo do que já ocorre plenamente nas áreas de pesquisa e extensão, com contribuições significativas para o momento de crise. “Além disso, é uma oportunidade para que a comunidade acadêmica possa vivenciar outras formas de relações pedagógicas, para além das que convencionalmente são vivenciadas, considerando o cenário de incertezas provocado pela Pandemia”, analisou a pró-reitora de Ensino, Maria de Fátima Cóssio.
O Calendário Alternativo será também preparatório para o que se antevê como um modelo híbrido. De acordo com o presidente do Comitê da UFPel para enfrentamento da pandemia, Mario Azevedo Júnior, o ano de 2020 será atípico e a UFPel precisará utilizar a criatividade para minimizar os prejuízos acadêmicos. Segundo ele, observando o andamento da pandemia na região, no Brasil e mundo, é possível prever que o segundo semestre, ainda que permita retorno, deverá ter alguns cuidados importantes. “As ferramentas de educação a distância precisam ser bem utilizadas, porque, ainda que se possa prospectar um retorno, ele ocorrerá com uma série de restrições. Temos que construir juntos alternativas viáveis para que possamos realizar atividades de formação nesse cenário desafiador”, disse.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Flávio Demarco, salienta que essa preocupação perpassa não apenas as Universidades no Brasil, mas tem estado presente em todos os países. “Não poderemos, por exemplo, voltar a ter aulas com salas cheias de alunos. Assim, o ambiente virtual oferece uma oportunidade e alternativa para realização de parte das atividades letivas”, disse. No entanto, observa, aulas práticas, sejam elas, por exemplo, laboratoriais ou clínicas, representam um desafio enorme e têm pouca possibilidade de desenvolvimento em ambiente virtual. “Não só teremos a necessidade de repensar o espaço de ensino virtual, mas também, para quando as atividades presenciais estiverem de volta, como faremos essas atividades com o necessário distanciamento social”, sublinhou.
O reitor, Pedro Hallal, destaca que a gestão deu início à proposta, mas pede que a comunidade ajude a construí-la. De acordo com ele, a UFPel já é protagonista nacional sob os pontos de vista assistencial e administrativo, mas também pode assumir papel de liderança sob o ponto de vista acadêmico. “Nós não vamos fazer aula presencial num momento perigoso e nem substituir presencial por EaD. Precisamos ter um componente acadêmico enquanto estivermos nesse cenário, usando algumas plataformas utilizadas em EaD”.
Desafios e possibilidades
Para o vice-reitor e presidente do Comitê Acadêmico na pandemia, Luís Amaral, trata-se de uma oportunidade única para a Universidade pensar novas práticas.
De acordo com a proposta, o primeiro semestre será de 12 semanas e não 18 – com a flexibilização oportunizada pela Medida Provisória 934 – com início previsto para 1º de junho.
O Calendário trata de ofertas de disciplinas on-line, possíveis de serem ofertadas nessa modalidade neste momento, com condições adequadas que garantam a qualidade acadêmica. A flexibilização proposta na MP refere-se aos dias letivos, mantendo-se a carga horária das disciplinas previstas na matriz curricular de cada curso.
As disciplinas não seriam obrigatórias, mas válidas para integralização curricular. Ou seja, o aluno que quiser poderá cursar e isso será validado. As disciplinas obrigatórias ofertadas nesse semestre terão reoferta em outro semestre para aqueles alunos que não puderam matricular-se neste primeiro semestre de 2020. No entanto, de acordo com a pró-reitora de Ensino, é importante antecipar disciplinas teóricas. A ação irá desafogar o segundo semestre, quando deverão iniciar algumas atividades presenciais.
Os diretores das unidades acadêmicas, alunos, coordenadores de curso de graduação e pós-graduação, Núcleos Docentes Estruturantes e Grupo de Interlocução Pedagógica estão sendo chamados a participar na tomada de decisões em relação à reconfiguração do calendário e à oferta de disciplinas, analisando quais serão possíveis de serem ofertadas neste formato de calendário, tomando por base as ofertas já realizadas, podendo suprimir, substituir ou fazer as alterações que julgarem adequadas.
Após a decisão de quais disciplinas serão ofertadas, com a devida consulta e concordância dos professores de cada colegiado, as ofertas serão cadastradas no sistema e os alunos farão nova matrícula. Os que não puderem efetuar a matrícula neste semestre não perderão o vínculo com a Universidade e seguirão tendo acesso aos programas da PRAE.
Sugere-se que as disciplinas sejam ofertadas em módulos, com seis semanas cada módulo.
Suporte às iniciativas
Para dar sustentação às iniciativas de ofertas de disciplinas em EaD, criou-se a UFPel VIRTUAL, que será o espaço institucional de suporte técnico e operacional para ações e atividades não presenciais. Segundo o reitor, a proposta do calendário alternativo foi pensada a partir de alguns pressupostos iniciais, incluindo as desigualdades de acesso aos meios digitais.
As condições elencadas inicialmente como impeditivas para a oferta de aulas remotas estão sendo tratadas no contexto do Programa UFPel VIRTUAL, envolvendo, por exemplo, aquisição de equipamentos, programas e ferramentas; formação de pessoas para atuação em ambientes virtuais; contratação de tutores e pessoal de apoio; e fortalecimento da Coordenação de Programas de Educação a Distância para acompanhamento, orientações e sugestões aos professores que ofertarem disciplinas na modalidade EAD. Além disso, o programa também busca análise e proposição de alternativas para ampliação do acesso à internet para os alunos e contato com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para construção de alternativas de acompanhamento para os estudantes com deficiência. “Vários aspectos estão em movimento para dar segurança e tranquilidade para professores e alunos”, destacou Fátima.
Debates
No dia 23 de abril, houve discussão sobre o tema com os diretores das Unidades Acadêmicas. Nesta segunda (27), o debate foi ampliado com coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação e Diretório Central de Estudantes. Em uma live na rede social Facebook, a proposta será socializada com a comunidade, às 19h.
PROPOSTA DE CALENDÁRIO ACADÊMICO ALTERNATIVO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio do Comitê Acadêmico, constituído no contexto da Pandemia de Covid-19, iniciou um processo de discussão sobre a proposta de um Calendário Acadêmico Alternativo, para o 1º semestre de 2020. É importante ressaltar que não se trata de substituição das aulas presenciais previstas para o 1º semestre de 2020 por aulas em EaD, na medida em que se entende que essa transposição não é possível, quer seja do ponto de vista conceitual, quer seja do ponto de vista operacional.
O primeiro movimento de análise e debates ocorreu no dia 23 de abril, em reunião por webconferência com os diretores das 22 unidades acadêmicas. No dia 27 de abril, estão agendadas reuniões com coordenadores de curso de graduação, de pós-graduação e com o Diretório Central dos Estudantes, para ampliar a discussão e qualificar a proposta. A partir dessas reuniões, a discussão poderá ser realizada com as bases das categorias de estudantes, professores e técnico-administrativos, para ao final do processo, a proposta ser enviada ao COCEPE para deliberação.
Lembrando que a proposta em construção não é uma substituição das aulas presenciais por aulas em EaD, é importante considerar que se faz necessária a construção de alternativas viáveis para garantir que não seja interrompido o vínculo cognitivo e relacional entre professores, técnicos-administrativos e estudantes, mantendo a Universidade ativa também no campo acadêmico, a exemplo do que já ocorre plenamente na área da pesquisa e da extensão, com contribuições significativas para a compreensão do momento de crise que se está vivenciando em escala global. Além disso, é uma oportunidade para que a comunidade acadêmica possa vivenciar outras formas de relações pedagógicas, para além das que convencionalmente são vivenciadas, considerando o cenário de incertezas provocado pela Pandemia.
Assim, o que está em discussão é uma proposta de calendário em que se possam contemplar algumas ofertas de disciplinas obrigatórias e optativas, na modalidade à distância, de acordo com as experiências e conhecimento de professores, técnicos-administrativos e alunos, com início previsto para junho, após serem feitas as discussões, contribuições e melhorias da proposta.
Para dar sustentação às iniciativas de ofertas de disciplinas em EaD, criou-se a UFPel VIRTUAL, que será o espaço institucional de suporte técnico e operacional para ações e atividades não presenciais. Destaca-se que na próxima semana serão enviados instrumentos de coleta de dados aos estudantes, docentes e técnicos-administrativos da UFPel, com o intuito de evidenciar as condições de acesso e conhecimento sobre os meios digitais.
Este momento peculiar e de excepcionalidades pode se constituir, também, em fortalecimento dos sentidos da Universidade como lócus de produção e socialização de novos saberes e práticas.
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE SUSPENSÃO ESTÁGIO CURRICULAR
(EM PERÍODO DE SUSPENSÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS)
Este é um compilado das informações já enviadas anteriormente.
A contar da data 19 de março de 2020, estão suspensos os estágios curriculares até a normalização do Calendário Acadêmico!
Conforme orientações da Pró Reitoria de Ensino (publicadas em 19 de abril de 2020) todos os estágios obrigatórios estão suspensos. Situação excepcionais, poderão ser analisadas pelos colegiados de cursos.
Considerando o memorando-circular 09/2020: “Acadêmicos que, extraordinariamente, necessitem, por razões particulares, permanecerem em seus locais de Estágio, sobretudo por razões de segurança, ou outras quaisquer, devem manifestar a intenção por escrito aos Colegiados de Curso, justificando-as e declarando assumirem a responsabilidade por suas decisões, mediante assinatura de um termo de responsabilidade.” Neste caso, preencha o formulário e envie por email (gasecretaria.ufpel@gmail.com) manifestando o interesse em permanecer em estágio. Após o recebimento do formulário, o colegiado irá deliberar sobre a solicitação do aluno estagiário e entrará em contato.
A Coordenação do Curso de Gestão Ambiental Bacharelado informa a listagem de alunos inscritos e homologados para o teste de proficiência de FUNDAMENTOS DE INFORMÁTICA.
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis informa novas alterações no funcionamento dos Restaurantes Universitários em atenção às orientações de redução da circulação de pessoas nas ruas:
RU da Teles (Antiga CEU)
Desjejum: A partir de sexta-feira (27), não haverá fornecimento de desjejum no RU. Na quinta-feira (26) serão distribuídos Kits semanais no RU da Teles, durante o desjejum, mediante cadastro prévio, o qual deverá ser realizado nos dias 24 e 25, nos Rus da Teles ou da Santa Cruz. Posteriormente, os kits deverão ser retirados, às sextas- feiras, nos seguintes pontos:
1) Estudantes Programa Auxílio Moradia, que fazem jus ao desjejum:
RU do Centro (RU Santa Cruz)
2) Estudantes residentes na Casa do Estudante Universitário (CEU):
Na CEU em horário a ser informado.
Almoço e Jantar: A partir de quarta- feira (25) não haverá fornecimento de almoço e jantar no RU da Teles. Moradores da Casa do Estudante deverão retirar as marmitas diariamente na CEU, entre 11h30min e 12h00min (almoço) e 19h00mim e 19h30min (jantar e ceia).
RU Campus Capão do Leão
A partir de quarta- feira (25) não haverá funcionamento do restaurante, devido ao baixo número de refeições. Os funcionários da empresa que presta o serviço de alimentação coletiva à UFPel serão remanejados para o RU da Santa Cruz, de forma que haverá manutenção de todos os funcionários do quadro. Além disso, serão distribuídos em equipes, em regime de escala, sem redução dos salários, diminuindo assim o deslocamento de pessoas.
RU do Centro (RU Santa Cruz)
A partir de quarta- feira (25) o jantar será oferecido das 17h30min às 19h30min. A redução ocorre devido à diminuição do horário de funcionamento dos ônibus do transporte coletivo municipal.
Outra medida a ser implementada a partir deste dia, para quem tiver interesse, é a distribuição de um kit com insumos não perecíveis em substituição ao jantar. O kit poderá ser retirado diariamente no almoço, juntamente com a ceia, para aqueles que fazem jus a mesma.
Desde o momento que a UFPel deliberou pela suspensão das atividades acadêmicas, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis vem diariamente analisando todos os serviços referentes à permanência dos estudantes em Pelotas.
Sobre os serviços de alimentação coletiva, a PRAE reiteradas vezes solicitou que apenas os estudantes que realmente dependem desse serviço prestado pela Universidade frequentassem os RUs. Diante disso, passada uma semana após a suspensão, é possível continuarmos implementando medidas para o acesso e permanência nos RUs considerando uma série de aspectos. Diante do exposto, a PRAE comunica que a partir de segunda-feira (23/03) continuaremos com os serviços nas Unidades da Santa Cruz, Campus Capão do Leão e Telles (apenas para moradores da CEU) nos horários vigentes.
O acesso e permanência aos RUs respeitará a orientação do Decreto da Prefeitura Municipal de Pelotas (REF), o qual determina que serviços de alimentação restrinjam o público presente para até 30% da capacidade do local. Desta forma, tendo como exemplo o RU da Santa Cruz, será permitida a permanência de 75 usuários simultaneamente.
Outra medida importante para o RU da Santa Cruz, Unidade com maior movimento, é a opção de retirada de marmita a partir de segunda-feira. Após a apresentação na entrada do restaurante, seja como bolsista isento ou pagante, haverá a opção da retirada da marmita servida pela empresa.
Todas essas medidas vem sendo tomadas com o intuito de garantir a alimentação de centenas de estudantes que dependem do RU, resguardadas as condições de segurança que o momento exige. Portanto, é FUNDAMENTAL que todos façam sua parte:
a) Só frequentar o RU quem realmente precisa;
b) Higienizar as mãos antes de acessar o buffet;
c) Evitar conversar dentro do RU e deixar o local imediatamente ao término da refeição;
d) Em caso de tosse, cobrir a boca com o antebraço, nunca usando as mãos;
e) Sempre que puder, priorizar os primeiros horários para ir no RU devido ao menor número de usuários;
f) Se retirar a marmita, consumir os alimentos em até 20 minutos.
Com as medidas de restrição e acesso, garantindo a opção de quem puder/quiser retirar a marmita para fazer a refeição em casa, esperamos melhorar ainda mais as condições dos nossos RUs.
Importante destacar que, com essas medidas e, principalmente, com a parceria estabelecida com a empresa Norte Sul Refeições (responsável por todos RUs da UFPel), será possível mantermos o serviço de alimentação, a garantia de uma condição financeira mínima para a empresa se manter e, por consequência, a manutenção dos postos de trabalho de seus colaboradores (cozinheiros(as), auxiliares de cozinha, etc). Cabe destacar que a empresa Norte Sul assumiu a responsabilidade dos RUs do Anglo, Casa do Estudante e Campus Capão do Leão no final do ano passado, atravessando o período de férias com baixo movimento nos RUs e, no momento em que a UFPel retornava à normalidade (início das aulas), enfrenta esse período de baixa arrecadação.
Dentro das medidas necessárias para manutenção dos serviços, considerando os aspectos citados anteriormente, poderão também ser observados ajustes na incidência de insumos e composição do cardápio.
Se cada um fizer sua parte, cuidando-se e respeitando ao próximo, teremos sucesso frente a esse importante desafio.
Continuaremos analisando diariamente os serviços e, se necessário, outras ações serão implementadas. No momento em que são muitas as incertezas, queremos garantir a segurança alimentar aos nossos estudantes e a tranquilidade para a empresa e sua equipe trabalhar.
Contamos com o apoio de todas e todos, cada vez mais.
Todos os alunos que ESTÃO em ESTÁGIO, ou seja, deram início aos seus estágios até 13 de março E alunos que entrariam em estágio a partir de 16 de março entrem em contato com a secretaria do curso (email: gasecretaria.ufpel@gmail.com) informando:
– assunto do email: ESTÁGIO CURRICULAR;
– no corpo o texto informar: seu nome completo, número de matrícula, período de estágio, local de estágio, professor orientador, modalidade do estágio (obrigatório ou não obrigatório) e se continuam em atividades/execução do estágio no período de suspensão das atividades acadêmicas.
Observação: alunos que já concluíram estágio estão dispensados de prestar estas informações.
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